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MOTOR LOGAN 2014/15 1.6 8V AQUECENDO
19/01/2019, 18:53 (Resposta editada pela última vez em: 19/01/2019 19:00 por Lucas André Lima.)
Resposta: #1
Exclamação MOTOR LOGAN 2014/15 1.6 8V AQUECENDO
BOA TARDE A TODOS!

ME CHAMO LUCAS, SOU DE BELÉM - PA, E TENHO UM RENAULT LOGAN DYNAMIQUE 2014/2015 , 1.6 8V , MANUAL, COM APROXIMADAMENTE 80 MIL KM RODADOS.

ESTOU COM UM PROBLEMA DE AQUECIMENTO NO CARRO QUE TEM TIRADO MINHAS NOITES DE SONO.

A CERCA DE 3 MESES, COMECEI A PERCEBER QUE O AR CONDICIONADO DO CARRO PARAVA, ENTÃO COMECEI A DESCONFIAR DE UM MAL FUNCIONAMENTO NO AR CONDICIONADO. LEVEI EM UMA OFICINA ESPECIALIZADA EM AR CONDICIONADO, E VERIFICARAM QUE TODO O SISTEMA ESTAVA OK, E ENTÃO ME INFORMARAM QUE NESTE CASO, PARA HAVER O CORTE DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO, SERIA DEVIDO AO MOTOR ESTAR SUPERAQUECENDO.

POIS BEM, DE LÁ PRA CÁ, JÁ SUBSTITUI TODO O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO CARRO, INCLUSIVE RADIADOR, RESERVATORIO DE LÍQUIDO E TAMPA DO RESERVATÓRIO.

NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA, 14/01/2019, ESTIVE EM UMA ASSISTÊNCIA RENAULT, ONDE FOI IDENTIFICADO QUE O PROBLEMA PODERIA SER NO CABEÇOTE E NA JUNTA DO CABEÇOTE, ENTÃO, NA TERÇA-FEIRA FUI PARA UMA OFICINA DE RETIFICA PARA PODER CONTINUAR COM A INVESTIGAÇÃO E PODER TENTAR SANAR O PROBLEMA.

NA TERÇA-FEIRA DESMONTARAM TODO O MOTOR PARA RETIRAR O CABECOTE,
NA QUARTA-FEIRA ELE FOI RETIFICADO, ESMERILADO/PLANADO E SUBSTITUIDO A JUNTA DO CABEÇOTE,
NA QUINTA-FEIRA O MOTOR FOI REMONTADO, PORÉM, COM 30 MINUTOS DE TESTES O POBLEMA VOLTOU A APARECER,
NA SEXTA-FEIRA, A RETIFICA CONDENOU O CABEÇOTE, E FUI EM BUSCA DE UM CABEÇOTE NOVO, E COM DIFICULDADE, ENCONTREI, FOI FEITA NOVA TROCA DA JUNTA DO CABEÇOTE E MONTADO NOVAMENTE NA MANHÃ DE HOJE, SABADO, E ADVINHEM: O PROBLEMA CONTINUA.

PASSAMOS A INVESTIGAR O SISTEMA DE CIRCULAÇÃO DE ÁGUA, TUBOS, MANGUEIRAS, MANGOTES E AFINS, E ENTÃO DESCOBRIMOS QUE A ÁGUA NÃO ERA CIRCULANDO NO SISTEMA.

LEMBRANDO QUE MEU CARRO É UM RENAULT LOGAN DYNAMIQUE 1.6 8V 2014/2015 MANUAL, COM QUASE 80 MIL KM RODADOS.

FOMOS VERIFICAR A BOMBA D'AGUA PARA VER SE A PEÇA, QE ERA NOVA, ESTAVA COM ALGUM PROBLEMA, ENTRETANTO, ELA ESTA NORMAL.

PORÉM, ALGO QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO FOI O FATO DE O MOTOR SER 1.6 8V, MAS A BOMBA D'AGUA É DO 1.6 16V. NÃO SEI SE ISSO ACARRETARIA EM ALGUM PROBLEMA NA CIRCULAÇÃO DE ÁGUA, MAS DE UMA COISA TEMOS CERTEZA, ONDE ERA PRA PASSAR ÁGUA, SOMENTE ESTA PASSANDO UM VAPOR QUENTE E APENAS UM POUQUINHO DE ÁGUA.

ESTIVE NA CONCESSIONARIA RENAULT AQUI EM BELÉM, CONVERSEI COM MECANICOS QUE FALARAM QUE NUNCA VIRAM ESTE TIPO DE SITUAÇÃO.

