Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Especificação óleo Logan 2013
01/07/2013, 13:28
Resposta: #1
Especificação óleo Logan 2013
Galera alguém que tenha comprado um logan em 2013 pode verificar pra mim qual a especificação do óleo permitido para usar, que consta no manual de manutenção além do 10w40, mas só vale logan comprado em 2013
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/07/2013, 14:02 (Resposta editada pela última vez em: 04/07/2013 14:47 por robson.)
Resposta: #2
RE: Especificação óleo Logan 2013
Fiquei curioso neste assunto levantado, não sabia que a nova versão do manual do proprietário no site mostrava o 5W30 também, lembrando que o manual apresentado no site é de Janeiro/2012, ou seja antes da mudança para o novo motor 1.6 8V mais potente, então não entendi nada, comprei o meu em Julho/2010 ( modelo 2011 ), o manual é de 2010 mesmo, recomenda o 5W40 ou o 10W40, e o motor só mudou em Agosto de 2012, então qual a razão da inclusão deste óleo para um motor de 8V que não havia mudado nada até Agosto/2012 ?
Estou pesquisando, pesquisando, e não acho nada a respeito do porquê da inclusão desse óleo como recomendado junto aos demais pela Renault, a não ser pelo fato de que em bastante sites mencionam que o 5W30 é bom pra carro novo mesmo, e que após uns 40 mil km mudam para o 10W40.. não sei o que o manual de garantia e manutenção novo menciona a respeito, o meu menciona a mesma coisa que no manual do proprietário, mas o manual novo de garantia e manutenção só tem quem adquiriu o Logan a partir de 2012 então..

Acho que cabe uma consulta a Renault.

... e é lamentável tentar um contato pelo site da Renault, eles tem a cara de pau de dizer que se trata de uma dúvida técnica e vejam só, que eu devo me dirigir à Css mais próxima porque SOMENTE lá poderão responder a minha dúvida pois possuem TÉCNICOS QUALIFICADOS, hahahaha

Imaginem a finalidade de mandarem você lá, um desavisado querendo só a resposta de uma dúvida hahahha

Alguém aqui pode rir junto comigo ? hahaha
04/07/2013, 23:13
Resposta: #3
Putz..q foda........
05/07/2013, 01:03
Resposta: #4
Robson, vou rir junto HA-HA-HA !!! Realmente precisei ligar na Renault pra uma duvida sobre procedimento de revisao (quem define eh a fabrica correto), e a atendente me disse que devo perguntar na Css... Oras, se eu quero exatamente validar o procedimento da Css, como posso perguntar isso a ela mesma ?? Portanto concordo com vc em dar risada HA-HA-HA ! Quanto ao oleo, esquecam o manual, utilizem qquer um de preferencia com especificacao SN, mais atual. Os ELF que o manual da Renault "recomenda" soh encontrei SL, especificacao ultrapassada. Utilizem qquer oleo superior, ou seja, SM e SN. O 5W30 mantem a viscosidade de -25 a 30 oC de temperatura ambiente. Ja o 10W40 mantem a viscosidade de -20 a 50 oC, ou seja, mais adequado as condicoes climaticas brasileiras, pois aqui tem lugares que ultrapassam 40 oC. O 5w30 tem uma ligeira vantagem que eh a menor variacao de temperatura do filme do oleo, ou seja, de 55 oC, o melhor que existe. Todos os demais "esticam" muito o filme de oleo, e isso pode romper as moleculas do oleo em certas situacoes, diminuindo a protecao lubrificante do oleo. Conclusao: para o Brasil, em regioes frias utilizar o 5w30. Nas demais, 10w40.

Logan Expression Hi-Flex 1.0 16v 2011/2012 Cinza Acier Completo
05/07/2013, 07:36
Resposta: #5
Diante da especificação do colega acima, então o melhor óleo para se usar é mesmo o 10W40 pois mesmo em regiões frias no verão passa-se dos 30 graus, portanto o 5W30 pode até ser usado mas poderá trazer mais problemas do que vantagens para nós.

Administrador/Fundador do Logan Clube do Brasil
Visite nosso Twitter!

Garagem
Sandero Stepway Zen 1.6 16v 2023

Garagens Antigas
Logan Authentique 2011 1.0 16v Vermelho
Suzuki EN 125 Yes 2007/2008 Prata
Palio EX 2001/2002 1.0 8v Fire Cinza
Logan Expression Up 2011 1.0 16v Preto
Fiesta Hatch Rocam 1.6 8v 2013
Logan Expression 2010/2011 1.0 16v Prata
05/07/2013, 09:55 (Resposta editada pela última vez em: 05/07/2013 10:02 por robson.)
Resposta: #6
legal, a resposta do nosso colega bate com o que tenho lido, estou mesmo pensando em mudar de óleo por estar numa região mais fria agora, onde eu morava 9 meses do ano faz calor e onde moro agora 9 meses do ano faz frio hehehe..

Então acho que vou mudar de 10W40 para 5W40, ao invés do 5W30, pois é muito vago a recomendação no manual e a explicação aqui está bem melhor...

Qual seria o benefício se caso a recomendação no atual manual não for em função de regiões com baixas temperaturas e sim se o motor simplesmente também for compatível com a especificação W30 ?

Mas, em tempos de internet, informação rápida etc e tal.. a FABRICANTE Renault complementa a especificação de seu óleo sem explicar nada e ainda quer que eu vá até uma Css perguntar por isto..

Fico com a opinião de vocês pela boa explicação apresentada.

só complementando: penso na mudança do óleo em função de melhorar a partida, por isso a especificação 5
Já que aparentemente o 5W30 não trará benefício algum pra mim, por isso vou mudar para o 5W40.
05/07/2013, 10:47
Resposta: #7
veja, nao se esqueca da "elasticidade" do oleo, ou seja, o tal esforco das moleculas do oleo 5w30 pra ir de mais fluido a mais viscoso eh menor que o 10w40, e isso o torna melhor mas peca pela temperatura ambiente (max. 30 oC). Pelo mesmo motivo eu nao utilizaria o 5w40, ou seja, o oleo tera que ser mais "elastico" que o 5w30 e o 10w40, indo de -25 oC a 50 oC, ou seja, forcando ainda mais as moleculas. Portanto creio que o 10w eh suficientemente fluido p/ subir na partida em baixas temperaturas, e o 40 suficiente viscoso p/ altas temperaturas de trabalho do motor (em torno de 100 oC). A diferenca de "fluidez" entre o 5w e o 10w eh muito pequena, nao justificando a utilizacao no Brasil. Obviamente as montadoras especificam os oleos p/ carros globais, e aqui no Brasil eles apenas traduzem p/ o portugues, sem se importar com os detalhes tecnicos pertinentes ao clima local. O Logan na Romenia se submete a temperaturas que no verao chegam em torno de 25 oC mas no inverno podem chegar a quase -10 oC.

05/07/2013, 13:30
Resposta: #8
Tinha um corsa sedan 2008 que a GM recomendava os seguintes óleos no seu manual: 5w30, 10w40, 15w40 e 20w50, e no manual vinha especificando que o veículo saia da fábrica abastecido com o óleo 5w30, na primeira revisão a concessionária colocou um 20w50, o carro ficou mais preso, bebendo mais, e com dificuldades em partidas a frio, ou seja o óleo com uma viscosidade menor em baixas temperaturas facilita na partida a frio, fazendo com que as partes mais altas do motor não trabalhe sem lubrificação, consequentemente o motor fará um menor esforço para levar este óleo por todas as outras partes do motor, mesmo que em outras temperaturas, com o óleo mais fino o consumo diminuiria, minha duvida é porque hoje tenho um logan 2012 automático que está fazendo no na cidade 6,5 no alcool e 9,5 na gasolina, sempre usando o óleo 10w40 semisintético, a idéia de usar o 5w30 é porque ele é encontrado com maior facilidade, por ser usado em uma gama maior de veículos e consequentemente tem uma maior rotatividade, mas pra mim só vale se estiver específico no manual.
05/07/2013, 22:24
Resposta: #9
Bom, eu jamais utilizaria oleo 5w30 em qquer carro meu, por isso nao deixo Css fazer revisao. Hoje como os carros sao mundiais, as montadoras apenas traduzem os manuais feitos pra outros paises, ja que o Brasil na pratica nao tem Lei nenhuma que proteja o consumidor, muito pelo contrario, as montadoras sao protegidas pelo governo contra qquer acao movida contra elas. No RS uma juiza julgou que a VW tinha que trocar os motores 1.0 da familia Gol e Fox pois foi comprovado defeito de projeto, que reduz a vida util do motor no maximo a 100 mil Km. E mesmo assim a VW conseguiu recorrer e arquivar o processo. Imaginem se prestariam a fazer um manual com informacoes corretas e uteis. P.ex.: No manual da Fiat, diz que meu Brava devo trocar o oleo a cada 15 mil km, oleo semi-sintetico 15w40... imgine se eu sigo a risca... Agora, colocar 20w50 num motor de Corsa vai reduzir a vida util do motor com certeza. Eles nao explicam, mas vai se aplicando maior viscosidade a medida que o motor vai ficando cansado. Pra se ter uma ideia, tenho um Chevrolet 69, 6cc, 4300 cilindradas, com mais de 400 mil km rodados, e somente agora estou utilizando 20w50. Ate outro dia utilizava 20w40. No Brava eu ainda utilizo o mesmo 15w40, desde zero, e ja ta com mais de 250 mil kms rodados...

07/07/2013, 22:38
Resposta: #10
amigo Logan2012, eu fiquei com um pouco de dúvida quando você disse concluindo que em regiões de clima frio o melhor seria o 5W30 e em climas quentes o 10W40.
Creio que com 5W não haveria problema algum, só facilitaria mais ainda o trabalho do escoamento na partida por mais que a temperatura ambiente esteja superior ao limite de estabilização do 5W, como comparação há situações que podemos dar partida num motor ainda quente não é mesmo ( a temperatura no motor bem maior que a do ambiente ), e com isso obviamente também o óleo 10W40 estará mais fino nesta situação ( limite 50°C ), se essa for a preocupação com o óleo 5W30 em temperaturas superiores ao limite de estabilização do 5W, que é 40 °C não 30 °C ( o diacho é que encontrei essa escala comparativa na internet, mas não no meu computador, e agora estou procurando de novo.... )

Percebe-se que devido ao limite de temperatura de estabilização do 10W40 ser 50°C isso só piora, pois quer dizer que ainda em 50°C este óleo estará grosso. Embora um motor tal seja projetado para funcionar com este óleo, talvez estão começando a olhar para o 5W analisando-se mais parâmetros como a pressão na bomba, fluxo, limpeza do sistema, suavidade do motor no regime frio e finalmente o consumo...
Creio que com a evolução na classificação API o óleo 5W30 se tornará um padrão de vez para os carros de passeio.

Claro, esse óleo 5W30, como qualquer outro óleo, tem que apresentar uma faixa permissível de variação na viscosidade real nesses índices, seja 5W, 10W, SAE 30, 40 etc.. assim temos fabricantes e "fabricantes", óleos bons e óleos bem baratinhos independente da classificação API...

Acho que há uma confusão na definição dos números antes e depois da letra, na verdade as escalas antes e depois da letra "W" são invertidas, ou seja na verdade a viscosidade real não é maior a 100°C do que a 40°C, o fato é que se não fosse a formulação para controlar a queda real que ocorre na viscosidade com o aumento da temperatura ( natural em qualquer líquido ) essa queda seria maior pondo em risco a operação do motor pela fato de um produto muito fino não conseguir atingir o objetivo que foi proposto. O inverso também é verdade: o óleo não pode estar muito grosso na fase fria ( partida ), então a conclusão é que se o motor suportar uma viscosidade tal a quente, por que a mesma não pode ser menos "elástica" a frio ? Pelo contrário, se desde a partida a viscosidade fosse bem próxima do regime pleno de operação, melhor seria não é mesmo ?

E também tanto em regiões frias como quentes, a temperatura plena de operação do motor ficará próxima de 100 °C, portanto o índice 30 ( ou 40 ) ficarão estabilizados nesta faixa, independente da região.

Eu acho (me corrija se eu estiver errado ) que como a tecnologia nos motores foi melhorada, com menores folgas inclusive, este óleo veio para melhorar a performance na lubrificação, onde motores compatíveis com a variação de viscosidade nesta faixa se beneficiam, proporcionando melhorias no ruído e consumo pelo visto ( a GM havia mudado sua especificação para este óleo, depois de reclamações de ruído, e que veio a melhorar o consumo inclusive ).

Porém a dúvida é se o motor 8V do Logan suporta a faixa de viscosidade @100°C atribuída para o índice 30, tanto no motor antigo como no atual, principalmente o antigo já que o manual disponível no site da Renault é de janeiro/2012, antes da mudança para o motor atual, sendo que para o mesmo motor antigo temos manual que recomenda 10W40 e 5W40, não o 5W30, ou seja pode ser uma tradução global posterior que você falou, pode ser devido ao acúmulo de experiência global da marca ou testes só no Brasil, bem como mais uma ação conjunta de marketing ou redução de custos vai saber... mas estou pensando em usar este óleo agora na minha próxima revisão, o carro veio com 10W40 desde zero em 2010 até a segunda revisão, e ver como será o comportamento, consumo etc..

Desculpe-me se falei alguma besteira, pois sua explicação foi muito boa.
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Especificação de bateria Renato Aguni 0 1.984 09/02/2023 16:47
Última Resposta: Renato Aguni
  Barulho no Motor e Oléo Baixando - RENAULT/LOGAN ZEN16MT 2021 PH195@@ 0 2.566 26/11/2022 23:51
Última Resposta: PH195@@
  TROCA CORREIA DENTADA LOGAN 2013 1.0 16V Leno-Belem-PA 0 2.513 30/10/2022 10:56
Última Resposta: Leno-Belem-PA
  Problemas na caixa de marchas Logan 2013 Paulo Nascimento 0 2.604 09/01/2022 19:55
Última Resposta: Paulo Nascimento
  EMBREAGEM DO LOGAN 2010 - IMPREGNADA DE OLEO ALMIR P. MACHADO 0 2.986 20/09/2020 08:55
Última Resposta: ALMIR P. MACHADO
  ÓLEO DIREÇÃO HIDRÁULICA LOGAN 2014 NILSON TEIXEIRA DE GODOI 0 4.522 20/04/2020 15:47
Última Resposta: NILSON TEIXEIRA DE GODOI
  Consumo Logan 1.6 8v 2013. Pinheiro 47 138.294 16/06/2019 21:28
Última Resposta: ricardoelx9308
  LOGAN 2013/2014 - Limitador de porta - estalo enioii 2 6.652 22/05/2019 08:34
Última Resposta: Victor33
  Logan 1.6 16V automático, quem já trocou o óleo da Transmissão? alanjunio 30 93.121 08/01/2019 16:44
Última Resposta: weber camara
  Especificação oleo do motor. soak78 13 88.401 19/10/2018 17:47
Última Resposta: Storm25

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes