Logan Clube do Brasil
Troca de motor do logan 1.6 8v 08/09 usando um motor mais novo do 2016 - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Troca de motor do logan 1.6 8v 08/09 usando um motor mais novo do 2016 (/thread-5097.html)

Troca de motor do logan 1.6 8v 08/09 usando um motor mais novo do 2016 - brunoporto28 - 01/11/2019 14:41

Boa tarde pessoal,
Sou novo no fórum,
e estou com o seguinte enigma que eu já tentei sanar em diversas oficinas da renault pelo brasil
vou descrever o problema/solução:
tenho um logan 1.6 8v flex+gnv ano 08/09 motor: k7mj714
motor ja ta bem rodado, 210 mil km, e ao invés de mandar pra retifica eu optei por comprar um motor numa auto-peças menos rodado custo x beneficio melhor.
acabei comprando o motor de um sandero 1.6 8v flex ano 15/16 motor: k7mm764
motor com 20 mil km, e bem completo, veio com sistema de ignição, injeção, coletor, parte do escape, compressor, platô e mais alguns outros itens, paguei muito barato inclusive, com nota tudo certinho.
a questão é, vou conseguir usar o Bloco (parte de cima, baixo e cabeçote) do motor "novo" no meu logan??? se não, qual problema irei ter, e o que eu poderia fazer para sanar sendo que eu estou com 2 motores.
OBS: a parte de documento eu sei que não dá pq excede os 10% de CV entre um e outro, e eu prefiro não documentar mesmo...

RE: Troca de motor do logan 1.6 8v 08/09 usando um motor mais novo do 2016 - brunoporto28 - 04/11/2019 23:02

Então galera, fui na cara e na coragem e troquei ele no sábado, funcionou perfeitamente, melhor que o velho, mais potência, e mais econômico. Porém não é uma simples troca de bloco, você irá ter que usar algumas peças do motor novo e algumas do antigo para fazer tudo se encaixar bonitinho.

RE: Troca de motor do logan 1.6 8v 08/09 usando um motor mais novo do 2016 - Eekhoorn - 05/11/2019 16:57

Legal, obrigado pelo retorno, certamente outros poderão utilizar seu relato para tomar esse tipo de decisão.

Por curiosidade, você disse que usou peças de um e de outro para conseguir encaixar tudo certo, além disso, foi necessário fazer adaptações físicas no compartimento do motor ou em alguma peça?

Outra curiosidade, manteve o kit gnv?

RE: Troca de motor do logan 1.6 8v 08/09 usando um motor mais novo do 2016 - flamenguista - 12/11/2019 14:56

sei la eu nao teria a coragem que vcs tem em fazer troca de motor ou fazer retifica, a meu ver motor deu problema, troca logo de carro

RE: Troca de motor do logan 1.6 8v 08/09 usando um motor mais novo do 2016 - Eekhoorn - 18/11/2019 16:21

(12/11/2019 14:56)flamenguista Escreveu:  sei la eu nao teria a coragem que vcs tem em fazer troca de motor ou fazer retifica, a meu ver motor deu problema, troca logo de carro

Sim, essa é a solução simples que pode evitar algumas dores de cabeça, mas também é uma solução mais cara, geralmente uma manutenção no motor é muito mais viavel financeiramente do que a troca do veículo todo.
A troca do motor por outro, de um modelo mais novo inclusive, essa é uma atividade que realmente exige coragem.