Logan Clube do Brasil
Temperatura Baixa e consumo alto Logan 1.6 8v 2009 - Solução - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Tutoriais (/forum-16.html)
+--- Tópico: Temperatura Baixa e consumo alto Logan 1.6 8v 2009 - Solução (/thread-2613.html)

Páginas: 1 2

Temperatura Baixa e consumo alto Logan 1.6 8v 2009 - Solução - d-dro - 28/02/2015 15:09

Ola a todos.

Problema:
Temperatura baixa apresentado no quadro de instrumento (painel), apresentava somente dois pontos e alto consumo de combustível, 6 km/l de combustível.

Diagnostico:
Verificando o chicote do sensor de temperatura o conector estava em perfeitas condições. Com um multímetro verifiquei que há ligação sem interrupção com a ponta A a porta 24 do conector do quadro de instrumento. Fazendo a medição de impedância (ohms) havia um alto valor quando atingia a temperatura de trabalho (acionamento do eletroventilador). O sensor de temperatura envia um sinal para dois sistemas, um para o quadro de instrumento para mostrar a temperatura da água e outro para a central de injeção calcular a injeção de combustível para manter a temperatura de funcionamento. Conforme o manual a impedância de trabalho ideal deveria ser 50 a 80°C = 927 Ω a 825 Ω. O que apresentava no multímetro era de 1234 Ω (ohms), ou seja a central da injeção lia que o carro estava frio e mandava mais combustível para enriquecer a mistura ar/combustível.

Solução:
Trocar o sensor de temperatura. Comprei um da marca MTE Thonsom modelo 4058.

Detalhes:
Na troca espere a temperatura da água abaixar. Quando tirei o sensor não esvaziei o sistema de refrigeração, mas é um bom momento para trocar a água com aditivo para quem já andou muito tempo com o mesmo liquido refrigerante e também verificar o funcionamento da válvula termostática. Quando tirei o sensor a água veio jorrando devido ao fato do sistema de refrigeração estar trabalhando com 1,5 bar de pressão. Proteja o sensor de rotação, que fica abaixo do sensor de temperatura, com plastico ou um pano.

Ps:
As vezes levamos o nosso carro no posto de combustível e o frentista pede para ver a água do motor. Ai você deixa ele ver. O problema começa ai. Alguns abre a tampa do reservatório a água sai pelo vaso de expansão e cria uma bolha de ar no sistema de refrigeração. Essa bolha, que é formada de gás, expande mais rápido do que o liquido, ai apresenta os problemas de vazamentos de liquido refrigerante do sistema. Não deixe o frentista ver a água do radiador. Aguá do radiador deve ser verificado a frio.

Também concluo este tópico com uma frase. "Quando o problema não vem na forma mecânica talvez vem na forma eletrônica". Concluo assim ao fato do que o nosso amigo
andre.filipe passou. Tudo por falta de uma peça mecânica, a válvula termostática.

RE: Temperatura Baixa e consumo alto Logan 1.6 8v 2009 - Solução - Markus_dsouza - 01/03/2015 12:32

Bom dia amigo, venho notando a mesma coisa no meu logan, temperatura baixa e consumo alto(5.9/6.0, etanol), como ficou o consumo após a troca do sensor??

RE: Temperatura Baixa e consumo alto Logan 1.6 8v 2009 - Solução - d-dro - 02/03/2015 08:26

Ainda vou fazer. Com esta peça defeituosa o dinheiro acabou rápido.

RE: Temperatura Baixa e consumo alto Logan 1.6 8v 2009 - Solução - Admin - 02/03/2015 08:58

Parabéns, ótima dica para quem está tendo o problema!

RE: Temperatura Baixa e consumo alto Logan 1.6 8v 2009 - Solução - d-dro - 13/03/2015 09:02

Consumo apos a troca:
100% etanol - Na cidade.
7,77 km/litro

foram 224,1 km
abastecimento de 28,84 litro de gasolina.

(próxima resposta sera com 50% etanol-50% gasolina).

RE: Temperatura Baixa e consumo alto Logan 1.6 8v 2009 - Solução - d-dro - 31/03/2015 07:08

Consumo apos a troca:
50% etanol-50% gasolina - Na cidade.
9,08 km/litro

foram 383 km
abastecimento de 42,17 litro de gasolina.

RE: Temperatura Baixa e consumo alto Logan 1.6 8v 2009 - Solução - d-dro - 06/04/2015 07:08

Consumo apos a troca:
100% gasotanol* - Na cidade.
11,83 km/litro

foram 267,2 km
abastecimento de 22,57 litro de gasotanol*.

*Gasotanol, enganol, etalina, mistureba que vende no posto (27% etanol e 73% gasolina).
Alguem ja fez a media de consumo com a gasolina podium da petrobras?

RE: Temperatura Baixa e consumo alto Logan 1.6 8v 2009 - Solução - andre.filipe - 02/11/2015 00:42

Amigo que legal que resolveu... Desculpem reviver aqui mas creio estar com mesmo problema... Foi muito difícil de trocar amigo? Pra retirar e colocar...
O sensor eh o que fica do lado direito do motor olhando de frente, bem na lateral abaixo da caixa de ar? Eh esse né?
Agradeço se puder responder.

RE: Temperatura Baixa e consumo alto Logan 1.6 8v 2009 - Solução - andre.filipe - 02/11/2015 12:28

Olhem só pra aumentar minha dúvida... Meu sensor eh esse conector https://www.imageshack.us/i/p5qITqPhj
https://www.imageshack.us/i/hl6lMv1yj
Meu motor eh o k7m logan 1.6 8v 12/13
Será que foi trocado por outro o meu sensor? Pois não encontrei no mercado pra comprar....ele tá logo ao lado da válvula termostatica.
Se puderem me ajudar agradeço

RE: Temperatura Baixa e consumo alto Logan 1.6 8v 2009 - Solução - Eric Mota Trindade - 02/11/2015 19:05

(02/11/2015 12:28)andre.filipe Escreveu:  Olhem só pra aumentar minha dúvida... Meu sensor eh esse conector https://www.imageshack.us/i/p5qITqPhj
https://www.imageshack.us/i/hl6lMv1yj
Meu motor eh o k7m logan 1.6 8v 12/13
Será que foi trocado por outro o meu sensor? Pois não encontrei no mercado pra comprar....ele tá logo ao lado da válvula termostatica.
Se puderem me ajudar agradeço

nao da pra ver as imagens amigo