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Temperatura Baixa e consumo alto Logan 1.6 8v 2009 - Solução
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28/02/2015, 15:09
(Resposta editada pela última vez em: 28/02/2015 15:16 por d-dro.)
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Ola a todos.
Problema: Temperatura baixa apresentado no quadro de instrumento (painel), apresentava somente dois pontos e alto consumo de combustÃvel, 6 km/l de combustÃvel.
Diagnostico: Verificando o chicote do sensor de temperatura o conector estava em perfeitas condições. Com um multÃmetro verifiquei que há ligação sem interrupção com a ponta A a porta 24 do conector do quadro de instrumento. Fazendo a medição de impedância (ohms) havia um alto valor quando atingia a temperatura de trabalho (acionamento do eletroventilador). O sensor de temperatura envia um sinal para dois sistemas, um para o quadro de instrumento para mostrar a temperatura da água e outro para a central de injeção calcular a injeção de combustÃvel para manter a temperatura de funcionamento. Conforme o manual a impedância de trabalho ideal deveria ser 50 a 80°C = 927 Ω a 825 Ω. O que apresentava no multÃmetro era de 1234 Ω (ohms), ou seja a central da injeção lia que o carro estava frio e mandava mais combustÃvel para enriquecer a mistura ar/combustÃvel.
Solução: Trocar o sensor de temperatura. Comprei um da marca MTE Thonsom modelo 4058.
Detalhes: Na troca espere a temperatura da água abaixar. Quando tirei o sensor não esvaziei o sistema de refrigeração, mas é um bom momento para trocar a água com aditivo para quem já andou muito tempo com o mesmo liquido refrigerante e também verificar o funcionamento da válvula termostática. Quando tirei o sensor a água veio jorrando devido ao fato do sistema de refrigeração estar trabalhando com 1,5 bar de pressão. Proteja o sensor de rotação, que fica abaixo do sensor de temperatura, com plastico ou um pano.
Ps: As vezes levamos o nosso carro no posto de combustÃvel e o frentista pede para ver a água do motor. Ai você deixa ele ver. O problema começa ai. Alguns abre a tampa do reservatório a água sai pelo vaso de expansão e cria uma bolha de ar no sistema de refrigeração. Essa bolha, que é formada de gás, expande mais rápido do que o liquido, ai apresenta os problemas de vazamentos de liquido refrigerante do sistema. Não deixe o frentista ver a água do radiador. Aguá do radiador deve ser verificado a frio.
Também concluo este tópico com uma frase. "Quando o problema não vem na forma mecânica talvez vem na forma eletrônica". Concluo assim ao fato do que o nosso amigo andre.filipe passou. Tudo por falta de uma peça mecânica, a válvula termostática. |
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