Logan Clube do Brasil
Logan morrendo nas retomadas... - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Logan morrendo nas retomadas... (/thread-608.html)

Páginas: 1 2


Logan morrendo nas retomadas... - adrianops - 06/02/2013 06:57

Olá amigos do fórum, resolvi recorrer a vocês antes de sair trocando peça igual um doido...rs.

Comprei um Logan 1.0 16V 2008 que está agora com 47000 km. Nunca tive carros da Renault então ai vai:

O problema é o seguinte. Quando estou com ele num engarrafamento e acelero um pouco pra sair (tipo acima de 2000 rpm) e por ventura tenho que reduzir freiando o conta giro quase cola no 0 rpm ao soltar o acelerador, o motor chega a dar aquela "tremida" de quando vai apagar sabe? O resultado disso é que ao tentar retomar o carro sem pisar no freio depois de uma reduzida o carro morre.

O interessante é que ele tem essa queda na rotação mas se esperar um pouco (coisa de 5 segundos ) ele sobe e establiza de volta nos 750 rpm mais ou menos que pelo que pesquisei no fórum é o normal do Logan. Só que acredito ter algo errado, se voce solta o pé do acelerador ele devia voltar aos 750rpm e não abaixo disso...

Isso só ocorre depois que o motor esquenta...

Isso é normal?

Abraço a todos...


RE: Logan morrendo nas retomadas... - Admin - 06/02/2013 07:19

adrianops, acredito que não seja normal isso acontecer constantemente. Isso já aconteceu comigo mas nem lembro-me quando foi pois faz bastante tempo.

Nesses casos, em que podem ser N fatores, é recomendado que você leve em uma oficina que tenha escaner compatível com seu carro para que faça um diagnóstico para ver se descobre o defeito.


RE: Logan morrendo nas retomadas... - marcos_caxias - 06/02/2013 08:00

Amigo, tenho o Logan Expression 1.0 16v 2012/2013 e também tem este mesmo problema. Acabei de retirá-lo da revisão dos 10.000Km. Só que eu dei mole e esqueci de comunicar essa situação. Vou aguardar outras respostas aqui do forum e quando tiver um tempo vejo isso na concessionária.


RE: Logan morrendo nas retomadas... - Uno Conversivel - 06/02/2013 09:57

(06/02/2013 06:57)adrianops Escreveu:  Olá amigos do fórum, resolvi recorrer a vocês antes de sair trocando peça igual um doido...rs.

Comprei um Logan 1.0 16V 2008 que está agora com 47000 km. Nunca tive carros da Renault então ai vai:

O problema é o seguinte. Quando estou com ele num engarrafamento e acelero um pouco pra sair (tipo acima de 2000 rpm) e por ventura tenho que reduzir freiando o conta giro quase cola no 0 rpm ao soltar o acelerador, o motor chega a dar aquela "tremida" de quando vai apagar sabe? O resultado disso é que ao tentar retomar o carro sem pisar no freio depois de uma reduzida o carro morre.

O interessante é que ele tem essa queda na rotação mas se esperar um pouco (coisa de 5 segundos ) ele sobe e establiza de volta nos 750 rpm mais ou menos que pelo que pesquisei no fórum é o normal do Logan. Só que acredito ter algo errado, se voce solta o pé do acelerador ele devia voltar aos 750rpm e não abaixo disso...

Isso só ocorre depois que o motor esquenta...

Isso é normal?

Abraço a todos...

Para melhor compreensão: quando vc desacelera, vc pisa na embreagem?


RE: Logan morrendo nas retomadas... - adrianops - 06/02/2013 10:54

(06/02/2013 09:57)Uno Conversivel Escreveu:  
(06/02/2013 06:57)adrianops Escreveu:  Olá amigos do fórum, resolvi recorrer a vocês antes de sair trocando peça igual um doido...rs.

Comprei um Logan 1.0 16V 2008 que está agora com 47000 km. Nunca tive carros da Renault então ai vai:

O problema é o seguinte. Quando estou com ele num engarrafamento e acelero um pouco pra sair (tipo acima de 2000 rpm) e por ventura tenho que reduzir freiando o conta giro quase cola no 0 rpm ao soltar o acelerador, o motor chega a dar aquela "tremida" de quando vai apagar sabe? O resultado disso é que ao tentar retomar o carro sem pisar no freio depois de uma reduzida o carro morre.

O interessante é que ele tem essa queda na rotação mas se esperar um pouco (coisa de 5 segundos ) ele sobe e establiza de volta nos 750 rpm mais ou menos que pelo que pesquisei no fórum é o normal do Logan. Só que acredito ter algo errado, se voce solta o pé do acelerador ele devia voltar aos 750rpm e não abaixo disso...

