Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Troca da Coifa da Homocinética
17/05/2012, 10:53
Resposta: #1
Troca da Coifa da Homocinética
A coifa da homocinética esquerda, junto à roda, estava suja de graxa ao redor de uma de suas dobras. Suspeitei que estivesse rasgada e foi confirmado na oficina.
Solicitei a retirada da coifa rasgada, a limpeza da homocinética e a instalação da nova coifa. Imaginei que seria simples, como costumava ver meu pai fazer no seu Corcel II 82, ou seja, retirando apenas a roda, mantendo o semi-eixo no lugar, mexendo só na homocinética.

Para minha surpresa, recebi a informação de que foi necessário soltar o semi-eixo, desconectando da caixa de marcha, já que segundo o mecânico, a coifa da homocinética não sairia pela frente, pelo lado externo, mas apenas pelo lado interno, na outra extremidade do semi-eixo, junto à caixa de marchas.

Como resultado, além da compra da coifa da homocinética, foi necessária um novo rolamento no encaixe do semi-eixo com a caixa de marcha, uma nova coifa nesse local e 2 litros de óleo de caixa, pra repor o que escorreu durante o serviço.

Custo inicial: R$ 60,00 (apenas coifa da homocinética e serviços)
Custo final: R$ 175,00 (coifa da homocinética, coifa na caixa de marchas, rolamento, óleo e serviços)

Dúvida:
A troca da coifa da homocinética do Logan 1.6 8v é tão complicada assim mesmo?
:-\

Tem um tópico que fala da troca da coifa quando há estalos mas não detalha como é feita:
http://loganclube.com.br/index.php/topic...ml#msg2128

2008 1.6 8v
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
18/05/2012, 21:09
Resposta: #2
Re:Troca da Coifa da Homocinética
Olá,
O outro tópico a que vc se refere fui eu quem criou.

Cara, eu não vi o mecânico desmontando; deixei o carro lá de manhã pra buscar à tarde, mas apareci de suspresa umas 11h só pra ver o q eles tavam fazendo. Então jah tava td desmontado. O soldador tava recuperando uma parte da homocinética que tava desgastada. De qq forma não me cobraram óleo e a montagem foi tão rápida que, mesmo sem tah em cima olhando, eu sou capaz de afirmar que não mexeu em nada da caixa de marchas.
Mas tem um detalhe: no meu caso foi a coifa da roda do lado direito;
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
10/06/2012, 21:07
Resposta: #3
Re:Troca da Coifa da Homocinética
Realmente é desta forma, tive de acompanhar a substituição da trizeta da minha barra de transmissão e acompanhei o reparo. No caso da homocinética, o reparo padrão é este e bem próximo do meu. Tem de trocar o fluído, ela realmente não sai pelo lado externo, mas sim pelo lado interno e, para tanto, tem de desacoplar o semi-eixo. Trabalho feito correto!!!!! Alegre
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/06/2012, 15:23
Resposta: #4
Re:Troca da Coifa da Homocinética
Pois é. Depois do serviço feito houve má instalação da coifa que fica junto da caixa de marcha. Ela rasgou e passou a vazar óleo. Voltei na oficina, retiraram a coifa rasgada, puseram outra e completaram o óleo. Na semana seguinte tinha outro pequeno vazamento, desta vez por alguma folga na união da coifa da caixa com a caixa em si. Retrabalho pra tirar a coifa, repor o óleo e apertar tudo diretinho. A partir daí foi o fim do problema.
Essa oficina é de minha confiança pra alinhamento, balanceamento e suspensão em geral, mas a lição aprendida é que pra serviços desse tipo ou mais complicados é preciso recorrer a uma outra oficina daqui da região, onde também sou cliente, especializada em Renault, Peugeot, Citröen e Nissan, a AutoCar (Aracaju/SE).

