![]() |
|
Acelerador Eletronico ou Drive by Wire - Versão para Impressão +- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-4.html) +--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html) +--- Tópico: Acelerador Eletronico ou Drive by Wire (/thread-503.html) |
Acelerador Eletronico ou Drive by Wire - Marcelo Dias - 27/09/2012 14:16 PessoALL, eu não fazia a menor noção do que era esse tal de Acelerador Eletronico. Fica a informação do que é e como funciona, se mais alguem for curioso em saber cada detalhe do seu Logan... O Drive by Wire, também conhecido como Acelerador Eletrônico, foi projetado inicialmente para ser usado na Formula 1 (que novidade), adotado inicialmente pela McLaren. Este sistema faz uso de um conjunto eletrônico para acelerar o motor eliminado assim o velho e problemático cabo de acelerador. Todo o controle de abertura da borboleta de aceleração é controlado pela Central de injeção eletrônica, fazendo também a estabilização da marcha lenta. Vem acoplado ao pedal do acelerador um Potenciômetro, que envia informações a central quando o pedal é pressionado, a UCE por sua vez colhe este sinal e com dados enviados por outros sensores espalhados pelo motor faz algumas correções e logo após comanda a borboleta para que esta tenha uma abertura exata. A borboleta é controlada por um motor elétrico que consegue atingir a abertura total da mesma, obtendo assim uma perfeita marcha lenta e uma total aceleração. Algumas das vantagens do acelerador eletrônico para o convencional são: Melhor desempenho; Controle total da aceleração; Ótima resposta do motor; Melhor controle da marcha lenta; Aceleração suave; Melhor retomada; Economia de combustível A maior desvantagem sem duvida é o preço da manutenção do sistema que necessita de mão-de-obra qualificada e as peças na sua maioria devem ser substituídas, e estas ainda tem um preço elevado. O Drive by Wire necessita de uma revisão periódica para que o mesmo seja limpo, pois o acumulo de sujeira e óleo faz com que gere alguns problemas principalmente na marcha lenta. RE: Acelerador Eletronico ou Drive by Wire - Admin - 27/09/2012 16:40 O Logan tem isso, tem certeza? RE: Acelerador Eletronico ou Drive by Wire - Mr. Car - 27/09/2012 16:50 (27/09/2012 16:40)horatio Escreveu: O Logan tem isso, tem certeza? Sim, Horátio, é eletrônico. RE: Acelerador Eletronico ou Drive by Wire - Admin - 27/09/2012 16:58 (27/09/2012 16:50)Mr. Car Escreveu: Sim, Horátio, é eletrônico. Eu saí da Meriva com acelerador eletrônico para o Logan e fiquei com a sensação que nãonpossuía ele pelo pedal ser mais pesado. RE: Acelerador Eletronico ou Drive by Wire - Marcelo Dias - 27/09/2012 19:03 Também estranhei, por isso decidi procurar o que era e pra que servia e compartilhar com os amigos. Tenho uma foto da peça que faz essa coisa aqui. Posso mandar, mas primeiro vou ter que procurar no forum como faz edição do post e inclusão da foto, pois entrei ontem e ainda não sei, rs RE: Acelerador Eletronico ou Drive by Wire - Admin - 29/09/2012 01:13 Na parte de baixo da mensagem tem o botão de editar o seu próprio post, mas você pode colocar a imagem em uma resposta, não precisa ser no primeiro tópico. |