Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Óleo de Motor - Quando trocar, marca, quantidade.
14/09/2016, 14:55
Resposta: #1
Óleo de Motor - Quando trocar, marca, quantidade.
Boa tarde pessoal.

Tenho um Logan Exp. 2008 1.6 8v que está com quase 104 mil km rodados. Estou com ele desde que estava com 97 mil, há mais ou menos 1 ano e 3 meses, como podem ver eu ando pouco com ele, geralmente aos finais de semana ou quando está chovendo. Troquei o óleo há quase 7 meses, quando ele estava com 100 mil km. Estou com algumas dúvidas referentes à troca de óleo.

Qual óleo e marca vocês me indicam? Dei uma olhada no Havoline 10w40 escudo protetor. O que acham desse?

Qual a durabilidade desses óleos 10w40, ou seja, de quanto em quanto tempo trocar? Um rapaz da loja me disse que a troca se faz a cada 10 mil km ou de 12 meses, o que vier primeiro. Está correto isso?

E, por fim, qual a quantidade correta de óleo pra colocar? Uns falam 3,75 lts outros 4 lts. Qual o correto?

Desde já, muito obrigado.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
14/09/2016, 17:34 (Resposta editada pela última vez em: 14/09/2016 17:35 por neodarkman.)
Resposta: #2
RE: Óleo de Motor - Quando trocar, marca, quantidade.
Eu uso Total/ELF, Shell. Costumo colocar o suficiente para ficar entre a marca de min e a de máx na vareta. O que dá aproximadamente uns +/-3,30 litros já contando com o filtro. 4 litros é muito. O ideal é ficar entre as marcas de min e máx da vareta.
Troco a cada 10.000km ou 12 meses o que vier primeiro e mais, observo também a coloração e viscosidade do óleo, muitas vezes, por precaução já troquei com 7.000km por achar o óleo muito escuro e pouco viscoso... daí vai do teu uso com o carro: uso normal ou severo (pega muito trânsito, engarrafamentos, semáforos, roda muitos km/dia..). Sendo que se o uso for severo, é bom antecipar a troca... para não criar borra e não danificar o motor.
SEMPRE que trocar o óleo troque o filtro de óleo.

Linux User #156897
Só Deus salva...o homem faz backup.
Kubuntu 16.04 LTS
Notebook Core i7 8Gb.
15/09/2016, 10:11
Resposta: #3
Muito obrigado neodarkman. Vou fazer desse jeito que vc descreveu. Só mais uma pergunta, tem algum problema usar outro óleo que não seja o original da montadora, tipo o havoline que citei??? Obrigado.
15/09/2016, 17:38 (Resposta editada pela última vez em: 15/09/2016 17:40 por neodarkman.)
Resposta: #4
(15/09/2016 10:11)Rhaymison Pires Escreveu:  Muito obrigado neodarkman. Vou fazer desse jeito que vc descreveu. Só mais uma pergunta, tem algum problema usar outro óleo que não seja o original da montadora, tipo o havoline que citei??? Obrigado.
A princípio pode usar qualquer óleo desde que seja 10W40 API SL (ou superior) ACEA3....
MAS, sempre é bom usar marcas já consagradas.... e conhecidas, há muita porcaria por ai...

Shell, Total/ELF,.... Pentosin, MOTUL, etc.... sendo que estas últimas pe$am um pouco.
Havoline eu nunca usei, mas o Diego Velocímetros (youtube) usa e nunca falou mal.
AC Delco é muito bom, mas eu não mais achei nas especificações 10W40 SL....

Houve uma época que o Carrefour vendia óleo....mas na verdade quem fabricava era a Total.

Petrobras, muita gente usa... mas eu particularmente nunca usei.

Agora cuidado com uma marcas suspeitas.... e com falsificações.

O "original" Renault era o ELF fabricado pela Total... agora eles estão usando o Motrio (marca própria) mas é fabricado pela Ipiranga.

