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Marcador temperatura motor _ Parte 2
27/11/2014, 18:31
Resposta: #1
Marcador temperatura motor _ Parte 2
Sem saber o que fazer com essa situação:

Relatei alguns dias atrás a respeito do marcador da temperatura do motor ficar com apenas 2 barras.
Depois de dois anos com esse carro, percebi que de um dia desses pra cá, esse marcador fica a maior parte do tempo com apenas 2 barras. Antes, após alguns Km permanecia sempre com 4 barras.
Hoje ao ir para oficina, observei o caminho todo, uns 120 Km percorridos, que em alguns momento que pegava transito na BR ele passava para 4 barras, para em seguida voltar para 2. Em engarrafamento dentro da cidade fica geralmente com as 4 barras, pegou qualquer ventilação frontal passa para 2 barras.

Moral da história:

Em duas lojas de serviços, uma normal e outra especializada em Renault, ambas passaram o scanner e não encontraram nada. Sistema ok!
A primeira tentou me convencer que não valia a pena trocar o sensor de temperatura, pois não apresentou defeito, e quanto a válvula não iria trocar pois se tivesse com problema, o motor trabalharia mais quente e não frio.
A segunda oficina ''especializada em renault'', me convenceu a não mexer na válvula que estava normal, (já viu algum médico abrir um paciente com os exames dando normal, ''scanner''), essas foram as palavras do mecânico e o dono da oficina.
Resultado, fiquei na mesma. E sou daqueles que quando aparenta um provável problema, enquanto não resolvo não sossego.
Pra terem uma ideia, saí de Baía Formosa-RN para João Pessoa-PB (240 Km) ida e volta, pensando que iria retornar com o problema solucionado.

O que me sugerem os colegas? Troco o troço dessa válvula assim mesmo, R$ 120,00 da peça + R$ 50,00 mão de obra, ou deixo rolar.

Observação:
Ainda bem que existe esse clube com os parceiros que tem, para relatos, desabafos, dividir as dúvidas, tristezas e alegrias com nossos logan's.

Parabéns a todos e ao fundador pela iniciativa.

Logan expression 2011 _ 1.6 8v (68.800Km)











Logan Expression 1.6 8v - 2011
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28/11/2014, 06:14
Resposta: #2
RE: Marcador temperatura motor _ Parte 2
eu passei pela mesma situação, os mecânicos diziam que estava tudo certo e tal...

troca logo e viva feliz Sorrisão

com a temperatura certa o motor vai trabalhar mais economico, girar melhor...

Atual SPIN LT AT 1.8 Prata 2012/2013
Ex Etios 1.5 XLS HB Branco 2015
Ex Logan 1.0 16v Expression Prata 2012
Joinville - SC
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28/11/2014, 10:03
Resposta: #3
RE: Marcador temperatura motor _ Parte 2
Acredito que o melhor a fazer é trocar o sensor de temperatura. Estava com problema similar, porem ao invés de temperatura baixa, ele acusar alta, o que já estava me apavorando, chegando por varias vezes no máximo das barrinhas. Fiz o mesmo que vc e ninguém achou nada, pior as duas vezes que fui na oficina as barrinhas ficaram normais (4 risquinhos) só para me fazer de idiota na frente dos mecânicos. O meu mecânico de confiança me sugeriu trocar o sensor de temperatura que na oficina dele custa R$ 98,00, pois me demonstrou que a válvula termostática estava funcionando corretamente, abrindo o segundo estagio, quando o motor estava quente corretamente, ou seja, quando o motor ainda esta frio, haverá uma mangueira correndo com água quente e uma segunda com água mais fria, e quando o motor aquece, a válvula abre liberando a passagem da água nas duas mangueiras, consecutivamente as duas ficam quentes por igual. Isso vc pode testar colocando a mão nas mangueiras e percebendo a temperatura. A ventoinha tb esta funcionando corretamente, acionando quando o motor esta próximo dos 100°c

Alexandre

Logan Avantage 1.0 16V 2011/2012 - Cor: Bege
Florianópolis- SC
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28/11/2014, 11:06
Resposta: #4
RE: Marcador temperatura motor _ Parte 2
Prezados,
Obrigado pela atenção, irei fazer o teste da mangueira pela manhã e na primeira oportunidade irei mandar trocar o sensor de temperatura pra vê no que vai dar.
No mínimo irei ficar com um sensor novo, rsss.
Se não resolver, depois mandarei trocar a válvula como manutenção preventiva, sem esperar que os mecânicos me questione porque a troca.
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28/11/2014, 12:04
Resposta: #5
RE: Marcador temperatura motor _ Parte 2
Eu iria primeiro trocar a válvula, que é o componente mais disposto a falhar.

Atual SPIN LT AT 1.8 Prata 2012/2013
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Ex Logan 1.0 16v Expression Prata 2012
Joinville - SC
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29/11/2014, 06:17
Resposta: #6
RE: Marcador temperatura motor _ Parte 2
No modelo novo, nem tem a barra para visualizar.

