Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Defeito no leitor de CD
11/03/2014, 15:16
Resposta: #1
Defeito no leitor de CD
Olá pessoal.
Apesar de ser proprietário de Logan (Expression 2010/11) só agora descobri este clube/fórum: adquiri um Logan 14/14 e fiz uma busca sobre frisos, descobrindo este fórum.

O problema que tenho, e que peço ajuda aqui é o seguinte: o leitor de CD/rádio do meu logan 2010/11 (o que vem de fábrica, mais simples, não aquele de painel grande) começou a dar travadas, puladas quando toca CD (tanto o de música quanto de MP3), aleatoriamente, mesmo com CDs novos, sem riscos, que tocam bem em outros equipamentos.

Acredito que seja poeria nos eixos do cabelote de leitura ou no canhão do laser.
Alguém já teve problema semelhante?
Outra pergunta: penso em abrir o aparelho e efetuar a limpeza. Como retirar o mesmo do painel do carro? Existem 4 furos na frente (dois de cada lado): são para parafusos? Qual tipo?

Obrigado e no aguardo.

Alberto
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/03/2014, 17:05
Resposta: #2
RE: Defeito no leitor de CD
alferreira, seja bem vindo ao clube, e parabéns pelos seus dois Logans!

Sobre o seu problema realmente uma limpeza pode fazer ele funcionar normalmente, mas será que precisa retirar o aparelho? Existem CD's de limpeza que funcionam bem e que fazem a limpeza da cabeça de leitura do aparelho, eles tem tipo uma "mini escovinha" que faz a limpeza. Veja esse no Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-5...laptop-_JM Ao fazer a pesquisa no Mercado Livre por "cd limpeza" apareceu um monte de anúncios e peguei o primeiro que encontrei apenas para exemplificar o que estou sugerindo.

Quanto a retirar... o meu é igual ao seu e nunca retirei ele, mas já vi vídeos no Youtube que nesse buraco são inseridos pregos bem compridos, existe uma ferramenta original para isso mas o ex-dono do meu carro não o tinha (quase não achou o manual, quem dirá essa ferramenta).

Administrador/Fundador do Logan Clube do Brasil
Visite nosso Twitter!

Garagem
Sandero Stepway Zen 1.6 16v 2023

Garagens Antigas
Logan Authentique 2011 1.0 16v Vermelho
Suzuki EN 125 Yes 2007/2008 Prata
Palio EX 2001/2002 1.0 8v Fire Cinza
Logan Expression Up 2011 1.0 16v Preto
Fiesta Hatch Rocam 1.6 8v 2013
Logan Expression 2010/2011 1.0 16v Prata
11/03/2014, 17:18
Resposta: #3
(11/03/2014 17:05)horatio Escreveu:  alferreira, seja bem vindo ao clube, e parabéns pelos seus dois Logans!

Sobre o seu problema realmente uma limpeza pode fazer ele funcionar normalmente, mas será que precisa retirar o aparelho? Existem CD's de limpeza que funcionam bem e que fazem a limpeza da cabeça de leitura do aparelho, eles tem tipo uma "mini escovinha" que faz a limpeza. Veja esse no Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-5...laptop-_JM Ao fazer a pesquisa no Mercado Livre por "cd limpeza" apareceu um monte de anúncios e peguei o primeiro que encontrei apenas para exemplificar o que estou sugerindo.

Quanto a retirar... o meu é igual ao seu e nunca retirei ele, mas já vi vídeos no Youtube que nesse buraco são inseridos pregos bem compridos, existe uma ferramenta original para isso mas o ex-dono do meu carro não o tinha (quase não achou o manual, quem dirá essa ferramenta).

Obrigado Horatio.

Esse eu também comprei zero e não veio nenhuma ferramenta para retirar o cd/radio. Nos Pionners antigamente vinha duas tirinhas de ferro, finas, que você enfiava lateralmente (uma de cada lado) para liberar o aparelho e puxa-lo para fora.
Eu realmente não sei se dentro dos 4 buracos é prego, rebite, parafuso, o que tem lá...
Quanto ao CD de limpeza obrigado pela dica. Vou tentar. Mas como já realizei muita manutenção em computadores, no passado, as vezes não resolve só com isso (tem que limpar o canhão e o trilho, veja a imagem do trilho/eixo abaixo).
[Imagem: cd-burner-3.jpg]
11/03/2014, 17:21
Resposta: #4
(11/03/2014 17:18)alferreira Escreveu:  Eu realmente não sei se dentro dos 4 buracos é prego, rebite, parafuso, o que tem lá...

Você não entendeu, você tem que enfiar um prego bem comprido em cada buraquinho, o sistema funciona parecido aos rádios normais de marcas famosas (como o da Pioneer).

Visite nosso Twitter!