ENTÃO, VENHO AQUI RECORRER A VOCÊS, PARA SABER: O QUE FAZER? ONDE OLHAR? O QUE PROCURAR? POIS NÃO VEJO MAS SAÍDA E NEM SEI MAS O QUE FAZER E NEM ONDE OLHAR.

JÁ COGITARAM ATÉ DE SER ALGUM PROBLEMA NO BLOCO, PORÉM QUANDO O MOTOR ESTÁ FRIO, A ÁGUA CIRCULA, E A MEDIDA QUE A TEMPERATURA DO MOTOR VAI AUMENTANDO, ELA PARA DE CIRCULAR.

EXISTEM DUAS MANGUEIRAS DE ÁGUA, UMA DE ENTRADA E OUTRA DE RETORNO, A DE ENTRADA AQUECE NORMALMENTE, NA VERDADE ELA ATÉ SUPERAQUECE, MAS A DE RETORNO SE MANTÉM FRIA ENQUANTO ISSO. A VÁLVULA TERMOSTÁTICA FOI ELIMIDA PARA VER SE HAVERIA UMA CIRCULAÇÃO MAIOR DE ÁGUA, O QUE NÃO HOUVE.

LEMBRANDO QUE PELA MANGUEIRA DE RETORNO DO RESERVATÓRIO, ALÉM DE POUCA ÁGUA, TAMBÉM RETORNA AR, E SE A TAMPA ESTIVER FECHADA, A PRESSÃO AUMENTA, O NÍVEL DE ÁGUA SOBE ATÉ SAIR ÁGUA PELA TAMPA DO RESERVATÓRIO QUE JÁ FOI TROCADA 3 VEZES SOMENTE ESSA SEMANA DURANTE OS TESTES.

PRECISO DE UMA LUZ! ESPERO QUE POSSAM ME AJUDAR POIS NÃO SEI MAS O QUE FAZER.
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29/01/2019, 15:17
Resposta: #2
RE: MOTOR LOGAN 2014/15 1.6 8V AQUECENDO
Olá Lucas! Se não está saindo água pelo retorno do reservatório, nem sem a válvula termostática significa que seu sistema está entupido. Porque a água tem que circular em todo bloco para haver a troca de calor, por isso seu motor está superaquecendo, a água não está circulando. Procure um bom mecânico para verificar onde está o entupimento, pode ser que o entupimento seja em alguma mangueira também. O seu sistema de arrefecimento já foi limpo alguma vez? Deve-se levar isto em consideração também.

______________________________________________________________________
Veiculo Atual 2019: Logan Privilege 1.6 16v Preto ano 2008 Sorrisão
Veiculo anterior: Uno Mile Fire 4 portas 2002
Ibirité - MG
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30/01/2019, 09:57
Resposta: #3
RE: MOTOR LOGAN 2014/15 1.6 8V AQUECENDO
(19/01/2019 18:53)Lucas André Lima Escreveu:  BOA TARDE A TODOS!

ME CHAMO LUCAS, SOU DE BELÉM - PA, E TENHO UM RENAULT LOGAN DYNAMIQUE 2014/2015 , 1.6 8V , MANUAL, COM APROXIMADAMENTE 80 MIL KM RODADOS.

ESTOU COM UM PROBLEMA DE AQUECIMENTO NO CARRO QUE TEM TIRADO MINHAS NOITES DE SONO.

A CERCA DE 3 MESES, COMECEI A PERCEBER QUE O AR CONDICIONADO DO CARRO PARAVA, ENTÃO COMECEI A DESCONFIAR DE UM MAL FUNCIONAMENTO NO AR CONDICIONADO. LEVEI EM UMA OFICINA ESPECIALIZADA EM AR CONDICIONADO, E VERIFICARAM QUE TODO O SISTEMA ESTAVA OK, E ENTÃO ME INFORMARAM QUE NESTE CASO, PARA HAVER O CORTE DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO, SERIA DEVIDO AO MOTOR ESTAR SUPERAQUECENDO.

POIS BEM, DE LÁ PRA CÁ, JÁ SUBSTITUI TODO O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO CARRO, INCLUSIVE RADIADOR, RESERVATORIO DE LÍQUIDO E TAMPA DO RESERVATÓRIO.

NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA, 14/01/2019, ESTIVE EM UMA ASSISTÊNCIA RENAULT, ONDE FOI IDENTIFICADO QUE O PROBLEMA PODERIA SER NO CABEÇOTE E NA JUNTA DO CABEÇOTE, ENTÃO, NA TERÇA-FEIRA FUI PARA UMA OFICINA DE RETIFICA PARA PODER CONTINUAR COM A INVESTIGAÇÃO E PODER TENTAR SANAR O PROBLEMA.

