![]() |
|
1 ANO COM UM LOGAN - Versão para Impressão +- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-4.html) +--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html) +--- Tópico: 1 ANO COM UM LOGAN (/thread-302.html) Páginas: 1 2 |
1 ANO COM UM LOGAN - GeRuDe - 17/10/2011 11:25 Iai galera. Bom, vou relatar aqui a experiência do meu 1º ano com o meu Logan. Logan Expression 1.0 16V Azul Crepúsculo (esse aí da foto!) ![]() PRIMEIRAS IMPRESSÕES Feio! Não há como consertar. Convenhamos, o Logan é feio!!! Mas não vou discorrer sobre o design do carro. E antes de você me perguntar: "P***a, se você acha o Logan feio, porque comprou um?", vou logo explicando: Comprei o Logan por ser a melhor opção na relação custo-benefício. Oferece 3 anos de garantia, maior porta-malas da categoria, preço mais barato que a concorrência, já fui cliente Renault, enfim... De olhos fechados, a melhor opção. E na época da compra, "beleza" era o último item da lista! Voltando. Chamou atenção os pequenos detalhes em cinza no interior: detalhe na manopla do câmbio, maçaneta interna... Gostei do revestimento de tecido nas portas, apesar de não ser tão macio... Os bancos são confortáveis, porém estreitos demais (pelo menos pra mim...) e o tecido também não tem um toque agradável. A disposição dos controles são adequados. A regulagem de altura do banco é super-adequada e tem uma amplitude de elevação bastante acentuada, ao contrário da regulagem da direção, cujas opções são quase imperceptíveis. Enfim, por dento, cumpre o prometido pra sua categoria e faixa de preço CONSUMO URBANO Enchi o primeiro tanque com gasolina comum. A média, informada pelo computador de bordo, sempre com ar-condicionado ligado (pois aqui em São Luís-MA, é impossível trafegar sem o AC ligado!!!), 11,5 km/l. Nada mal... Esperei o carro entrar na reserva, rodei mais um pouquinho e abasteci com álcool. Mesma coisa: AC ligado... média de 7,8 km/l. Ou seja, não compensava rodar com álcool... Depois disso, só abasteci com gasolina... O consumo foi caindo um pouco conforme ia "amaciando" o motor e me acostumando com o carro... Hoje, 20.000Km depois o consumo médio está estabilizado em +- 10,7km/l. Rodei 1 tanque sem AC e a média não foi significativamente maior: 11,4km/l. Não vale a pena rodar sem AC... Quando o tempo não está muito quente, até que rodo sem AC, mas só pra aproveitar a brisa... CONSUMO RODOVIÁRIO Primeira viagem longa que fiz com o logan: 400km. Fui com velocidade de cruzeiro: 100-110km/l, rotação elevada (+- 3750~4000rpm) (conforme já havia lido em diversso lugares). Não chega a incomodar... Consumo: 16~17km/l Porém, na volta pra casa, não aguentei viajar a essa velocidadezinha e "sentei o pé". Por ser 16v tem velocidade final boa, no entando não é tão bom de saída, atingindo a 140~160km/h com relativa facilidade. Nessa faixa de velocidade, o motor 1.0 berra mais que cabrito novo, com giro do motor indo dos 5.000rpm pra lá... Nessa faixa de rotação o consumo piora bastante: 11km/l - mesmo consumo urbano!!! PRIMEIROS PROBLEMAS Com um pouco mais de 5.000 km, notei um "nhéc-nhéc" vindo da parte traseira. Levei na concessionária e eles fizeram a lubrificação do sistema de frenagem. Me informaram que devido o clima úmido, as buchas de não-sei-onde se ressecavam mais rapidamente (??? Não entendi... Não deveria ocorrer isso em áreas com umidade baixa? Enfim...). Dois dias depois, o mesmo "nhéc-nhéc" voltou a me assombrar... Não voltei à concessionária, iria esperar até a revisão dos 10.000km REVISÃO 10.000km Na primeira revisão, fizeram o que constava no manual e me cobraram o preço anunciado: R$ 174,00. Fizeram uma inspeção no sistema de frenagem e amortecedores