Linux User #156897
Kubuntu 16.04 LTS
Notebook Core i7 8Gb.
18/09/2016, 09:59
Resposta: #5
Bom dia !!! Pessoal tenho um Logan da empresa 2011/2011 está com 284.500 está otimo,nap baixa óleo coloco o Shell helix 10x40 SN ele é para 10.000 mas sempre troco com menos 8.000 ,e a embreagem ainda original carro maravilhoso,eu troquei a bomba dágua com 278000, ainda original já troquei outras peças da suspensão, amortecedores,rolamento de roda mas do motor em si só bomba dágua,e válvula termostática pneus já foram trocados os q estão nele já rodei 96000 ainda tem borracha antes de chegar no twi Goodyear assurance não tenho q reclamar deste carro ainda chego nos 300.000 abraços
18/09/2016, 10:35
Resposta: #6
(15/09/2016 17:38)neodarkman Escreveu:  A princípio pode usar qualquer óleo desde que seja 10W40 API SL (ou superior) ACEA3....
MAS, sempre é bom usar marcas já consagradas.... e conhecidas, há muita porcaria por ai...

Shell, Total/ELF,.... Pentosin, MOTUL, etc.... sendo que estas últimas pe$am um pouco.
Havoline eu nunca usei, mas o Diego Velocímetros (youtube) usa e nunca falou mal.
AC Delco é muito bom, mas eu não mais achei nas especificações 10W40 SL....

Houve uma época que o Carrefour vendia óleo....mas na verdade quem fabricava era a Total.

Petrobras, muita gente usa... mas eu particularmente nunca usei.

Agora cuidado com uma marcas suspeitas.... e com falsificações.

O "original" Renault era o ELF fabricado pela Total... agora eles estão usando o Motrio (marca própria) mas é fabricado pela Ipiranga.

Pois é, também acompanho o Diego Velocímetros e foi lá que ví ele colocando o Havoline 10w40 no Logan. Igualmente a vc eu também acredito que compensa pagar um pouco mais em um óleo de qualidade que possa preservar o motor do nosso carro. Não conhecia esses acea3, vou pesquisar um pouco. Obrigado mais uma vez amigo.
19/09/2016, 17:40
Resposta: #7
ACEA A3/B4 vem escrito no rótulo do óleo.

Linux User #156897
Kubuntu 16.04 LTS
Notebook Core i7 8Gb.
20/09/2016, 08:42
Resposta: #8
Venho usando Havoline SN 10w40 semi sintético.

Antes usava Ipiranga SM 10w40 sintético, só parei de usar por ter ficado mais caro, achava por R$ 19 agora tá na casa dos R$ 30; o Havoline encontro a R$ 20 e atende/supera a especificação do manual.
20/09/2016, 10:43
Resposta: #9
Até os 100 mil trocava na concessionária, usavam o ELF claro na última troca fui de Havoline 10w40 SN, foi o único 10w40 SN que vi inclusive. Mas o manual também diz que você pode usar 5w40 sintético, o que acham dele ?
22/09/2016, 09:50
Resposta: #10
Amigos, vou dar uma opinião de um humilde proprietário e fã de Renault desde 2006.

Óleo bom, é o óleo trocado no prazo certo e sempre acompanhado do filtro, e jamais misturar mineral com semi ou sintético. CUIDADO com frentistas de postos, nunca vá pelo papo de "o nível esta baixo"... claro, deu tempo de escorrer o óleo??? kkkk estes sempre empurram óleo, misturam sem saber o óleo que esta no motor... enfim... cuidado sempre.

Infelizmente muitos gastam fortuna em óleo, e pecam em não trocar sempre com o filtro e aí o óleo novo mistura com o óleo sujo do filtro e tudo foi para o ralo.

Caso troca-se o óleo e junto troca-se o filtro, tudo ok. O óleo respeitando ao API o que muda é marca.

Particularmente já vi gente que usar 5w30/5w40/10w40... eu já usei todos, inclusive o 15w40 Petrobras API SN semi sintético que é excelente por sinal.

A única coisa que não indico é usar óleo mineral 20w50, ou pior ainda usar óleo recuperado... nem mesmo aditivos no óleo, salve casos de desgaste prematuro do motor.