NA TERÇA-FEIRA DESMONTARAM TODO O MOTOR PARA RETIRAR O CABECOTE,
NA QUARTA-FEIRA ELE FOI RETIFICADO, ESMERILADO/PLANADO E SUBSTITUIDO A JUNTA DO CABEÇOTE,
NA QUINTA-FEIRA O MOTOR FOI REMONTADO, PORÉM, COM 30 MINUTOS DE TESTES O POBLEMA VOLTOU A APARECER,
NA SEXTA-FEIRA, A RETIFICA CONDENOU O CABEÇOTE, E FUI EM BUSCA DE UM CABEÇOTE NOVO, E COM DIFICULDADE, ENCONTREI, FOI FEITA NOVA TROCA DA JUNTA DO CABEÇOTE E MONTADO NOVAMENTE NA MANHÃ DE HOJE, SABADO, E ADVINHEM: O PROBLEMA CONTINUA.

PASSAMOS A INVESTIGAR O SISTEMA DE CIRCULAÇÃO DE ÁGUA, TUBOS, MANGUEIRAS, MANGOTES E AFINS, E ENTÃO DESCOBRIMOS QUE A ÁGUA NÃO ERA CIRCULANDO NO SISTEMA.

LEMBRANDO QUE MEU CARRO É UM RENAULT LOGAN DYNAMIQUE 1.6 8V 2014/2015 MANUAL, COM QUASE 80 MIL KM RODADOS.

FOMOS VERIFICAR A BOMBA D'AGUA PARA VER SE A PEÇA, QE ERA NOVA, ESTAVA COM ALGUM PROBLEMA, ENTRETANTO, ELA ESTA NORMAL.

PORÉM, ALGO QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO FOI O FATO DE O MOTOR SER 1.6 8V, MAS A BOMBA D'AGUA É DO 1.6 16V. NÃO SEI SE ISSO ACARRETARIA EM ALGUM PROBLEMA NA CIRCULAÇÃO DE ÁGUA, MAS DE UMA COISA TEMOS CERTEZA, ONDE ERA PRA PASSAR ÁGUA, SOMENTE ESTA PASSANDO UM VAPOR QUENTE E APENAS UM POUQUINHO DE ÁGUA.

ESTIVE NA CONCESSIONARIA RENAULT AQUI EM BELÉM, CONVERSEI COM MECANICOS QUE FALARAM QUE NUNCA VIRAM ESTE TIPO DE SITUAÇÃO.

ENTÃO, VENHO AQUI RECORRER A VOCÊS, PARA SABER: O QUE FAZER? ONDE OLHAR? O QUE PROCURAR? POIS NÃO VEJO MAS SAÍDA E NEM SEI MAS O QUE FAZER E NEM ONDE OLHAR.

JÁ COGITARAM ATÉ DE SER ALGUM PROBLEMA NO BLOCO, PORÉM QUANDO O MOTOR ESTÁ FRIO, A ÁGUA CIRCULA, E A MEDIDA QUE A TEMPERATURA DO MOTOR VAI AUMENTANDO, ELA PARA DE CIRCULAR.

EXISTEM DUAS MANGUEIRAS DE ÁGUA, UMA DE ENTRADA E OUTRA DE RETORNO, A DE ENTRADA AQUECE NORMALMENTE, NA VERDADE ELA ATÉ SUPERAQUECE, MAS A DE RETORNO SE MANTÉM FRIA ENQUANTO ISSO. A VÁLVULA TERMOSTÁTICA FOI ELIMIDA PARA VER SE HAVERIA UMA CIRCULAÇÃO MAIOR DE ÁGUA, O QUE NÃO HOUVE.

LEMBRANDO QUE PELA MANGUEIRA DE RETORNO DO RESERVATÓRIO, ALÉM DE POUCA ÁGUA, TAMBÉM RETORNA AR, E SE A TAMPA ESTIVER FECHADA, A PRESSÃO AUMENTA, O NÍVEL DE ÁGUA SOBE ATÉ SAIR ÁGUA PELA TAMPA DO RESERVATÓRIO QUE JÁ FOI TROCADA 3 VEZES SOMENTE ESSA SEMANA DURANTE OS TESTES.

