Logan Clube do Brasil
Estacionar com câmbio automático - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Estacionar com câmbio automático (/thread-968.html)

Estacionar com câmbio automático - Roberto Sampaio Alves - 18/09/2013 23:04

Oi colegas! Comprei o meu primeiro carro com câmbio automático. Só agora que estou tendo a experiência de dirigir este tipo de carro. Gostaria de receber informação de como proceder corretamente para estacionar o meu Logan. Na concessionária foi informado: “assim que o veiculo estiver parado mantenha o pé no freio e coloque a alavanca na posição P, a caixa de câmbio fica em ponto morta e as rodas motrizes são travadas mecanicamente pela transmissão, acione o freio de mão. Porém pesquisando na internet e no Youtube contradiz o que foi dito na concessionária”.Assim que o veiculo estiver parado mantenha o pé no freio, coloque a alavanca na posição N , puxe o freio de mão, tire o pé do freio, recoloque o pé no freio só então coloque a alavanca na posição P . Qual desta maneiras e a correta?

RE: Estacionar com câmbio automático - logan2012 - 18/09/2013 23:19

o N eh "neutro" ou ponto morto. O P eh "park" pra estacionar o carro travado (numa ladeira por ex.). Pisar no freio eh condicao pra garantir que o carro nao esta em movimento antes de engatar N ou P.

RE: Estacionar com câmbio automático - JLEO - 19/09/2013 08:36

Camarada,

Já tive Santana e Fit automáticos, sempre parava o carro colocava
em P, freio de mão, desligava.

Abraço,

Leo,

Camarada,

Abraço,

Leo,

Camarada,

Abraço,

Leo,

RE: Estacionar com câmbio automático - Marcelofb - 19/09/2013 10:43

(18/09/2013 23:04)Roberto Sampaio Alves Escreveu:  Oi colegas! Comprei o meu primeiro carro com câmbio automático. Só agora que estou tendo a experiência de dirigir este tipo de carro. Gostaria de receber informação de como proceder corretamente para estacionar o meu Logan. Na concessionária foi informado: “assim que o veiculo estiver parado mantenha o pé no freio e coloque a alavanca na posição P, a caixa de câmbio fica em ponto morta e as rodas motrizes são travadas mecanicamente pela transmissão, acione o freio de mão. Porém pesquisando na internet e no Youtube contradiz o que foi dito na concessionária”.Assim que o veiculo estiver parado mantenha o pé no freio, coloque a alavanca na posição N , puxe o freio de mão, tire o pé do freio, recoloque o pé no freio só então coloque a alavanca na posição P . Qual desta maneiras e a correta?

Amigo,

este é o procedimento correto, pois a trava do cambio automatico não foi projetada para segurar o peso do carro, assim, ao parar numa ladeira, o ideal é fazer este procedimento que vc falou. Mas no plano, pode botar direto em park que não tem problema.

abs.

RE: Estacionar com câmbio automático - Roberto Sampaio Alves - 19/09/2013 11:08

Ok. Marcelofb, muito obrigado pela dica.

RE: Estacionar com câmbio automático - ttkhila - 20/09/2013 10:47

(19/09/2013 10:43)Marcelofb Escreveu:  
(18/09/2013 23:04)Roberto Sampaio Alves Escreveu:  Oi colegas! Comprei o meu primeiro carro com câmbio automático. Só agora que estou tendo a experiência de dirigir este tipo de carro. Gostaria de receber informação de como proceder corretamente para estacionar o meu Logan. Na concessionária foi informado: “assim que o veiculo estiver parado mantenha o pé no freio e coloque a alavanca na posição P, a caixa de câmbio fica em ponto morta e as rodas motrizes são travadas mecanicamente pela transmissão, acione o freio de mão. Porém pesquisando na internet e no Youtube contradiz o que foi dito na concessionária”.Assim que o veiculo estiver parado mantenha o pé no freio, coloque a alavanca na posição N , puxe o freio de mão, tire o pé do freio, recoloque o pé no freio só então coloque a alavanca na posição P . Qual desta maneiras e a correta?

Amigo,

este é o procedimento correto, pois a trava do cambio automatico não foi projetada para segurar o peso do carro, assim, ao parar numa ladeira, o ideal é fazer este procedimento que vc falou. Mas no plano, pode botar direto em park que não tem problema.

abs.

Li diversos relatos dizendo exatamente o que o Marcelo falou. Faço isso tb.