(25/02/2014 21:41)respindola Escreveu: A iluminação dos interruptores de vidros é teoricamente simples, visto que os botões já vêm com LED dentro, apenas não estão ligados.
Tem uma forma que ensinam na internet que é fazer uma ponte de solda do positivo do botão para o positivo do LED. Mas desta forma os LEDs ficam acesos sempre que o carro estiver ligado (independente do farol). Não é um problema pois o consumo dos LEDs é quase nulo. Eu fiz dessa forma em um Sandero meu... Um outro sintoma comum é quando se faz essa ligação é o LED se apagar enquanto vc usa o botão. Bom, se vc for fazer dessa forma, não recomendo fazer a ponte de solda, mas sim puxar um pequeno fio do positivo do interruptor para a posição do conector que seria o cabo do LED.
A forma que eu fiz, foi passar um fio extra em todas as portas e ligar eles no fio da lanterna. Dá trabalho passar o fio extra nas portas! Tem que desmontar todas e utilizar um passa fio, e mesmo com o passa fio, não é fácil passar o fio naquele tubo sanfonado que fica entre a porta e a lataria do carro. Mas é o jeito mais correto, se a Renault tivesse feito, teria sido desta forma. A Renault provavelmente não fez pra economizar no chicote, passando um fio a menos em todas as portas. Se precisar de dicas eu digo, inclusive onde ligar o fio naquele conector que vai nos interruptores.
Não sei se ficou fácil de entender.
Abs.
Ok respindola. Muito obrigado pela informação. Por favor onde ligar o fio no conector?