|
funcionamento da ventilação / ar-condicionado
|
|
18/09/2012, 05:57
|
|||
|
|||
|
funcionamento da ventilação / ar-condicionado
pessoal, não sei se estou louco, mas repararam se a ventilação / ar-condicionado desliga e religa em baixa rotação ( exatamente quando cai a 1000 RPM acontece essa oscilada ) se estiver em terceira marcha ???
Isso se dá quando tiro o pé do acelerador quando percebo o semáforo fechando ( freio-motor ) e uma redução para segunda marcha não é adequado na maioria dessas situações dependendo da distância e trânsito... Quando antes disto ( de cair a 1000 RPM ) se boto em ponto-morto ou consigo reduzir a segunda marcha adequadamente sem trancos não acontece essa oscilada no ar... mas desperdiça energia do motor uma redução assim ou botar em ponto-morto acima de 1000 RPM concordam ? E aÃ, isto é algum tipo de estratégia da ECU ??? Acontece com vocês também ? Não é nada benéfico para o sistema de acoplamento / compressor isto num trânsito de anda-e-para... |
|||
|
18/09/2012, 07:55
|
|||
|
|||
|
Re:funcionamento da ventilação / ar-condicionado
Olha, acredito que deva ser assim também para outros veÃculos, na minha opinião abaixo de 1000 rpm nem vale a pena usar freio motor.
Administrador/Fundador do Logan Clube do Brasil Visite nosso Twitter! Garagem Sandero Stepway Zen 1.6 16v 2023 Garagens Antigas Logan Authentique 2011 1.0 16v Vermelho Suzuki EN 125 Yes 2007/2008 Prata Palio EX 2001/2002 1.0 8v Fire Cinza Logan Expression Up 2011 1.0 16v Preto Fiesta Hatch Rocam 1.6 8v 2013 Logan Expression 2010/2011 1.0 16v Prata |
|||
|
22/09/2012, 06:55
|
|||
|
|||
|
RE: funcionamento da ventilação / ar-condicionado
Seria isso somente uma estratégia ( da terceira marcha pra cima ) pra garantir torque/potência nessa situação em baixa carga sendo aplicada no motor ? Ao meu ver isto poderia ser aplicado em subidas, por segurança, mas nessa situação você deixar a RPM cair pra 1000 é um risco sério, agora no plano não, mas claro quem conduz é você o carro não sabe se está em subida ou no plano, na subida a tendência clara é você reduzir para a RPM aumentar garantindo o torque nessa situação...
Mas então porque o ar ser desligado por 1 segundo ( é uma oscilação mesmo ) ? Em 1000 RPM acho que vale a pena manter engatado sim Horatio, pois o carro já consegue te levar sozinho em 600 RPM no plano sem pisar no acelerador, ou seja você desperdiça mais energia dos freios e do motor ( energia do combustÃvel não aproveitada ) no trânsito se já pisar no freio ainda em 1000 RPM ou colocar em ponto-morto nessa faixa devido a velocidade que o carro vai estar, a não ser claro da distância que você tem para frenar... Ou seja, não tem jeito, o ar sempre dá essa oscilada no trânsito, não é brincadeira não, é a todo momento quando vou parar num semáforo ou por um carro mais lerdo a frente por exemplo, nessa situação diminuir pra segunda ainda acima de 1000 RPM só por causa do ar não é legal... Enfim, não acho isso benéfico para o compressor e ventilação... |
|||
|
22/09/2012, 08:38
|
|||
|
|||
|
Tópico movido para a área correta.
Abaixo de 1 mil rpm o ganho é irrisório, principalmente no plano, não vale a pena e já li isso em um teste na televisão. Se não me engano, abaixo de 1 mil rpm a injeção fica injetando combustÃvel para o motor não morrer já que ao acelerar ele tem muito pouco "tempo" para responder e não deixar o motor morrer. Não há ganho algum, a não ser naquelas ladeiras enormes onde o principal é usar o freio-motor para ajudar a frear o carro. Administrador/Fundador do Logan Clube do Brasil Visite nosso Twitter! Garagem Sandero Stepway Zen 1.6 16v 2023 Garagens Antigas Logan Authentique 2011 1.0 16v Vermelho Suzuki EN 125 Yes 2007/2008 Prata Palio EX 2001/2002 1.0 8v Fire Cinza Logan Expression Up 2011 1.0 16v Preto Fiesta Hatch Rocam 1.6 8v 2013 Logan Expression 2010/2011 1.0 16v Prata |
|||
|
24/09/2012, 10:18
|
|||
|
|||
|
Essa oscilação no ar-condicionado é normal, quando vc joga marcha para baixo, a central não sabe se o seu intuito é usar o freio do motor ou se é uma retomada, por isso o corte no ar, para que vc possa ter mais potencia em uma retomada. Quanto o freio do motor, não creio haver problemas algum usar independente da rotação, segundo o meu mecânica, é na verdade necessário, se vc não quer um desgaste prematuro das pastilhas e discos de freio.
|
|||
|
25/09/2012, 16:20
|
|||
|
|||
|
Pelo que eu sei o ar só deve cortar em função "knock down" (não e me recordo se é assim exatamente que se escreve...), mas é "pé no porão", ou seja, com o pé atolado no talo do assoalho, em qualquer carro, nessa condição tanto meu Logan quanto Fiesta nitidamente "cortam" o funcionamento do ar, independente de qual marcha está engatada. No caso desse corte que você menciona, no meu Logan(k7m), sinceramente não notei nada, no Fiesta ás vezes percebo sim "desacoplar" o compressor. Mas se é desligado por cerca de 1 segundo e religa em seguida, acredito ser algum problema. Quanto ao uso do freio motor em condição de cidade (como descrito pelo Robson) acho interessante na verdade por poupar os freios e ao mesmo tempo não trazer desvantagens (claro, desde que não se aplique em uma rotação exagerada, condição de redução por exemplo). Valeu!
|
|||
|
26/09/2012, 05:22
|
|||
|
|||
|
fat jack, é isso mesmo, estou sem o pé no acelerador pois estou aplicando o freio-motor lógicamente, aà ocorre o corte abrupto do compressor abaixo de 1000 RPM se estiver em terceira, continuo achando estranho e nada saudável para o compressor...
Vou TENTAR mais uma vez entrar em contato com o SAC da Renault e fazer esta pergunta, já fiz uma vez perguntando se as caracterÃsticas do novo motor 1.6 8V não deveriam ser as mesmas do Sandero ( no site informava torque diferente, acho que até hoje persistem com o erro, que foi comentado em nossos posts aqui ), e o SAC da renault nada... Css pra mim daqui pra frente só apareço lá quando tiver um problema definido ( está na garantia ainda ) , pois não gosto nem de passar na frente... |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
| Tópicos Similares | |||||
| Tópico: | Autor | Respostas: | Visualizações: | Última Resposta | |
| Ventilação interna parou do nada | lcoliveira2006 | 6 | 24.281 |
30/07/2023 11:29 Última Resposta: Fabiomelo |
|
| Ventilação Interna Logan 2011 | bardez | 2 | 6.980 |
16/07/2013 17:41 Última Resposta: bardez |
|