e não havia nada que justificasse o "nhéc-nhéc", mesmo assim, fizeram uma nova lubrificação... CONTINUANDO... Comecei a notar o Logan mais "esperto"... a direção ficou mais leve (calibração alterada de 30 para 32), motor respondendo mais rápido... o carro nem parecia um 1.0, talvez um 1.2 (Hehehe...) NHÉC-NHÉC A p**** do "nhéc-nhéc" continou... Deixei de lado! Na revisão dos 20.000km não aguentei. Disse que o barulho tava incomodando demais, que era perceptível em qulquer piso, qualquer obstáculo... Fizeram uma verificação e disseram que teria que trocar o "corretor de frenagem". A revisão básica saiu por R$ 388,00 e de "serviços opcionais" deu mais R$ 384,00. Claro que não fiz os opcionais, que incluiam líquido de arrefecimento, descarbonização do motor e limpeza dos bicos injetores. Questionei que com 20.000km não precisa descarbonização de motor e limpeza de bico. Argumentei que somente abasteço com gasolina e somente em 1 ou 2 postos... Isso era "empurroterapia..." Não tinham o tal "corretor de frenagem" à pronta-entrega. Previsão era de 15 dias e me ligariam quando chegasse... Passaram-se quase 30 dias e eu que ficava insistindo em ligar pra lá... Hoje (17/10) o carr tá parado pra fazer a substituição. Qual a minha surpresa: Mais 4 logans e 3 sanderos com o mesmíssimo problema: nhéc-nhéc na traseira e vindo de umas lubrificaçõeszinhas enganadoras... Se o carro continuar com o "nhéc-nhéc" vou mandar ver o sistema de molas (tenho quase certeza que é isso...) No mais é isso pessoal... Re:1 ANO COM UM LOGAN - kleo - 17/10/2011 15:14 O meu é 2011/2011, está com 7000 km, estou muito feliz, só tive despesa com gasolina, no mais só alegria, sempre abasteço com gasolina média de 14 km/l. Agora o barulho das molas traseiras, não tem jeito, já até andei pesquisando internet a fora , tem mais gente com isso no carro, me disseram que isso é do pacote, já vai de brinde no carro, rs , até sugeriram, fazer um emcapamento das molas com uma mangueira
Re:1 ANO COM UM LOGAN - Admin - 17/10/2011 15:26 GeRuDe, ótima mensagem, parabéns! Re:1 ANO COM UM LOGAN - Joffre Souza - 18/10/2011 16:30 Pessoal boa tarde, Já estou no meu segundo Logan (comprei o 1º em janeiro de 2008 e o segundo agora), e não tenho do que reclamar. Acho que vcs deveriam partir para um papo com o vendedor que te atendeu no momento da compra, pois aki eles me dão total atenção mesmo após a venda concretizada, ele poderá interceder por vcs no local e com a pessoa certa, para tentar resolver esses problemas do carro. No mais, boa sorte. Ps. Não acho o Logan feio não, muito pelo contrário, acho ele um popular de classe. ;D Re:1 ANO COM UM LOGAN - pinel - 09/11/2011 18:02 Olha sobre o Nhec nhec , ja li que em algums casos e feito um encape das molas ( com uma capa msm ) várias pessoas fizeram isso na garantia. Re:1 ANO COM UM LOGAN - ALEXANDJ - 22/11/2011 23:05 [color=navy][size=12][size=10pt][font=trebuchet ms]Pessoal, boa noite ! O meu tb teve o rangido na parte traseira. Trata-se da válvula de frenagem traseira que , sem lubrificação e por estar acoplada ao eixo traseiro , se move junto com este ( é uma espécie de cilíndro , como o de Re:1 ANO COM UM LOGAN - acioli - 23/11/2011 08:01 Olha, este "nhéc-nhéc" que voce cita eu tambem ouvia. Fui na concessionaria e trocaram a tal válvula compensadora de frenagem e o barulho sumiu...no entanto agora o mesmo barulho está começando a querer incomodar novamente...acredito que terei que voltar na loja...o meu está com + ou - 8000 Km , modelo UP, 2011. Procure ver se este não é seu caso... Grande abraço (17/10/2011 11:25)GeRuDe link Escreveu: Iai galera. Re:1 ANO COM UM LOGAN - GeRuDe - 23/11/2011 08:24 É galera... O problema era mesmo o diaxo do corretor de frenagem... Serviço feito e nunca mais ouvi ESSE barulho... Agora estou escutando um barulho como se a capa do amortecedor tivesse solta... Barulho de plástico mesmo... Hoje a tarde vou ver isso!!! Re:1 ANO COM UM LOGAN - Leonardo Formiga - 30/12/2011 09:56 Sehores, também acabo de completar um ano com meu Logan 1.0 16v modelo 2011. Estou um pouco assustado com o relato dos colegas sobre o barulho nas molas traseiras. Eu nunca ouvi um barulho vindo parecido com esse. Até acho o carro muito silencioso... (Ja estou com 25mil km e ainda nada). Somente um barulho no banco do motorista meio chato que na primeira revisão dos 10 mil eles arrumaram. Pode parecer bobagem, mas eu tenho o costume de fazer "por conta" as revisões do meu carro. Ja tinha esta pratica com carros de outras marcas também zero km. Nunca tive problema. Eu por exemplo troquei o liquido de arrefecimento pelo excelente Paraflu da FIAT (rosinha). Até a temperatura dele ficou mais baixa que a normal (nunca atinge os 06 pontos no painel). Nas trocas de óleo coloco sempre juntamente com os óleos 100% sinteticos para 10000km o B12 da Bardahl (Que deixa o motor uma beleza e dura muito mais). Fiz isso no meu corsa hatch e ja estou com ele a 04 anos fechando 70mil km e todos me perguntam se ele é o 1,4 zero km... O motor não faz um barulho sequer no Corsa 1.0 em questão. Fiz manutenção Solo trocando tudo num diáriozinho de bordo que tenho dele, guardo as notas fiscais com os serviços e quilometragem das manutenções e NUNCA deixo óleo velho e/ou rodado demais nele. Sou bem rigoroso quanto a tudo desde alinhamentos até os lubrificantes, correias e mangueiras. Espero que o motor do Logan seja tão bom em qualidade quanto o VHC da chevrolet. Até aqui não tenho do que me queixar do Logan. Baita motor. Mais alguém da lista pensa como eu e "peita" a manutenção Solo? Eu mantive na concessionária até os 19 mil km, a dos 20 mil fiz sozinho e troquei todos os filtros, anéis do cárter etc... Cobrar R$ 180,00 pila de mão de obra para troca desses itens acho um abuso. Gostaria de trocar idéia com outros que adotam a mesma postura e ver se tem algo melhor para o Logan do que eu estou fazendo "solo". Aguardo suas impressões, pois a minha garantia até agora "soy yo"!. Abraço. Re:1 ANO COM UM LOGAN - alexandred - 11/01/2012 20:19 Barulho na traseira. Também estou sofrendo com o mesmo problema, isso que peguei o carro redentemente em 02/12/2011 e o carro nem fez o primeiro 1.000 Km. Esta semana fui até a consecionária onde adquiri o veículo (Automega Renault - Santa Mônica) e de cara o mecanico matou a charada, segundo ele, é a tal valvula compensadora que esta com problema de lubrificação, o mesmo falou que este é um problema cronico do Logan e o Sandeiro, que usam a mesma valvula do mesmo fornecedor, ele informou que esta peça já vem com problemas desde o fornecedor. Ainda segundo mesmo, o problema é tanto que a Renault, já esta pensando em um recal. Quanto a segurança, ele informou que não é necessário se preocupar, ela atua compensando a carga do freio quando esta com peso na traseira, equilibrando o carro na frenagem, porem não corre o risco de travar, é só a lubrificação dela que não é adquada o que resulta em rangidos a medida que a suspensão trabalha. Aqui o negocio não é tão rapido quando vi em outros relatos, vou ter que aquardar 10 dias para a peça chegar e retornar a consecionária para a substituição da peça! ![]() Espero ter ajudado quem esta com problema similar. No meu caso percebi o barulho logo de início e principalmente em congestionamentos, quando arranco o carro, o peso do veiculo e jogado para a traseira e lá bem o barulho. |