2008 1.6 8v
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
14/03/2016, 09:35
Resposta: #5
RE: Troca da Coifa da Homocinética
Bom dia amigo, estou com o mesmo problema que vcs. Tenho um Logan EXP 2008 1.6 8v. Ano passado fui fazer uma manutenção na suspensão do meu carro, o mecânico identificou que a coifa do cambio estava começando a "merejar" óleo (não chegava a pingar), ficando meio úmido. Ele indicou a troca e resolvi fazer, visto que a M.O. ficaria no mesmo preço que ele já tinha me cobrado. Encomendamos a peça (paralela) numa loja, eles montaram e ficou tudo Ok. Passados cerca de 2 meses e meio notei pingos de óleo na garagem e voltei a oficina, era a coifa do cambio, como estava na garantia eles solicitaram a troca da peça junto a loja e realizaram o serviço sem custo. Passou cerca de mais 1 mês voltou a pingar, voltei na oficina e novamente era a coifa, dessa vez eles trocaram por uma coifa e um rolamento que pareciam ser mais "grossos", mais resistentes. Pois bem, esses duraram de novembro até ontem (13/03/16). Parei o carro num morro, de frente para cima, e logo notei o vazamento (maior que das outras vezes).

Gostaria de saber se vocês que já tiveram o problema uma vez o resolveram de forma definitiva com o kit de coifa original??? Achei aqui pelo valor de R$ 250,00.

Lembro que em uma das visitas a oficina o mecânico citou uma oscilação radial no semi-eixo, tipo quando ele girava como se ele fosse pra cima e pra baixo um pouco. Isso também é normal??? Obrigado.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
14/03/2016, 11:14
Resposta: #6
RE: Troca da Coifa da Homocinética
Não precisava posar em vários topicos amigo rsrs.

Tà só perdendo tempo com coifa paralela, não presta, não aguenta o tranco; a original é muito mais robusta, se não me engano vem completa, já tem uma abraçadeira.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
14/03/2016, 13:23
Resposta: #7
RE: Troca da Coifa da Homocinética
Valeu Storm25. É o desespero para resolver logo o problema. rsrsrsr Obrigado.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
25/01/2019, 14:52
Resposta: #8
RE: Troca da Coifa da Homocinética
Olá a todos,

Meu LOGAN 1.6L 8v 2013/2014 completou 5 anos e 70mil km rodados!
Dei uma olhada na COIFA da transmissão que fica no lado do motorista...não está pingando...mas aparenta estar úmida de óleo/graxa.
Vocês acham coerente uma troca de prevenção? Existem 2 coifas? Uma do lado do motorista e outra do lado do passageiro?
Vale a pena aproveitar o carro parado e trocar também as coisas das rodas?
Vou ficar mais 1 ou 2 anos com o carro por isto quero estar seguro com ele.

Oque vocês sugerem?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
29/01/2019, 07:08
Resposta: #9
RE: Troca da Coifa da Homocinética
Lembrando que já vi várias reportagens sugerindo a troca dessa coifa com 5 anos.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Coifa da caixa vazando! Não aguento mais! jatoba 7 14.278 08/11/2022 14:14
Última Resposta: amariliodantas
  Homocinética Logan II (2015 em diante) AgnoAlmeida19 1 1.896 01/03/2022 22:21
Última Resposta: leocbarroso
  Junta Homocinética Estralando Guicrocia 38 88.930 09/09/2018 13:18
Última Resposta: Jefferson Leite Jr
  Troca da coifa da homocinética na ponta da roda. Logan 2008/09 Cristiane Moraes 4 6.188 15/08/2018 13:53
Última Resposta: JLEO
  Coifa do câmbio Gilson Ferreira dos santos 0 2.364 18/07/2018 19:07
Última Resposta: Gilson Ferreira dos santos
  Vazamento de óleo da caixa (coifa interna esquerda) Flavio Azeredo tarouquela 42 121.294 14/07/2018 09:01
Última Resposta: ricardoelx9308
  Coifa de Câmbio Ramones Reis 0 3.267 11/11/2017 21:15
Última Resposta: Ramones Reis
  JUNTA HOMOCINÉTICA João Pinheiro Filho 0 3.004 23/10/2017 10:57
Última Resposta: João Pinheiro Filho
  Coifa da junta homocinética do lado da embreagem (a mardita atacou!) Allsilva 1 6.465 27/09/2017 15:09
Última Resposta: denisbr
  Homocinetica ou trizeta ? jayboogie 1 5.006 10/04/2017 20:46
Última Resposta: Raul Monteiro Neto

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes