Pessoal, boa tarde. Acho que o post aqui já é antigo mas vou colocar aqui meu relato, já que o relato do colega acima, o Adriano Ademir da Silva, me ajudou a resolver o problema.
Comprei este ano um Logan 2012, básico, que veio com um dvd philips 1 din instalado. Como moro em apartamento sem garagem e o carro fica estacionado na rua achei interessante comprar o som original usado de outro Renault e instalar no meu carro.
Ocorre que o antigo dono para instalar o dvd acabou por cortar o chicote do som original que veio no carro e adaptando o do aparelho novo. Na compra do som usado da renault, o mesmo veio com o plug original e a fiação cortada no ponto para reinstalar.
Primeiro, eu mesmo tentei instalar o som mas como o chicote anteriormente havia sido substituído eu não consegui e levei em um instalador, técnico de som. Mas na minha curiosidade percebi que haviam mais dois cabos que não foram conectados no dvd e eu não sabia o que eram.
Durante instalação do chicote original, que veio no som original da renault, o instalador apenas conectou os cabos de mesmas cores no som (não consigo dizer se onde eram nem o que seriam) e ligou o chicote no som e o som funcionou. Entretanto com esse problema de desligar após 10 min mesmo com o carro ligado.
Li no posto de colega acima que falou que conectou o restante dos cabos no som e o mesmo funcionou perfeitamente e resolvi fazer o mesmo hoje.
No som atrás tem duas entradas de plugs dos conectores do som, um para o controle do volante e um redondo que acredito ser da antena. O chicote que o técnico adaptou fica ligado no lado direito do som, eu conectei o plug do lado esquerdo e o redondo e liguei o som e testei.
Obs: 1 - O som ligava com o carro desligado e desligava após 10 min; com o carro ligado continuava desligando depois de 10 min;
2 - apenas o painel do som fica ligado, as luzes dos botões do meu som permanecem desligadas;
Após eu conectar os cabos restantes, o que aconteceu:
1 - O som não liga se o carro não estiver ligado ou a chave na posição 2;
2 - Com o carro ligado o som não desliga mais, funcionando perfeitamente (que é o que preciso);
3 - As luzes dos botões infelizmente continuam sem acender, mas para mim não vejo porque ficar caçando mais problema para resolver e então resolvi deixar assim mesmo.
4 - não foi necessário mexer em fusíveis;
Acho trabalhoso demais incluir imagem em site para colocar o link aqui então achei esse link que tem a imagem da parte de trás do som.
https://ba.olx.com.br/grande-salvador/au...-530668539
da esquerda para direita:1) plug branco que eu conectei pq não estava conectado mas o cabo já existia no carro (som parou de desligar depois que o conectei); 2) plug pequeno cinza que acredito ser do controle do volante que não tenho; 3) plug branco maior do chicote do som que foi reinstalado o original no meu carro conectando os fios da mesma cor sem sobrar nenhum; 4) plug redondo que acredito ser da antena que também conectei.
Apenas conectar os cabos, para mim, resolveu o problema que eu precisava.