|
niveis de óleo motor e arrefecimento
|
|
24/06/2012, 12:40
|
|||
|
|||
|
niveis de óleo motor e arrefecimento
fala Horátio, olá para todos.
Eu acho que estou com uma questão séria e preocupante no meu Logan 2010/11 1.6 8V, por isso o texto é longo mas acho que estou especificando bem a coisa... O mesmo está com quase 17.000 Km e fará 2 anos agora em Julho, quando já agendei a segunda revisão. A primeira revisão chegou com apenas 7.500 Km, nÃvel de óleo 3/4 e nÃvel de arrefecimento praticamente ainda na marca máx. do reservatório. Nos últimos meses andei verificando o nÃvel de óleo do motor, estava sempre acima da marca máx. da vareta, coisa de uns 5mm e só não me preocupava pois lendo a respeito na internet isto podia ser considerado normal nesta condição, se fosse mais ainda além da marca é que poderia ser indÃcio de um problema no sistema. Eu uso pouco o carro como vocês devem ter percebido ( 17.000 Km em 2 anos ... ) sendo que metade disto foi em estrada; e na cidade aqui em Santos é tranquilo andar. Faço questão de anotar que não ligo para consumo urbano, pois nunca ando em baixa rotação ( abaixo de 2.000 RPM ) para atingir a ótima marca de 8Km/L de consumo urbano, pois sei que isto afetaria a qualidade da lubrificação do sistema com a questão do sistema não ter atingido a temperatura ideal de funcionamento; o consumo rodoviário para mim é o mais importante pois ali vejo a performance do veÃculo com carga em altas velocidade/rotação ( 120Km/h ; 3500 RPM ; 5 passageiros e porta-malas cheio ; ar-condicionado ligado ), nesta situação meu Logan atinge 14,7 Km/L na gasolina e 10,5 Km/L no etanol, desde quando comecei a aferir o consumo ( após fase de amaciamento conforme especifica o manual ). Levei a concessionária e o mecânico que me atendeu disse que isto é normal, afinal eu não notei consumo alterado, o carro parte perfeitamente ( já estou no 4° tanque consecutivo de Etanol com Pódium no tanquinho só para verificar a performance geral do carro e do sistema de partida a frio justamente neste frio que está fazendo em Santos ), não há fumaças branca, azul ou qualquer que seja saindo pelo escapamento nem fica pingando água, o carro não treme, não morre, a cor do óleo lubrificante parece estar normal, enfim parece estar tudo normal, e o mecânico me afirmou que posso rodar tranquilamente... Só que estou preocupado pelo que a pouco andei pesquisando, será que posso ter constatado algum problema inicial de vedação no motor, ou seja, o lÃquido de arrefecimento estar penetrando aos poucos e se misturando bem pouco com o óleo lubrificante, justificando não abaixar o nÃvel de óleo e ainda ter baixado o de arrefecimento a metade da indicação do reservatório ? Digo isso porque no manual de garantia e manutenção é feito o controle dos nÃveis ( incluindo o de arrefecimento ) em cada revisão de 10.000 Km, e substituição do mesmo só em 80.000 Km |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda