Logan Clube do Brasil
Embreagem "pseudo-automática' e outros - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Embreagem "pseudo-automática' e outros (/thread-1397.html)

Embreagem "pseudo-automática' e outros - alferreira - 19/03/2014 11:00

Bom dia pessoal.

Meu 1.6 10/11 está com algo estranho: quase nem preciso pisar no pedal da embreagem. Não tentei engatar marchas sem pisar, mas é mínimo o que preciso pisar. E se piso mais a fundo, por mais devagar que tiro o pé da embreagem, dá aquele tranco, como se soltasse com tudo.
A quem souber responder: é disco de embreagem? O carro esta com 74.000 km. Ou algum outro ajuste? Não está "patinando" quando troco de marchas, como com disco gasto. QUando piso só um pouquinho (desconfortável) e tiro devagarzinho o pé, a troca é feita suavemente.

Outro: creio que já esteja na hora de trocar velas+cabos e limpeza de bico injetor. Alguém saberia dizer qual é o "pacote de peças e serviços" para isso? Tipo (ah, tem que trocar a sonda Lambda também, ah, tem que limpar o túnel também). E quanto quem já fez isso por ai gastou?

Acho que elevou um pouco o consumo nos últimos meses: quase 10 km/l na cidade com ar. Mas o desempenho caiu bastante, principalmente com o motor frio: os RPMs ficam subindo e descendo um pouco em marcha lenta ou ao acelerar, depois fica normal. Li numa 4 rodas que isso aconteceu com uma Duster por ter uma peça que estava suja, travando seu funcionamento (tipo um jigle de marcha lenta, algo assim).

Obrigado.

Alberto

P.S.: já li em outros tópicos sobre embreagem e funcionamento irregular do motor, mas não sanaram minhas dúvidas.

RE: Embreagem "pseudo-automática' e outros - alanjunio - 19/03/2014 11:20

Sintoma tipico de "embreagem alta" vc solta o pedal só um pouco e ele já começa a andar, nesta km dependendo da condução do motorista sua embreagem já pode estar dando sinal de vim de vida, se prolongar muito o prejuízo pode ser maior visto que se chegar no rebite o disco de embreagem vai acabar com o volante do motor.
Trocou a correia com 60k? esta é a km recomendada pra troca da correia nesta motor, se não trocou pare tudo o que estiver fazendo e troque, pois se ela estourar o preju pode passar fácil dos 2k, aproveite tb e troque velas, cabos de velas, limpeza de bico, limpeza do corpo de borboleta "vulgo TBI" troca da correia de acessórios e seus respectivos tensores, e não se esqueça tb de trocar os tensores da correia dentada tb, troque o óleo por um 5w40 sintético ou 10w40 semissiontético com classificação API-SM ou API-SN ou superior, troque tb os filtros de óleo, de combustível e de ar. cuide sempre da manutenção do seu carro, nunca deixe pra depois o que pode ser feito já, Lembre-se uma manutenção preventiva sempre sai mais barato que uma manutenção corretiva.

RE: Embreagem "pseudo-automática' e outros - alferreira - 19/03/2014 11:40

(19/03/2014 11:20)alanjunio Escreveu:  Sintoma tipico de "embreagem alta" vc solta o pedal só um pouco e ele já começa a andar, nesta km dependendo da condução do motorista sua embreagem já pode estar dando sinal de vim de vida, se prolongar muito o prejuízo pode ser maior visto que se chegar no rebite o disco de embreagem vai acabar com o volante do motor.
Trocou a correia com 60k? esta é a km recomendada pra troca da correia nesta motor, se não trocou pare tudo o que estiver fazendo e troque, pois se ela estourar o preju pode passar fácil dos 2k, aproveite tb e troque velas, cabos de velas, limpeza de bico, limpeza do corpo de borboleta "vulgo TBI" troca da correia de acessórios e seus respectivos tensores, e não se esqueça tb de trocar os tensores da correia dentada tb, troque o óleo por um 5w40 sintético ou 10w40 semissiontético com classificação API-SM ou API-SN ou superior, troque tb os filtros de óleo, de combustível e de ar. cuide sempre da manutenção do seu carro, nunca deixe pra depois o que pode ser feito já, Lembre-se uma manutenção preventiva sempre sai mais barato que uma manutenção corretiva.

Obrigado alanjunio: tinha me esquecido da correia principal. Troca comum em Fiats, senão teria até que retificar motor, se arrebentar...
O chato é que todas essas com os tensionadores saem bem caro...

O fim de vida da embreagem que você mencionou se resume ao disco?

Obrigado.

RE: Embreagem "pseudo-automática' e outros - alanjunio - 19/03/2014 13:59

Embreagem é o conjunto de Chapa de pressão, disco de embreagem e rolamento, normalmente o que gasta é o disco de embreagem por causa do material de atrito, e a medida que ele vai gastando o curso do pedal vai ficando mais alto, sobre os rolamentos serem caros, realmente são mesmo, mas em comparação com uma retifica de cabeçote e troca de válvulas é bem barato, semana passada troquei a correia dentada do meu 1.6 16v automático e saiu a correia saiu por 378 + 160 da MO. e troquei com 40k pq tava mto contaminada de minério, se a sua correia ainda é a original eu levava este carro de guincho para o mecânico trocar, correr risco pra que?

RE: Embreagem "pseudo-automática' e outros - alferreira - 21/03/2014 18:32

(19/03/2014 13:59)alanjunio Escreveu:  se a sua correia ainda é a original eu levava este carro de guincho para o mecânico trocar, correr risco pra que?

Obrigado alanjunio: seu aviso me fez correr ao mecânico, trocar todas as correias e outros ítens e olha que a dentada já tava crítica (não cheguei a ver mas o mecânico é de confiança).
Gastei nessa brincadeira R$ 514 (correias, polias, m.obra 5 horas).

Mais uma vez, obrigado.

A próxima vai ser o kit de embreagem.

RE: Embreagem "pseudo-automática' e outros - alanjunio - 21/03/2014 20:05

(21/03/2014 18:32)alferreira Escreveu:  Obrigado alanjunio: seu aviso me fez correr ao mecânico, trocar todas as correias e outros ítens e olha que a dentada já tava crítica (não cheguei a ver mas o mecânico é de confiança).
Gastei nessa brincadeira R$ 514 (correias, polias, m.obra 5 horas).

Mais uma vez, obrigado.

A próxima vai ser o kit de embreagem.
Eu troquei a minha a pouco tempo paguei 160 na MO e 378 no kit original renault, segue o tópico que postei o estado da correia com 40k

http://www.loganclube.com.br/thread-1303.html