Logan Clube do Brasil
Logan 2014 VS Anteriores - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Geral (/forum-3.html)
+--- Fórum: Bate-papo (/forum-8.html)
+--- Tópico: Logan 2014 VS Anteriores (/thread-1318.html)

Páginas: 1 2

Logan 2014 VS Anteriores - respindola - 25/02/2014 23:32

Eu tive desde o primeiro modelo do Logan, portanto vou esclarecer aqui o que me fez optar por uma versão do Logan antigo e não a nova.

Quando eu tinha um Logan 2009, algumas coisas me incomodavam de forma crítica:
- Alças do porta-malas eram enormes e atrapalhavam
- Não tinha isolamento acústico
- Não tinha rebatimento do banco traseiro
- Não tinha opção de câmbio automático
- Botões do vidro ficavam fora da porta

Quando comprei o modelo novo, Logan 2010, um item se alterou e continuou, mas deixou de ser crítico:
- Botões de vidro agora foram pra porta, mas os traseiros ficam na altura do cotovelo das pessoas

-----------

Sendo assim, no Logan 2010, me incomodavam de forma crítica:
- Alças do porta-malas eram enormes e atrapalhavam
- Não tinha isolamento acústico
- Não tinha rebatimento do banco traseiro
- Não tinha opção de câmbio automático
- Isolamento acústico apesar de falarem que melhorou, continuou ruim.
- Os faróis dianteiros modificaram e o pisca ficou para o lado de dentro, perto da grade central do parachoque, sendo assim o carro deixou de ter sinalização na lateral (o que se resolve comprando fita de led para o retrovisor).

Agora eu tenho o Logan modelo 2011. Além do letreiro diferente atrás, ele apenas ganhou uma dos itens que eu considerava crítico:
- Agora tem câmbio automático

Eu optei por comprar o semi-novo. Vc acha hoje Logan com 20 ~ 30 mil KM rodados, em excelente estado, por metade do preço (ou menos) do modelo novo.

Mas para decidir comprar o modelo anterior e não o atual, foi por ver que muitas coisas críticas continuaram ou não se resolveram de verdade no Logan 2014:
- Alças do porta-malas continuam enormes e atrapalham (ao invés de colocarem um amortecedor aqui, colocaram no capô)
- Disseram que o isolamento acústico melhorou (melhorou e continua ruim! faça um test-drive)
- Rebatimento do banco traseiro É MAQUIAGEM (não modificaram a estrutura do carro pra ser possível o verdadeiro rebatimento dos bancos). A estrutura do banco fica toda lá e vc provavelmente vai continuar sem conseguir carregar algo que precise rebater os bancos.
- Tiraram a opção de câmbio automático (pelo menos por enquanto)
- Voltaram botões de vidro traseiros no console (para o motorista, mas isso dá pra tolerar).
- O pessoal tá reclamando da falta do sensor de temperatura no painel (eu não me importo).
- Dizem que o espaço interno diminuiu (o que vai contra a ideia do Logan).
- Retiraram a cobertura plástica dos trilhos dos bancos dianteiros

Bom, isto foram os críticos. Há outros problemas que críticos ou não, eu sempre resolvi em todos os modelos:
- As palhetas de limpar o parabrisas são horríveis, mas basta trocar por uma aerotwin de 30 reais o par no carrefour. No Logan 2014 agora vem com esse modelo de palheta, mas ainda não sabemos se é bom.
- Piloto automático existe para ser instalado em qualquer versão do Logan. Agora no 2014 vem de fábrica.
- Sensor de estacionamento existe para ser instalado em qualquer versão do Logan. Agora no 2014 vem de fábrica.
- Ar condicionado automático do Logan 2014, não tenho como saber ainda, mas eu acho que é só maquiagem (vamos saber mais pra frente qdo chegar um no desmanche). De toda forma, eu, particularmente, não faço questão. Faço questão apenas que tenha o ar condicionado.
- Se vc pedir com ar condicionado automático, vai vir com o MediaNav, que não lê CD nem DVD, tem software ruim. Mas quebra o galho se vc comprar um software russo que falaram aqui no fórum. O ideal é trocar o aparelho por um player de verdade.
- Agora os botões de vidro têm iluminação de fábrica, até que enfim

Bom, no meu ponto de vista, se vc comprar um modelo 2014, é apenas porque quer um carro mais bonito ou porque quer um carro 0km.!

Se vc compra um semi-novo de 20.000km, paga para uma empresa que faz um bom isolamento acústico, coloca sensor de estacionamento, piloto automático e tudo mais, ainda vai sair bem mais barato que o Logan novo e vai ficar tão equipado quanto (ou até mais, dependendo do quanto gastar) e confortável.

Abs.

RE: Logan 2014 VS Anteriores - Admin - 26/02/2014 07:22

Me permite rebater alguns pontos que você disse e que eu achei crítico.

(25/02/2014 23:32)respindola Escreveu:  - Disseram que o isolamento acústico melhorou (melhorou e continua ruim! faça um test-drive)

Você está enganado, melhorou e muito, pode não estar perfeito mas é bem melhor do que o modelo anterior. Lembro que o seu é o automático que já tem uma melhora e comparação ao modelo manual e isso pode ajudar a diminuir sua percepção.

(25/02/2014 23:32)respindola Escreveu:  - Rebatimento do banco traseiro É MAQUIAGEM (não modificaram a estrutura do carro pra ser possível o verdadeiro rebatimento dos bancos). A estrutura do banco fica toda lá e vc provavelmente vai continuar sem conseguir carregar algo que precise rebater os bancos.

Não é mentira mas ele não está disponível nas versões mais baratas que continuam a ter a barra de ferro da versão anterior. Na versão Dynamique tem tudo liberado, mas não forma um assoalho plano (nenhum sedã que vi com esse recurso de formar assoalho plano, somente em hatch).

(25/02/2014 23:32)respindola Escreveu:  - Dizem que o espaço interno diminuiu (o que vai contra a ideia do Logan).

Pensei que você iria comentar baseado nas sua experiência, mas mesmo assim rebato esse item informando que na verdade o entre-eixos aumentou no Novo Logan (minimamente, mas aumentou) e que o espaço interno permaneceu o mesmo. O parabrisa é que ficou ficou mais inclinado.

(25/02/2014 23:32)respindola Escreveu:  - Retiraram a cobertura plástica dos trilhos dos bancos dianteiros

Isso já não tinha no modelo anterior, aqui mesmo tem um tópico sobre isso.

(25/02/2014 23:32)respindola Escreveu:  - Piloto automático existe para ser instalado em qualquer versão do Logan. Agora no 2014 vem de fábrica.

Até no 1.0 16v?

(25/02/2014 23:32)respindola Escreveu:  - Ar condicionado automático do Logan 2014, não tenho como saber ainda, mas eu acho que é só maquiagem (vamos saber mais pra frente qdo chegar um no desmanche). De toda forma, eu, particularmente, não faço questão. Faço questão apenas que tenha o ar condicionado.

Todo sistema automático é apenas o controle que muda, não existe alterações nos demais componentes do sistema, tanto que existem (ou existiam) controles automáticos genéricos a venda no Mercado Livre

RE: Logan 2014 VS Anteriores - respindola - 26/02/2014 08:56

Vamos lá!

Eu fiz comparação quando pensei em comprar de novo o Logan... Ou seja, comparei os top de linha da versão antiga e da atual! Como nunca tive o novo Logan, tive sim que me basear em informações que outras pessoas prestaram também... Claro que fiz um test-drive.

1. Não sei se o meu é tão melhor o isolamento acústico, porque o 1.0 só tive no Sandero. Se o isolamento acústico do meu, é só um pouco pior que o do Novo Logan, então mantenho minha opinião: melhorou pouco.

2. Vc está me dizendo que na versão top de linha vc rebate o banco e não fica a estrutura de ferro? Isto só acontece no 1.0? Hmmm... O rebatimento eu olhei no carro do showroom q era 1.0 mesmo... O 1.6 q dirigi eu não olhei. Aí ganha um pontinho.

3. O espaço interno, eu particularmente, me senti um pouco menos folgado... Mas não sei se foi só sensação... Mas já vi gente falando que o carro diminuiu a ponto da pessoa não querer mais comprar o Logan (pois o cara é grande). Confesso que pra mim isto não faz muita diferença, pois não sou alto, coloquei como crítico porque bom espaço interno é a proposta do Logan.