Garagem

Garagens Antigas
11/03/2014, 17:30
Resposta: #5
Ah... beleza. As travinhas se destravam com pregos (sou lento mesmo...).

Obrigado Horatio. Vou tentar depois posto aqui o resultado.
11/03/2014, 18:22
Resposta: #6
Se puder faça um vídeo e/ou tire fotos para compartilhar conosco!

Visite nosso Twitter!

Garagem

Garagens Antigas
14/03/2014, 09:09
Resposta: #7
Foto RE: Defeito no leitor de CD
Olá pessoal.
Seguindo a sugestão do Horatio, posto algumas fotos da minha tentativa de limpar algumas partes do CD.
Primeiro, como o Horatio mencionou, com 4 pregos médios, enfiados nos furos do painel, solta-se as travas e puxa-se o painel. É necessário jeito, não força. Nem precisam ser pregos muito compridos.

[Imagem: 13145316885_d61e76fee9_o.jpg]

Retirado o aparelho, remove-se a tampa superior, com 4 encaixes simples de lata (uma chave de fenda e sem força, solta-se os encaixes laterais:

[Imagem: 13145438893_0eb3e11501_o.jpg]

Depois, são 8 parafusos na parte superior do mecanismo: 4 philips, bem pequenos e 4 "estrelas de davi" bem pequenos também (com jeito uma chave arlen pequena deu para soltar os 4 "estrelas de davi":

[Imagem: 13145438163_77412f9c5b_o.jpg]

Depois, com calma, pois tem um par de fios bem finos do lado, levanta-se a tampa do mecanismo:

[Imagem: 13145317545_74a9eb3580_o.jpg]

Deixei ela de lado, sem soltar os fios, com cuidado, levantei parte do suporte que segura o disco (tem duas molas, é facil de levantar) e me deparei com o canhão de laser. A imagem mostra eu segurando o suporte, o canhão e o eixo por onde desliza o canhão.

[Imagem: 13145438773_4f1e535fe5_o.jpg]

Limpei o canhão e o trilho com álcool isopropílico e cotonete.
Fechei tudo, liguei de volta (São 4 conectores: preto, branco, que só entram de um jeito e cada um no seu lugar e amarelo do controle do volante; cuidado com a posição do amarelo, anote antes de desligar; e a antena) e encaixei no painel.

Parecia que tinha melhorado, mas passou uns 5 minutos e o defeito (se perder nas faixas, travar, ruido nas músicas) voltou.
Ou seja: não era sujeira e sim um defeito que aparece com pouco tempo de ligado (testei de novo).

Um CD destes, usado, no Mercado Livre, sai por R$ 150,. Um Pioneer, com leitor USB sem CD (o que prefiro, pois um pendrive de 8GB caberia tudo quanto gosto de ouvir) sai por pouco mais de R$ 200,.

Solução: aposentar o radinho e partir para um Pioneer.
Dúvida: estes aparelhos reconhecem o controle do volante? Seria o tal de controle remoto com fio, que está nas especificações técnicas dos equipamentos?
Obrigado e boa sorte a quem tentar algo semelhante.
14/03/2014, 16:33
Resposta: #8
alferreira, parabéns pelo seu verdadeiro tutorial, ficou excelente! É uma pena que o serviço não tenha resolvido o problema. Sobre sua dúvida, o "controle remoto com fio" seria o controle satélite do som, mas também vai ser necessário uma interface que existe a venda nas concessionárias (só tem que testar para saber se essa irá funciona no seu Pioneer) que você consegue achar por menos de 100 reais nas autorizadas ou outras a venda no Mercado Livre mas que custam mais caro que o rádio.

Visite nosso Twitter!

Garagem

Garagens Antigas
14/03/2014, 16:54
Resposta: #9
Obrigado Horatio.

Andei pesquisando a interface e achei uma de uma empresa de Santa Catarina (indicada em outro tópico aqui do fórum). Liguei lá e sai R$ 189. Foi a mais barata que encontrei. O Media Receiver MVH-168UI (último modelo) sai por R$ 209,.

Poxa, na concessionária ser mais barata que no ML, é um milagre!
Mas como estou recebendo este carro da minha esposa e ela pegando um 14/14 Expression, tenho que gastar uns $$$ em deixar ambos em dia (documentação, acessório, uma já atrasada manutenção no 10/11). Vou estudar o conserto (talvez troca de algum componente ou do canhão laser) do radinho/CD antigo, que me atendia muito bem com meus CDs de mp3.
14/03/2014, 17:18
Resposta: #10
Poisé, meu aparelho funciona bem (é igual ao seu) mas estou querendo trocar ele por no mínimo um que tenha entrada USB e Bluetooth, mas o valor da interface do volante desestimula bastante pois é praticamente o valor do rádio novo!

Visite nosso Twitter!

Garagem

Garagens Antigas