Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
partida a frio
28/08/2013, 09:27
Resposta: #1
partida a frio
é galera, a saga da partida a frio continua rendendo pro meu lado..
descobri lendo no forum renaultclube que a eletro-bomba da partida a frio só entra mesmo quando você vira a chave pela segunda vez !

Conferir isto nesses dias bem cedo já que ainda estou com Etanol no tanque ( e na maravilha de +- 10 graus celsius ) e é isso mesmo, o esquema é o seguinte: virar a chave pela primeira vez ( sem dar a partida e aguardar apagar as luzes e aí desligar a chave ); logo em seguida virar a chave pela segunda vez, é quando você vai escutar o barulho da eletro-bomba da partida a frio funcionar cerca de 2 segundos, já dê a partida junto, não precisa esperar as luzinhas se apagarem pois a bomba de combustível já entrou pressurizando o sistema na primeira vez que se virou a chave.
Conferi isso até mesmo com meu multímetro medindo os 12V no conector da eletro-bomba, só havia esta tensão a partir da segunda vez que se vira a chave, isto claro dentro de um breve tempo pois se você esperar muito pra virar a chave na segunda vez esta sequência é "resetada" obviamente.

Conferi a caixa de relés ao lado da bateria ( relés e fusíveis, fiação.. aparentemente está tudo em ordem ).
Ainda por fim executei este mesmo procedimento com o motor quente, e a eletro-bomba não entrou, mostrando que o sensor de temperatura está funcionando aparentemente..

A razão disto ?
Desconfio que seja pela economia do tanquinho ! Isso mesmo, uma liberdade que você tem de não utilizar a gasolina do tanquinho quando você não quiser, assim já batendo a chave na primeira vez.
Por exemplo se o nível estiver muito baixo, pois pelos testes que fiz ( várias vezes sem dar partida, com isso até cheguei a afogar o motor, nada que meia-hora depois conseguisse dar a partida sem problemas, sem precisar enxugar velas nem nada.. ) é injetado uma quantidade boa de gasolina hein.. já deu pra perceber o nível baixar.
Com isso você tem a opção de esperar por um posto com Pódium confiável pra completar o tanquinho, sei lá..

Já solicitei uma resposta da Renault, e ainda estou no aguardo.

Isto ainda era novidade pra mim...ou então não sei se sabia disso e havia esquecido sei lá, de vez em quando escutava esse zumbido na segunda tentativa de partida quando o tempo estava bem gelado mesmo.. era na segunda tentativa desde que eu não demorasse tanto ( a sequência como foi dito acima ).

Sei que isto deveria estar informado devidamente no manual evitando que a gasolina que veio de fábrica tivesse estragado na primeira vez que reclamei na Css.

Então aquele probleminha do carro tremer na primeira partida do dia ( ascendendo até a luzinha do Catalisador ), quando bem frio mesmo e Etanol no tanque, acabou.. o carro parte muito bem quando faço nessa sequência, utilizando o tanquinho.

Lembrando que o meu Logan é 1.6 8V 2010/2011 com software atualizado na primeira vez que levei na Css reclamando da partida no frio, ainda em 2010, quando a partir daí a ECU acelera mais na partida dependendo do frio ( pra enriquecer mais a mistura e ajudar na fase de aquecimento do motor, uma estratégia normal pelo que tenho lido ).

E aí, alguém aí com Etanol e com o tanquinho "em dia" pra fazer este teste ? Isto acontece com vocês ?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
28/08/2013, 23:27
Resposta: #2
RE: partida a frio
Sobre o lance de virada de chave na partida do carro, praticamente todos os carros mais novos são assim.

tem que aguardar o apagar das luzes do painel antes de fazer a última virada, é justamente para aguardar que a central eletronica leia os parametros do carro, reconheça o combustível, etc.

E também é normal em dias frios, o carro ligar, e o giro subir rapidamente e voltar.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
28/08/2013, 23:38
Resposta: #3
ola Robson, no meu nao acontece da forma que vc mencionou. Ou aciona o tanquinho na 1a. vez que giro a chave e o motor ja pega, ou o motor ja pega sem acionar o tanquinho. Nunca ocorreu de acionar o tanquinho na 2a. "chaveada". E olha que utilizo somente alcool. Deve ser alguma diferenca de firmware da UCE.

Logan Expression Hi-Flex 1.0 16v 2011/2012 Cinza Acier Completo
29/08/2013, 06:06
Resposta: #4
No meu 1.0 Expression 2012/2011, pelo o que me lembro, era igual ao relatado pelo logan2012.

Administrador/Fundador do Logan Clube do Brasil
Visite nosso Twitter!

Garagem
Sandero Stepway Zen 1.6 16v 2023

Garagens Antigas
Logan Authentique 2011 1.0 16v Vermelho
Suzuki EN 125 Yes 2007/2008 Prata
Palio EX 2001/2002 1.0 8v Fire Cinza
Logan Expression Up 2011 1.0 16v Preto
Fiesta Hatch Rocam 1.6 8v 2013
Logan Expression 2010/2011 1.0 16v Prata
29/08/2013, 07:54
Resposta: #5
pois é, eu acho que é alguma opção de configuração de partida a frio que no meu ( e no de alguns ) foi deixado assim, porque se fosse normal isto teria que constar no manual este procedimento e até explicado na hora da entrega quando o consultor te apresenta o carro, lhe pergunta se já o conhece ou os demais da marca, explica os comandos básicos etc..

então provavelmente sou um dos infelizes que foi "premiado" com essa configuração de partida a frio, sendo que voltei a Css duas vezes pra reclamar da partida a frio, e lá me diziam que a mesma estava funcionando, isto porque na segunda vez solicitei a retirada de gasolina estragada do tanquinho... não poderiam ter me explicado o procedimento de bater a chave só na segunda vez ?

É.. agora já passou os 3 anos da garantia..
29/08/2013, 13:05
Resposta: #6
Gente, no vidro dianteiro do carro há um adesivo no alto, do lado esquerdo, informando que no caso de carro abastecido com álcool, é necessário se manter a chave pressionada na ignição por um pouco mais de tempo. Será que vocês não estão soltando rápido demais, o que faz ser necessária uma segunda partida?

Meu carro atual: Renault Logan Privilège 1.6 8v 2008/2009* Meus carros anteriores: Chevrolet Monza GLS 2.0 EFi 1995/1995*Fiat Palio ELX 1.0 16v Fire 2001/2001*Asia Towner SDX 0.8 1997/1997*VW Gol GL 1.8 1991/1991*Alfa-Romeo 2300 1976/1977<br />Flanelinha bom, é flanelinha morto!
29/08/2013, 14:00
Resposta: #7
bom, se esse fosse o caso eu ouviria o zumbido da eletro-bomba já na primeira virada da chave, e não é o que acontece, e pra confirmar até cheguei a medir o comando com meu multímetro, não tem erro... e também conforme postei eu espero apagar as luzinhas.
29/08/2013, 18:51
Resposta: #8
Se no seu ano/modelo do Logan tivesse isso, com certeza deveria vir descrito no manual do proprietario, pois ninguem vai adivinhar que apenas na 2a.chaveada que aciona o tanquinho no frio. Senao haveriam milhares de proprietarios trocando bateria antes do tempo ! Sera que um bom auto-eletrico nao poderia diagnosticar pra vc se esta correto ?

Logan Expression Hi-Flex 1.0 16v 2011/2012 Cinza Acier Completo
29/08/2013, 20:23
Resposta: #9
Essa informação está no manual do proprietário, no meu manual de 2011, está na página 52 o capitulo
CHAVE DE IGNAÇÃO

(29/08/2013 13:05)Mr. Car Escreveu:  Gente, no vidro dianteiro do carro há um adesivo no alto, do lado esquerdo, informando que no caso de carro abastecido com álcool, é necessário se manter a chave pressionada na ignição por um pouco mais de tempo. Será que vocês não estão soltando rápido demais, o que faz ser necessária uma segunda partida?
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
30/08/2013, 10:21
Resposta: #10
seria página 53...
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Luz de injeção e Partida Frio ascendendo de uma Vez Guilherme031 0 1.910 24/11/2023 00:08
Última Resposta: Guilherme031
  Partida longa Logan 1.0 16v 2008 Alexandre Holtz 1 2.782 22/09/2023 19:39
Última Resposta: Alonso58
  sandero 1- partida com dificuldade depois normaliza capistra 0 1.929 10/07/2023 18:48
Última Resposta: capistra
  Partida do Motor Luiz Carlos Freitas Pinheiro 0 1.968 19/05/2023 21:07
Última Resposta: Luiz Carlos Freitas Pinheiro
  Logan 1.6 8v - Não pega na 1ª partida Dayvison 0 2.078 23/02/2023 11:21
Última Resposta: Dayvison
  Carro não acende painel e não dá partida PhillipeCasa 0 5.727 21/08/2021 16:49
Última Resposta: PhillipeCasa
  Sumindo Muita Gasolina Do partida a FRio Wadson Faria 3 12.589 06/03/2021 12:58
Última Resposta: Rodrigo Bobert
  Carro da partida mas não liga. Gabriel Dias 3 10.955 25/12/2020 17:45
Última Resposta: ricardoelx9308
  PARTIDA A FRIO EM DIA FRIO NO ALCOOL SOFRIDA K7M personaltubao 2 4.763 16/05/2020 20:40
Última Resposta: personaltubao
  Logan 2009 partida Felipe Bezerra De Oliveira 1 4.073 16/05/2020 16:04
Última Resposta: gleitonso

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes