Logan Clube do Brasil
Motor 16 V - Forma correta de troca de marchas - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Motor 16 V - Forma correta de troca de marchas (/thread-339.html)

Motor 16 V - Forma correta de troca de marchas - digowill - 05/03/2012 16:27

Boa Tarde a Todos,

Recentemente, comprei um Logan Avantage 1.0 16V. Eu sempre tive carros 1.0, mas 8 V.

Pergunta: Pra ter economia com esse motor, o correto é esticar as marchas e manter o giro do motor alto ou isso não tem nada a ver. Essa informação que me passaram, seria a de ter sempre que manter o giro alto pra ter economia. Não consigo me habituar a isso, pois sempre troquei as marchas dos carros que tive rápidamente, agora, é estranho ter que estrangular o motor pra ter economia. Alguém sabe a maneira correta de andar com esse motor?

Valeu!

Re:Motor 16 V - Forma correta de troca de marchas - Mr. Car - 05/03/2012 23:27

(05/03/2012 16:27)digowill link Escreveu:  Boa Tarde a Todos,

Recentemente, comprei um Logan Avantage 1.0 16V. Eu sempre tive carros 1.0, mas 8 V.

Pergunta: Pra ter economia com esse motor, o correto é esticar as marchas e manter o giro do motor alto ou isso não tem nada a ver. Essa informação que me passaram, seria a de ter sempre que manter o giro alto pra ter economia. Não consigo me habituar a isso, pois sempre troquei as marchas dos carros que tive rápidamente, agora, é estranho ter que estrangular o motor pra ter economia. Alguém sabe a maneira correta de andar com esse motor?

Valeu!

Eu acho que deve estar havendo um engano. Manter o giro alto é para

Re:Motor 16 V - Forma correta de troca de marchas - gsalustiano - 13/03/2012 14:55

tambem concordo com o mr. car, pois os dois carros que ja tive foram 16v e sempre consegui maior economia trocando as marchas com baixa rotacao..

Re:Motor 16 V - Forma correta de troca de marchas - Admin - 14/03/2012 11:49

A economia é sempre com a rotação mais baixa. A confusão nos 16 válvulas é que para esses tipos de motores a faixa de torque ideal é mais alta do que nos de 8 válvulas. E a faixa de torque ideal é onde se deve sempre estar para que a durabilidade do motor seja maior.

Re:Motor 16 V - Forma correta de troca de marchas - jcsf74 - 05/04/2012 16:47

Tenho um Logan 1.0 2009, e estou meio confuso. Qual seria a faixa de rotação seria ideal para economia sem prejudicar o motor. Eu tenho trocado as marchas em torno de 2.500 RPM.

Re:Motor 16 V - Forma correta de troca de marchas - Admin - 06/04/2012 10:50

(05/04/2012 16:47)jcsf74 link Escreveu:  Tenho um Logan 1.0 2009, e estou meio confuso. Qual seria a faixa de rotação seria ideal para economia sem prejudicar o motor. Eu tenho trocado as marchas em torno de 2.500 RPM.

No manual não tem essa informação?

Re:Motor 16 V - Forma correta de troca de marchas - deliohc - 10/04/2012 16:26

O manual do logan é muito fraco, só o básico do básico. peguei o manual do gol g5 e é um livrão.

Re:Motor 16 V - Forma correta de troca de marchas - robson - 12/04/2012 07:44

Tem muitos artigos na net que falam sobre questões assim, faixa de rotação ideal para troca de marchas, como andar com o carro ( pelo aspecto da rotação )...

resumindo o ideal é trocar a marcha na rotação em que o veículo pode desenvolver seu torque máximo, no caso de um Logan 8V seria a 2850 RPM e num de 16V seria a 4350 RPM, você sente uma puxada no carro se trocar de marcha antes, e também, ao contrário de todos os artigos sobre como economizar combustível, não se deve andar em baixa rotação ( tipicamente abaixo de 2000 RPM ) pois diminui a vida útil do motor por fatores como carbonização do motor por má combustão, demora na temperatura do motor atingir seu ponto ideal, lubrificação do próprio motor em função da baixa pressão produzida pela baixa RPM, portanto não devemos nos preocupar com consumos, ah meu carro é economico pra caramba, ah meu carro anda muito na cidade, só pra se satisfazer em discussões bobas, porque a médio prazo ( se o carro for novo ) alguém estará levando o mesmo carro a uma oficina para verificar porque está na goela em baixa rotação com ar-condicionado ligado, porque a embreagem apresenta desgastes prematuros, porque de tempos em tempos tem que ficar colocando uma "pódium" pra limpar o motor .... fora que em baixa rotação, motor frio etc a combustão não está ideal e o motor polui tanto quanto em altas rotações, portanto os "mechânicos" continuam rindo muito dessas discuções sobre consumo... embora sei que é duro num país deste onde a gasolina/álcool são caros pra cacete e falar que o consumo não importa, é dose pra brasileiro...

Re:Motor 16 V - Forma correta de troca de marchas - Guicrocia - 13/04/2012 09:17

Consequência muito comum por andar em baixa rotação: formação de "borra" no cárter.
Não é raro motores com 50, 60 mil Km apresentarem problemas na bomba de óleo por entupimento.