Cada um usa o que achar melhor, o melhor é trocar no prazo e quilometragem certa, o resto é frescura. O maior erro é: coloquei óleo para 10mil km de marca boa e deixar para trocar com os 10mil km ou mais... isso é um perigo, até porque devemos considerar o prazo em meses se este vencer primeiro e principalmente que nossos carros ficam parados em congestionamento e isso reduz tudo tanto em km como em meses. Vale tirarmos como lição a "cagada" da Fiat e VW com famosos problemas de borra nos Mareas e Gol 1.0 16v.

Lembrando o que ocorreu nestes casos, alegavam que era 10.000 km sob uso severo ou 20.000 km em condições ideais. Com a lubrificação prejudicada por intervalos de troca inadequados, foi apenas uma questão de tempo para que os motores começassem a ter problemas graves.

Voltando ao tópico, e tem os "espertos" que gastam em "óleos mega super modernos" que prometem que até com uma gota de óleo o carro pode rodar e depois na hora de comprar o filtro compram filtros lixos, ou pior não respeitam a capacidade do motor em óleo, usando menos ou mais do que deve... não sabem como está a sua bomba de óleo/pescador... bem, espero que todos aqui, estejam com o uso deste fórum respeitando isso, e cabe a nós ajudarmos os novos proprietários de Renault.

Marcas boas: ELF, Total, Petrobras, Mobil, Petronas, Texaco, Castrol...
API NO MÍNIMO: SL, SM, SN

Uma dica:

O primeiro número dos multiviscosos indica a viscosidade na partida com o motor frio (temperatura ambiente). Quanto mais baixo esse número, menor será o esforço do motor na hora de acioná-lo pela primeira vez no dia. Isso é particularmente importante em países onde a temperatura do ambiente fica abaixo de zero com freqüência. NO CASO DO BRASIL SÃO POUCAS AS CIDADES NO SUL DO PAÍS.

O óleo deve ser capaz de se manter fluido em baixas temperaturas (e principalmente não se solidificar), para garantir que o motor consiga girar corretamente na hora da partida. Na medida que o motor vai aquecendo, passará a valer a viscosidade indicada pelo segundo número. Esse, por sua vez, indica a viscosidade à temperatura operacional de 100ºC. Quanto maior esse número, maior é a viscosidade quando o óleo está em altas temperaturas.

O manual é genérico, mau traduzido, muitas vezes não sofrem adaptações para países como o Brasil. Não estou dizendo, esqueçam o manual, mas cuidado, o Logan que roda na neve precisa de cuidados diferente do Logan que roda no Brasil há temperaturas e umidades de deserto, próximo de 40 graus em cidades brasileiras.

Por isso encontrar a melhor combinação é o melhor.

...
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Trocar lanterna traseira Logan 14/15 Tarciano Aragao 12 8.447 28/05/2019 14:59
Última Resposta: Victor33
  Nível de Óleo do Motor elromao 7 8.866 08/05/2019 21:24
Última Resposta: mtsnh3
Triste LOGAN NÃO LIGA QUANDO ESQUENTA ICMOURA 13 5.114 15/04/2019 12:25
Última Resposta: RenatoCosta
  Barulho absurdo quando há marcha engatada LameiraLima 0 157 12/04/2019 14:38
Última Resposta: LameiraLima
Exclamação Efetuar a manutenção ou trocar o carro ? Murilo Agottani 2 493 28/01/2019 12:42
Última Resposta: Murilo Agottani
  Qual melhor marca de Kit de Embreagem? Tarcísio Lopes 21 33.681 25/11/2018 00:34
Última Resposta: elielton pereira quini
  troca de motor ou retifica? motor molhando velas gu_villela 2 808 24/11/2018 07:46
Última Resposta: Felipe Maciel Reis
  Especificação oleo do motor. soak78 13 22.360 19/10/2018 17:47
Última Resposta: Storm25
  LOGAN ZERO - ÓLEO DO MOTOR SUMIU JNORA 34 22.270 20/08/2018 11:41
Última Resposta: Storm25
  Trocar lanterna traseira Logan 2007 talestomaz 2 1.471 08/08/2018 22:19
Última Resposta: ricardoelx9308

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes