Logan Clube do Brasil
Ar Condicionado: Manutenção e recarga - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Ar Condicionado: Manutenção e recarga (/thread-537.html)

Páginas: 1 2 3


Ar Condicionado: Manutenção e recarga - deliohc - 11/11/2012 11:47

Quem já fez limpeza do ar condicionado com recarga? Tenho notado de ontem pra hoje um odor forte, não tanto de mofo, mas de algum produto de cheiro forte. Além disso o carro já tem quatro anos e tô achando que além da limpeza precisa de uma recarga.
Quem já fez ou passou por isso pode dar uma dica?


RE: Ar Condicionado: Manutenção e recarga - Uno Conversivel - 11/11/2012 21:49

deliohc,

Uma coisa é independente da outra. Recarga de gás só se houver vazamento no sistema, e ele não tem cheiro.

Limpeza da caixa evaporadora tem que desmontar o painel e abrir a caixa. Dependendo da obstrução do evaporador, só limpando fora.
Mas existe a chance de o seu carro ter tido a caixa evaporadora trocada em garantia, pois ela furava e deixava o gás escapar. Aí é mais simples, basta trocar o filtro de cabine, inexistente nos modelos < 2010.
Outra checagem é se existe obstrução do dreno da caixa evaporadora.


RE: Ar Condicionado: Manutenção e recarga - Admin - 12/11/2012 10:48

Uma dica importante para tentar remover este forte odor do ar condicionado: ao desligar o ar condicionado, deixar a ventilação na posição mais quente ligada por uns 5 minutos. Essa dica sempre é divulgada nas revistas automotivas e costuma resolver o problema do odor na maioria das vezes.

Nas oficinas especializadas eles costumam usar um produto que emite uma fumaça que é absorvida pelo sistema e limpa todo o sistema matando todos os fungos e bactérias. Claro que em casos extremos (veja bem, extremos) deve-se desmontar tudo.

Depois de resolvido o problema do odor, é sempre bom desligar o ar condicionado uns 5 minutos antes de desligar o carro, deixando a ventilação puxar o ar natural de fora, isso evita a formação dos fungos, bactérias e mofos (e consequentemente o mal cheiro).


RE: Ar Condicionado: Manutenção e recarga - deliohc - 12/11/2012 23:13

Vou tentar esses passos. Estranho mesmo é o cheiro. Lembra o cheiro de alguma coisa queimada, ou químico, sei lá. Não é o cheiro de mofo. De qualquer forma, vamos tentar e dar um retorno do resultado.


RE: Ar Condicionado: Manutenção e recarga - Admin - 13/11/2012 09:59

Deixe nós informados. Eu tive esse problema na época que eu tinha um Santana e esses procedimentos ajudaram a diminuir bastante o cheiro de mofo. O ideal é aproveitar e substituir o filtro do ar condicionado (se o carro tiver).

Uma dica é usar um produto chamado Lisoform Spray, veja o link http://www.ultrafarma.com.br/produto/detalhes-2583/lysoform_spray_com_300_ml.html

Ele é bom, também usei no meu Santana, na Quantum e na Meriva a mesma latinha. Basta dar uma "expreizada" de 1,5 segundo em cada saída de ventilação e ligar o ar condicionado com a temperatura voltada para o lado mais quente por 5 minutos, com as portas e os vidros do carro fechados (não fique dentro do carro!!!). Isso é basicamente o que fazem em oficinas especializadas, mas eles usam ele em outro formato, mas no formato spray é mais prático para nós.


RE: Ar Condicionado: Manutenção e recarga - Uno Conversivel - 13/11/2012 12:16

Existe o higienizador de ar condicionado, específico para aplicação em automóveis. Pode ser usado com nebulizador ou em spray, com aplicador.
Basta apertar o aplicador que ele se trava liberando o conteúdo. Existem várias fragâncias e geralmente se compra em lojas de ar condicionado.
Mas se não limpar a caixa nem trocar o filtro, não resolve.


RE: Ar Condicionado: Manutenção e recarga - deliohc - 03/12/2012 15:11

Hoje recebi uma má previsão a respeito do meu ar condicionado. Levei na concessionária pra ter uma idéia do que estava acontecendo. Pelo cheiro forte de algo queimado ou algum tipo de produto químico, fui informado que deve se tratar de evaporador danificado e sujo. O carro é 2008 e nesse modelo não tem filtro de habitáculo, que acredito que evitaria esse acúmulo de detritos no evaporador e fim de sua vida útil.
Confirmação mesmo só abrindo e fazendo o orçamento, mas aí a Concessionária que não é besta cobra R$ 60,00 caso o serviço orçado não seja efetuado na sua oficina.
Só o evaporador original custa R$ 522,00, fora mão de obra do desmonte do painel, retirada da caixa evaporadora, retirada do evaporador, instalação do novo, recarga do gás, e remontagem. A atendente da concessionária estimou em até R$ 2.000,00. Acho que não chega a tanto, mas fica perto de R$ 1.500,00.
Mas acho que vou poder seguir outro caminho. Hoje à tarde, conversando com um amigo, soube que outro cliente procurou a concessionária pra fazer um serviço de ar condicionado. Quando passou por lá pra conferir o andamento, o carro estava numa oficina especializada do outro lado da rua. Ou seja, o serviço é terceirizado. Amanhã vou direto nessa tal oficina, bem conceituada a propósito, e fazer meu orçamento.


RE: Ar Condicionado: Manutenção e recarga - alexson valois - 03/12/2012 18:15

Olá, boa tarde!!!
Se você mora no Rio de Janeiro, a maioria das concessionárias da Intendente Magalhães (campinho) levam seus carros na Frioline, na própria Intendente, lá eles trabalham bem e são verdadeiros no serviço.
A Fiat mesmo para colocar um ar completo em um uno eles cobram em media 2.500,00 e quando o cliente sai da loja eles levam o carro nessa frioline (ninguém falou, eu vi) e o mesmo carro se for direto lá vai pagar em media 1.800,00.
Já fui lá 3 vezes (uma com meu palio que tinha e 2 vezes com amigos, e gostei muito do serviço).

Abraços


RE: Ar Condicionado: Manutenção e recarga - Uno Conversivel - 03/12/2012 23:18

Deliohc,

Seu carro já saiu da garantia, não compensa mais ficar fazendo esse tipo de serviço lá. GERALMENTE boas oficinas independentes de Ar Condicionado possuem melhor estrutura que CSS para realizar esses serviços.


RE: Ar Condicionado: Manutenção e recarga - deliohc - 05/12/2012 21:10

Levei o carro na oficina para onde a concessionária envia os carros com problemas de ar condicionado, simplesmente em frente à própria concessionária. Chegando lá, olha só, outro Logan com o mesmo problema, levado até lá por um mecânico da concessionária, apenas aguardando o orçamento pra fazer a ordem de serviço.
O serviço compreendeu:
Desmontagem de painel
Retirada e limpeza da caixa de ar condicionado
Troca do evaporador
Instalação do filtro de partículas (meu Logan é 2008, não tem esse item de série)
Higienização geral do sistema
Recarga de gás
Remontagem

Custo R$ 700,00.

Ouvi dizer lá na loja que na concessionária custaria R$ 1.150,00. É bem possível que chegue perto disso, acho que uns R$ 950. Só o evaporador no balcão da concessionária custa R$ 520,00, mão de obra é R$ 160,00. Já na oficina custam respectivamente R$ 500 e R$ 100,00.

Cara, mesmo que a diferença no geral fosse de R$ 50,00, não faria na concessionária por que sei esse custo a mais seria simplesmente pra tirar o carro da garagem da concessionária pra garagem da oficina e trazer de volta, bem longe dos olhos do cliente.

Tá cheirosinho, tá funcionando. Posto as fotos do evaporador podre depois, tinha inclusive uma grande mancha de óleo.