|
partida a frio
|
|
28/08/2013, 09:27
|
|||
|
|||
|
partida a frio
é galera, a saga da partida a frio continua rendendo pro meu lado..
descobri lendo no forum renaultclube que a eletro-bomba da partida a frio só entra mesmo quando você vira a chave pela segunda vez ! Conferir isto nesses dias bem cedo já que ainda estou com Etanol no tanque ( e na maravilha de +- 10 graus celsius ) e é isso mesmo, o esquema é o seguinte: virar a chave pela primeira vez ( sem dar a partida e aguardar apagar as luzes e aà desligar a chave ); logo em seguida virar a chave pela segunda vez, é quando você vai escutar o barulho da eletro-bomba da partida a frio funcionar cerca de 2 segundos, já dê a partida junto, não precisa esperar as luzinhas se apagarem pois a bomba de combustÃvel já entrou pressurizando o sistema na primeira vez que se virou a chave. Conferi isso até mesmo com meu multÃmetro medindo os 12V no conector da eletro-bomba, só havia esta tensão a partir da segunda vez que se vira a chave, isto claro dentro de um breve tempo pois se você esperar muito pra virar a chave na segunda vez esta sequência é "resetada" obviamente. Conferi a caixa de relés ao lado da bateria ( relés e fusÃveis, fiação.. aparentemente está tudo em ordem ). Ainda por fim executei este mesmo procedimento com o motor quente, e a eletro-bomba não entrou, mostrando que o sensor de temperatura está funcionando aparentemente.. A razão disto ? Desconfio que seja pela economia do tanquinho ! Isso mesmo, uma liberdade que você tem de não utilizar a gasolina do tanquinho quando você não quiser, assim já batendo a chave na primeira vez. Por exemplo se o nÃvel estiver muito baixo, pois pelos testes que fiz ( várias vezes sem dar partida, com isso até cheguei a afogar o motor, nada que meia-hora depois conseguisse dar a partida sem problemas, sem precisar enxugar velas nem nada.. ) é injetado uma quantidade boa de gasolina hein.. já deu pra perceber o nÃvel baixar. Com isso você tem a opção de esperar por um posto com Pódium confiável pra completar o tanquinho, sei lá.. Já solicitei uma resposta da Renault, e ainda estou no aguardo. Isto ainda era novidade pra mim...ou então não sei se sabia disso e havia esquecido sei lá, de vez em quando escutava esse zumbido na segunda tentativa de partida quando o tempo estava bem gelado mesmo.. era na segunda tentativa desde que eu não demorasse tanto ( a sequência como foi dito acima ). Sei que isto deveria estar informado devidamente no manual evitando que a gasolina que veio de fábrica tivesse estragado na primeira vez que reclamei na Css. Então aquele probleminha do carro tremer na primeira partida do dia ( ascendendo até a luzinha do Catalisador ), quando bem frio mesmo e Etanol no tanque, acabou.. o carro parte muito bem quando faço nessa sequência, utilizando o tanquinho. Lembrando que o meu Logan é 1.6 8V 2010/2011 com software atualizado na primeira vez que levei na Css reclamando da partida no frio, ainda em 2010, quando a partir daà a ECU acelera mais na partida dependendo do frio ( pra enriquecer mais a mistura e ajudar na fase de aquecimento do motor, uma estratégia normal pelo que tenho lido ). E aÃ, alguém aà com Etanol e com o tanquinho "em dia" pra fazer este teste ? Isto acontece com vocês ? |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
| Mensagens neste Tópico |
|
partida a frio - robson - 28/08/2013 09:27
RE: partida a frio - kleo - 28/08/2013, 23:27
RE: partida a frio - logan2012 - 28/08/2013, 23:38
RE: partida a frio - Admin - 29/08/2013, 06:06
RE: partida a frio - robson - 29/08/2013, 07:54
RE: partida a frio - Mr. Car - 29/08/2013, 13:05