Isso só ocorre depois que o motor esquenta...

Isso é normal?

Abraço a todos...

Para melhor compreensão: quando vc desacelera, vc pisa na embreagem?

Sim, piso na embreagem e solto todo o pedal do acelerador, nesse momento o rpm vai la embaixo. Ao soltar o pé da embreagem, o rpm não sobe de imediato, leva mais ou menos 5 segundos...


RE: Logan morrendo nas retomadas... - Uno Conversivel - 06/02/2013 11:44

Faça um teste:

Leve o carro a 40 km/h em SEGUNDA marcha. Ponha em ponto morto, tire o pé do acelerador nem pise no freio e observe se a rotação cai lentamente e se o carro vai ficar acelerado, com rotação entre 950 a 1500 giros. Observe se a rotação demora um pouco a cair pra marcha lenta, 750 rpm, enquanto se roda em "banguela", uns 20 segundos é suficiente.
Repita o teste, mas como se fosse parar o carro num semáforo, sem tirar o pé do freio e em "banguela", e observe o comportamento das rotações.
Faça este teste numa rua sem movimento.
Depois me conte o resultado.


RE: Logan morrendo nas retomadas... - adrianops - 06/02/2013 11:59

(06/02/2013 11:44)Uno Conversivel Escreveu:  Faça um teste:

Leve o carro a 40 km/h em SEGUNDA marcha. Ponha em ponto morto, tire o pé do acelerador nem pise no freio e observe se a rotação cai lentamente e se o carro vai ficar acelerado, com rotação entre 950 a 1500 giros. Observe se a rotação demora um pouco a cair pra marcha lenta, 750 rpm, enquanto se roda em "banguela", uns 20 segundos é suficiente.
Repita o teste, mas como se fosse parar o carro num semáforo, sem tirar o pé do freio e em "banguela", e observe o comportamento das rotações.
Faça este teste numa rua sem movimento.
Depois me conte o resultado.

Ok...farei o teste depois que sair do trabalho e posto aqui...


RE: Logan morrendo nas retomadas... - adrianops - 07/02/2013 08:03

Teste feito:

- Com o carro em 40 km/h ao se pisar na embreagem para ir ao ponto morto, o ponteiro das rotações ja despenca chegando próximo ao 0 voltando em seguida a 500 ~750 rpm. O carro não fica acelerado.

- no segundo teste a mesma situação, pisou na embreagem mesmo que seja rápido o problema volta a acontecer, depois que ele desce e volta não ocorre nenhuma oscilação mesmo com o carro em movimento mas em ponto morto.

- Fiz um terceiro teste levando o carro a 40km/h de segunda e soltando o pé do acelerador e do freio a rotação cai lentamente até apagar abaixo de 500 rpm.

Estou suspeitando da embreagem, como não conhecia o "pé" do outro dono do carro ela pode estar comprometida.

Eu tinha um Celta que estava com 70000km e a embreagem era bem mais macia do que o Logan.

Será?


RE: Logan morrendo nas retomadas... - Admin - 07/02/2013 09:14

Isso não tem nada haver com embreagem... como eu já disse pode ser várias coisas, o correto é você levar em uma oficina que possua escaner para o Logan e verificar os códigos de erro para detectar qual é o problema.

Veja o que acredito que seja: filtro de ar sujo, bobina (já que acontece depois que o motor esquenta, segundo seu relato) ou bicos sujos (com menos vazão eles não enviam a quantidade correta de combustível, quando frio o carro geralmente é mais acelerado). Não se esqueça do combustível.

Uma passada de escaner pode lhe dizer exatamente o que é.


RE: Logan morrendo nas retomadas... - adrianops - 07/02/2013 15:07

(07/02/2013 09:14)horatio Escreveu:  Isso não tem nada haver com embreagem... como eu já disse pode ser várias coisas, o correto é você levar em uma oficina que possua escaner para o Logan e verificar os códigos de erro para detectar qual é o problema.

Veja o que acredito que seja: filtro de ar sujo, bobina (já que acontece depois que o motor esquenta, segundo seu relato) ou bicos sujos (com menos vazão eles não enviam a quantidade correta de combustível, quando frio o carro geralmente é mais acelerado). Não se esqueça do combustível.

Uma passada de escaner pode lhe dizer exatamente o que é.

Horatio, esse fim de semana vou ver se encontro alguma oficina que tenha o escaner pro Logan...posto aqui o resultado.