É a cisma que mata, troque a peça e esqueça do problema.
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30/11/2014, 00:33
Resposta: #7
RE: Marcador temperatura motor _ Parte 2
Esse é um dos erros no Novo Logan, não tem marcador de temperatura, dessa forma se algo estiver com problema, só vai acusar quando já estiver nos finalmente.

...:::: Logan Expression 1.6 - 2013/2014 - Techno Pack + Câmera de Ré e Farol de Neblina - Sorrisão ::::...
Blumenau - SC
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01/12/2014, 06:54
Resposta: #8
RE: Marcador temperatura motor _ Parte 2
Nesse final de semana eu vi que o mostrador da temperatura (digital ou analógico) é realmente muito útil. Viajando com meu Palio (estou gostando do carro mas quero logo voltar pro Logan...), na ida a luz a injeção acendeu mas ao olhar o marcador de temperatura ele estava todo arriado como se ele não estivesse funcionando. Rodei uns 30 km mas a luz da injeção não apagou e o ponteiro do marcador da temperatura continuava escondido, parei em uma lanchonete que sempre paro pra comprar água, desliguei o carro, esperei uns 2 minutos, liguei e tudo ficou normal com o marcador de temperatura funcionando e luz da injeção apagada.

Na volta aconteceu a mesma coisa, mas a luz da temperatura também acendeu (como se estive fervendo). Como desta vez também acendeu a luz de advertência da temperatura da água parei o carro logo em seguida. Fui olhar e tudo ok, ventoinha ligada e nem sinal de fervura, pelo contrário. Deixei o carro desligado por uns 30 segundos, religuei e o marcador de temperatura voltou a funcionar e a luz da injeção e do radiador apagaram-se.

Pesquisando vi que isso é um problema MUITO comum com os motores Fire (8 ou 16v): a válvula termostática travou aberta e em estrada com tempo frio isso acontece. Lembro que foi a primeira viagem que fiz com "frio" (frio padrão RJ) e chuva fina, nas outras sempre estava quente demais e usei o AC e/ou peguei engarrafamentos ou trânsito por boa parte do trajeto. E isso me mostrou por que o ponteiro da temperatura sempre saia da posição central do marcador quando eu pegava avenidas (achava normal do carro).

Agora imagina se não tivesse o marcador de temperatura? Ou teria tido um infarte quando a luz do radiador também acendeu ou teria rebocado o carro quando a luz da injeção acendeu pela primeira vez! Esse é um item muito importante e graças a ele na hora vi que não era problema de aquecimento e sim de "gelamento" da água, mas se acontecer algo assim com o Novo Logan que não tem o marcador tenho certeza que vocês irão ficar muito preocupados ou até desesperados... Ponto negativo da Renault suprimir esse marcador tão importante!

Pra quem tem o Novo Logan uma grande dica: a instalação de um reloginho que marca a temperatura da água do radiador, um "manometrozinho" que pode ficar ali na coluna dianteira bem encostado no para-brisa ou algum digital em outro lugar do painel do carro. Depois do que aconteceu comigo, graça à Deus é um "defeito bobo" (válvula termostática só é defeito bobo quando trava aberta, pois se trava fechada...), vou levar isso em consideração no meu próximo carro.

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02/05/2015, 19:59
Resposta: #9
RE: Marcador temperatura motor _ Parte 2
Boa noite,

Desde novembro que estava com um problema na temperatura (2 traços), como relatado anteriormente.

Na Renault custa R$ 240,00 e não dispõe da peça nem em Natal nem João Pessoa. Comprei pelo ME, marca original MTE-THOMSON por R$ 95 com o frete.

Após a troca da válvula e do aditivo, fiz uma viagem de 120Km e a temperatura se comportou normal (4 traços), antes só pegando um engarrafamento. O consumo que se situava em 12Km/L voltou a 13,4Km/L.

Gostaria de tirar uma dúvida com os colegas, quanto ao tipo de aditivo colocado (Aditivo para radiador - Radiex - rosa - Bio coolant concentrado- cód. 1923)
Li a respeito de um teste do INMETRO onde mostra que não passou no teste o Radiex azul cód.1922 (Não conforme).
Toda a operação de troca foi realizada com a água adequada e tudo mais.

Grato,

Logan expression 2011 _ 1.6 8v (76.600Km)
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03/05/2015, 11:42
Resposta: #10
RE: Marcador temperatura motor _ Parte 2
Show de bola ter resolvido o problema! Sobre o aditivo, se for o concentrado você deve usar pelo menos 2 litros dele, mas recomendo que antes faça uma limpeza completa no sistema. O aditivo da Radiex que não passou no teste do Inmetro foi o à base de polímeros, que é uma tecnologia nova e ainda não existem normas técnicas para ele e podemos dizer que colocar ele nesse teste foi de certa forma "má intencionada" pelo Inmetro... mas já estão sendo feitas as normas técnicas para essa nova tecnologia de aditivos. Já o aditivo com etileno glicol deles é bom e bem dentro das normas, inclusive superando as especificações.

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