PRECISO DE UMA LUZ! ESPERO QUE POSSAM ME AJUDAR POIS NÃO SEI MAS O QUE FAZER.
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Bom dia!!Acho que você gastou dinheiro atoa.Seu carro deve ser problema de aterramento,tem que reforçar o cabo massa,colocar um cabo mais grosso.No logan aqui de casa o mecânico trocou o sensor de temperatura atoa,sendo que o problema do superaquecimento do carro era o cabo massa.O cabo que vem no logan parece que foi mal dimensionado,e com isso o carro fica esquentando.Espero ter ajudado.Abraços
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31/01/2019, 13:12
Resposta: #4
RE: MOTOR LOGAN 2014/15 1.6 8V AQUECENDO
(30/01/2019 09:57)Felipe Maciel Reis Escreveu:  Bom dia!!Acho que você gastou dinheiro atoa.Seu carro deve ser problema de aterramento,tem que reforçar o cabo massa,colocar um cabo mais grosso.No logan aqui de casa o mecânico trocou o sensor de temperatura atoa,sendo que o problema do superaquecimento do carro era o cabo massa.O cabo que vem no logan parece que foi mal dimensionado,e com isso o carro fica esquentando.Espero ter ajudado.Abraços


Saberia dizer qual troca é essa que você efetuou?
Do cabo de 16.00mm² original para 25.00mm² Seria isso?
Qual a relação entre o aterramento do bloco/transmissão(acredito eu) com a temperatura do mesmo?
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31/01/2019, 14:03
Resposta: #5
RE: MOTOR LOGAN 2014/15 1.6 8V AQUECENDO
(31/01/2019 13:12)enioii Escreveu:  Saberia dizer qual troca é essa que você efetuou?
Do cabo de 16.00mm² original para 25.00mm² Seria isso?
Qual a relação entre o aterramento do bloco/transmissão(acredito eu) com a temperatura do mesmo?

Não sei te dizer quando que efetuei a troca,depois tiro uma foto do cabo na bateria e te mostro,a espessura também não sei.
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15/01/2021, 12:01
Resposta: #6
RE: MOTOR LOGAN 2014/15 1.6 8V AQUECENDO
(19/01/2019 18:53)Lucas André Lima Escreveu:  BOA TARDE A TODOS!

ME CHAMO LUCAS, SOU DE BELÉM - PA, E TENHO UM RENAULT LOGAN DYNAMIQUE 2014/2015 , 1.6 8V , MANUAL, COM APROXIMADAMENTE 80 MIL KM RODADOS.

ESTOU COM UM PROBLEMA DE AQUECIMENTO NO CARRO QUE TEM TIRADO MINHAS NOITES DE SONO.

A CERCA DE 3 MESES, COMECEI A PERCEBER QUE O AR CONDICIONADO DO CARRO PARAVA, ENTÃO COMECEI A DESCONFIAR DE UM MAL FUNCIONAMENTO NO AR CONDICIONADO. LEVEI EM UMA OFICINA ESPECIALIZADA EM AR CONDICIONADO, E VERIFICARAM QUE TODO O SISTEMA ESTAVA OK, E ENTÃO ME INFORMARAM QUE NESTE CASO, PARA HAVER O CORTE DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO, SERIA DEVIDO AO MOTOR ESTAR SUPERAQUECENDO.

POIS BEM, DE LÁ PRA CÁ, JÁ SUBSTITUI TODO O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO CARRO, INCLUSIVE RADIADOR, RESERVATORIO DE LÍQUIDO E TAMPA DO RESERVATÓRIO.

NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA, 14/01/2019, ESTIVE EM UMA ASSISTÊNCIA RENAULT, ONDE FOI IDENTIFICADO QUE O PROBLEMA PODERIA SER NO CABEÇOTE E NA JUNTA DO CABEÇOTE, ENTÃO, NA TERÇA-FEIRA FUI PARA UMA OFICINA DE RETIFICA PARA PODER CONTINUAR COM A INVESTIGAÇÃO E PODER TENTAR SANAR O PROBLEMA.

NA TERÇA-FEIRA DESMONTARAM TODO O MOTOR PARA RETIRAR O CABECOTE,
NA QUARTA-FEIRA ELE FOI RETIFICADO, ESMERILADO/PLANADO E SUBSTITUIDO A JUNTA DO CABEÇOTE,
NA QUINTA-FEIRA O MOTOR FOI REMONTADO, PORÉM, COM 30 MINUTOS DE TESTES O POBLEMA VOLTOU A APARECER,
NA SEXTA-FEIRA, A RETIFICA CONDENOU O CABEÇOTE, E FUI EM BUSCA DE UM CABEÇOTE NOVO, E COM DIFICULDADE, ENCONTREI, FOI FEITA NOVA TROCA DA JUNTA DO CABEÇOTE E MONTADO NOVAMENTE NA MANHÃ DE HOJE, SABADO, E ADVINHEM: O PROBLEMA CONTINUA.

PASSAMOS A INVESTIGAR O SISTEMA DE CIRCULAÇÃO DE ÁGUA, TUBOS, MANGUEIRAS, MANGOTES E AFINS, E ENTÃO DESCOBRIMOS QUE A ÁGUA NÃO ERA CIRCULANDO NO SISTEMA.

LEMBRANDO QUE MEU CARRO É UM RENAULT LOGAN DYNAMIQUE 1.6 8V 2014/2015 MANUAL, COM QUASE 80 MIL KM RODADOS.

FOMOS VERIFICAR A BOMBA D'AGUA PARA VER SE A PEÇA, QE ERA NOVA, ESTAVA COM ALGUM PROBLEMA, ENTRETANTO, ELA ESTA NORMAL.

PORÉM, ALGO QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO FOI O FATO DE O MOTOR SER 1.6 8V, MAS A BOMBA D'AGUA É DO 1.6 16V. NÃO SEI SE ISSO ACARRETARIA EM ALGUM PROBLEMA NA CIRCULAÇÃO DE ÁGUA, MAS DE UMA COISA TEMOS CERTEZA, ONDE ERA PRA PASSAR ÁGUA, SOMENTE ESTA PASSANDO UM VAPOR QUENTE E APENAS UM POUQUINHO DE ÁGUA.

ESTIVE NA CONCESSIONARIA RENAULT AQUI EM BELÉM, CONVERSEI COM MECANICOS QUE FALARAM QUE NUNCA VIRAM ESTE TIPO DE SITUAÇÃO.

ENTÃO, VENHO AQUI RECORRER A VOCÊS, PARA SABER: O QUE FAZER? ONDE OLHAR? O QUE PROCURAR? POIS NÃO VEJO MAS SAÍDA E NEM SEI MAS O QUE FAZER E NEM ONDE OLHAR.

JÁ COGITARAM ATÉ DE SER ALGUM PROBLEMA NO BLOCO, PORÉM QUANDO O MOTOR ESTÁ FRIO, A ÁGUA CIRCULA, E A MEDIDA QUE A TEMPERATURA DO MOTOR VAI AUMENTANDO, ELA PARA DE CIRCULAR.

EXISTEM DUAS MANGUEIRAS DE ÁGUA, UMA DE ENTRADA E OUTRA DE RETORNO, A DE ENTRADA AQUECE NORMALMENTE, NA VERDADE ELA ATÉ SUPERAQUECE, MAS A DE RETORNO SE MANTÉM FRIA ENQUANTO ISSO. A VÁLVULA TERMOSTÁTICA FOI ELIMIDA PARA VER SE HAVERIA UMA CIRCULAÇÃO MAIOR DE ÁGUA, O QUE NÃO HOUVE.

LEMBRANDO QUE PELA MANGUEIRA DE RETORNO DO RESERVATÓRIO, ALÉM DE POUCA ÁGUA, TAMBÉM RETORNA AR, E SE A TAMPA ESTIVER FECHADA, A PRESSÃO AUMENTA, O NÍVEL DE ÁGUA SOBE ATÉ SAIR ÁGUA PELA TAMPA DO RESERVATÓRIO QUE JÁ FOI TROCADA 3 VEZES SOMENTE ESSA SEMANA DURANTE OS TESTES.

PRECISO DE UMA LUZ! ESPERO QUE POSSAM ME AJUDAR POIS NÃO SEI MAS O QUE FAZER.
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Lucas André vc conseguiu resolver seu problema? estou passando por situação exatamente igual a sua com meu logan 1.6 8v

já troquei tudo e a agua não circula... funciona bem em baixa temperatura mais quando aquece ocorre esse problema

não sei mais oq fazer
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16/12/2022, 09:32
Resposta: #7
RE: MOTOR LOGAN 2014/15 1.6 8V AQUECENDO
bom dia , se alguém resolveu o problema , pode me manda uma mensagem no *******, 21968748314 não sei mais o que fazer
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06/04/2023, 11:39
Resposta: #8
RE: MOTOR LOGAN 2014/15 1.6 8V AQUECENDO
(16/12/2022 09:32)pedrocarrica Escreveu:  bom dia , se alguém resolveu o problema , pode me manda uma mensagem no *******, 21968748314 não sei mais o que fazer

Desculpe a pergunta, foi verificado se a ventoinha está armando? No meu acontecia isso, aquecia quando parado no trânsito e troquei eu mesmo o dispositivo que arma a ventoinha. É uma caixinha que fica em cima, próxima ao radiador.
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