![]() |
|
Substituição do cabo negativo (massa) - Versão para Impressão +- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-4.html) +--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html) +--- Tópico: Substituição do cabo negativo (massa) (/thread-845.html) Páginas: 1 2 |
Substituição do cabo negativo (massa) - sandro.collina - 12/07/2013 14:45 Observei que meu Logan 2008 quando deparava-se com simples engarrafamento o ponteiro da temperatura subia ao máximo assustando minha família que por duas vezes com a tal indicação acabei por encostar e verificar se realmente estava fervendo ou não. Realizaei algumas pesquisas sobre o problema e acabei achando informações sobre o tal cabo negativo da bateria (cabo massa) que não suportava a carga gerando alteração do ponteiro ainda mais quando estava com o farol aceso. Mãos a obra, fiz a substituição do tal cabo massa por outro cabo de 35mm e por conectores de latão, aqueles que parecem bronze que são ótimos condutores e foi o que fiz, troquei os cabos e conectores! Ora de testar, fui pra rua e afirmo a vocês que depois da substituição não tive mais problema de alteração no ponteiro da temperatura, ele preenche até o quarto nível como indica o manual do proprietário. Eu mesmo efetuei a substituição, foi tranquilo. Agora sim enfrento o trânsito sem esta preocupação do carro estar fervendo. Espero poder ter ajudado!!! Abraço a todos. RE: Substituição do cabo negativo (massa) - Felipe Maciel Reis - 12/07/2013 15:05 (12/07/2013 14:45)sandro.collina Escreveu: Observei que meu Logan 2008 quando deparava-se com simples engarrafamento o ponteiro da temperatura subia ao máximo assustando minha família que por duas vezes com a tal indicação acabei por encostar e verificar se realmente estava fervendo ou não. Estou precisando fazer isso no carro tbm,ele ta esquentando d+,so ta ficando tres barrinhas a menos que o total. RE: Substituição do cabo negativo (massa) - Admin - 12/07/2013 17:53 Sandro, obrigado pelo feedback, com certeza irá ajuda muita gente. Você tem fotos do cabo novo e desses conectores de latão? RE: Substituição do cabo negativo (massa) - wagner - 14/07/2013 21:36 o meu carro foi substituído o cabo pela concessionaria ,mas o que ninguem lembra da válvula termostática o problema era ela que emperrou aberta, segundo alguns fabricantes ela deve ser trocada a cada 30.000km essa válvula regula a temperatura do motor . RE: Substituição do cabo negativo (massa) - robson - 15/07/2013 05:50 Só que emperrar aberta o motor trabalha mais frio.. a não ser que travou não totalmente aberta causando um fluxo incorreto ou ainda, há entupimentos no sistema.. mas essa de trocar a cada 30.000 km, onde consta isso no manual de garantia e manutenção na descrição dos itens de revisão ? Algum ou outro fabricante pode recomendar isto, mas tem que ver essa no Logan e mesmo assim a Renault não poderia deixar de informar isto no manual de manutenção, o que informa lá é sobre verificação no sistema de arrefecimento e nível do reservatório.. e não troca preventiva da válvula. E se fosse o caso, acredito que a substituição de todo o líquido de arrefecimento e verificação da bomba d'agua junto com essa troca da válvula seria uma boa prática, não ? Então como a Renault recomendaria a troca desta válvula de 30 em 30mil por exemplo, se ela mesma recomenda a troca do líquido de arrefecimento a cada 80 mil km ? Espero que não tenha sido na Css que te falaram isto, e sim por leituras de alguns casos de fabricantes, que não o caso do fabricante dessa válvula nos Logans / Sanderos / Clios etc.. Lá eles chegaram a olhar a água ( aditivada ) no reservatório ? Essa válvula emperrar cedo pode ser sintoma da qualidade da água que foram repondo no nível dentro do reservatório, se ao longo do tempo foi com água de torneira tá explicado e você ainda pode tomar prejuízo maior ao longo do tempo, é melhor fazer uma revisão completa.. RE: Substituição do cabo negativo (massa) - wagner - 15/07/2013 11:32 a válvula emperra quando o carro trabalha em percursos curtos quando não abre totalmente ,já tive problemas com outros carros ,na concessionaria ficou se debatendo em cima do carro 4 vezes foi levado para arrumar sem sucesso até que resolveram trocar a válvula eliminando o defeito desde a primeira vez eles foram avisados mas como seguiram tais regras acabaram passando vergonha ! RE: Substituição do cabo negativo (massa) - sandro.collina - 15/07/2013 12:45 (12/07/2013 17:53)horatio Escreveu: Sandro, obrigado pelo feedback, com certeza irá ajuda muita gente. Você tem fotos do cabo novo e desses conectores de latão? OK, vou providênciar e postarei brevemente. Obrigado eu pelo SITE que nos ajuda muito com nosso Logan de cada dia. (15/07/2013 05:50)robson Escreveu: Só que emperrar aberta o motor trabalha mais frio.. a não ser que travou não totalmente aberta causando um fluxo incorreto ou ainda, há entupimentos no sistema.. No meu caso o antigo dono creio que por falta de informação retirou a válvula achando que tivesse resolvido o problema más não aconteceu o esperado, apenas com a troca do cabo massa que o problema foi resolvido. RE: Substituição do cabo negativo (massa) - logan2012 - 15/07/2013 19:13 A dica do Sandro eh boa tb, varios carros de outras marcas apresentam esse problema. E o Robson disse bem. Nao tem essa de trocar VT preventivamente, nem no manual do fabricante de valvulas (Thomson, Wahler, Behr, etc). Ate pq antes de trocar, elas sao testadas e seguem parametros tabelados. Se estiverem dentro, estao perfeitas. Outra coisa eh ao trocar o liquido, utilizar organico e com agua destilada. Ja tive problema em utilizar agua de torneira com aditivo inorganico e formar cristais que entopem a circulacao dentro do motor causando aquecimento. Outra coisa eh verificar se ao aquecer danificou algo como junta ou empenamento, isso eh suficiente pra desencadear problemas de super-aquecimento principalmente em engarrafamento. Retirar valvula jamais, pois o motor vai trabalhar em temperatura fria, queimando mal o combustivel, contaminando o motor e reduzindo sua vida util. RE: Substituição do cabo negativo (massa) - wagner - 16/07/2013 11:43 manutenção em carro é complicado ,o meu caso que o carro com 20.000km com 2 anos de uso a válvula travou aberta e o carro ficava sempre frio na época em 2011 ele era usado somente para levar as crianças para escola ida e volta o carro andava 9 km muito pouco para um funcionamento normal do motor, não atinge a temperatura ideal dessa forma o carro se enquadra na pagina 32 do manual de garantia e manutenção , enquanto o carro estiver na garantia da para andar sem problemas mas depois do 3 anos é melhor se prevenir. RE: Substituição do cabo negativo (massa) - logan2012 - 16/07/2013 23:07 sim o importante eh ter trocado na garantia pq se andou c/ a valvula aberta muito tempo com certeza o dano vai causar apos terminar a garantia dai a conta vai ser bem salgada ! |