4. Retiraram a cobertura plástica dos trilhos (isso não é crítico pra mim)... Mas no meu Logan tem! Antigamente não vinha mesmo, depois colocaram... Nas últimas versões tinha.

5. Piloto automático existe para ser instalado em qualquer versão (1.0, 1.6 8v, 1.6 16v, manual ou automático)... Mas não acredito que seja interessante colocar em um carro 1.0 pois toda hora que vc precisar trocar de marcha, ele vai desativar... e por ficar aumentando a aceleração para manter a velocidade, pode se tornar um bom beberrão. Mas dá pra colocar! O que vem de fábrica com o novo, acho que nos modelos mais simples não tem! Mas certamente vc precisa comprar apenas os botões e ativar o piloto automático pelo leitor que fica no porta-luvas (esqueci o nome)...

6. Não sei se é apenas o controle que deveria mudar... Este "ar automático" tem como obrigação desligar o compressor caso não seja mais necessário, bem como medir a temperatura no interior e externa... Eu digo que acho que é maquiagem, pois acho que apenas mudaram os botões e mantiveram o mesmo ar... Estou esperando chegar um novo Logan no desmanche pra ir lá pegar a frente do "ar automático" e tentar por pra funcionar no meu carro.

Abs.

RE: Logan 2014 VS Anteriores - efasj - 26/02/2014 12:21

(25/02/2014 23:32)respindola Escreveu:  - Ar condicionado automático do Logan 2014, não tenho como saber ainda, mas eu acho que é só maquiagem (vamos saber mais pra frente qdo chegar um no desmanche). De toda forma, eu, particularmente, não faço questão. Faço questão apenas que tenha o ar condicionado.
(26/02/2014 08:56)respindola Escreveu:  6. Não sei se é apenas o controle que deveria mudar... Este "ar automático" tem como obrigação desligar o compressor caso não seja mais necessário, bem como medir a temperatura no interior e externa... Eu digo que acho que é maquiagem, pois acho que apenas mudaram os botões e mantiveram o mesmo ar... Estou esperando chegar um novo Logan no desmanche pra ir lá pegar a frente do "ar automático" e tentar por pra funcionar no meu carro.

Bem, depois dos "achismos" e "queismos" sobre o ar condicionado automático, acredito também que posso expressar minha opinião, pois até agora não possuímos provas técnicas concretas, a não ser a própria declaração da Renault no manual do proprietário e nas propagandas oficiais de que o equipamento é de fato automático.
Em minha humilde opinião, este equipamento é sim automático pois ele se comporta como um. Ao ligarmos a função AUTO e selecionarmos uma temperatura, a ventilação fica no máximo até a temperatura selecionada ser atingida. Quando atingida, a velocidade da ventilação diminui para manter o conforto da temperatura selecionada. Este comportamento não ocorre quando desligamos a função AUTO.
Eu possuo um termômetro digital no meu relógio e nos meus "testes", a diferença entre a temperatura selecionada e a temperatura no relógio variou entre 1°C e 2°C. Testei nas temperaturas 21°, 22°, 23° e 24°C.
Existe sim um termômetro interno na cabine que fica ao lado do microfone, próximo ao retrovisor central. Já a localização do termômetro externo eu desconheço, mas percebe-se que ele não mede a temperatura ambiente externa, e sim a sensação térmica (que leva o fator 'vento' em consideração).
Acredito também que a Renault não iria ser tão ingênua a ponto de fazer uma propaganda enganosa tão discarada como esta, além de se dar o trabalho de "inventar" um equipamento que imite um ar condicionado automático, em vez de utilizar um verdadeiro.
Em último caso, se fosse comprovada a falsidade ideológica e a propaganda enganosa, ela iria sofrer uma enxurrada de processos dos proprietários, não só do Novo Logan, mas também do Novo Sandero, que possuirá a mesma tecnologia.

Obrigado pela atenção.

RE: Logan 2014 VS Anteriores - respindola - 26/02/2014 13:35

Eu te entendo efasj!

Fiz questão de responder os "achos" porque não tenho como provar que não é, bem como ninguém ainda consegue me provar que é.

A força do vento não faz ele ser automático... Assim no máximo o ventilador fica automático. Os ar condicionados automático não só controlam a força do vento, como também controlam a temperatura do que soltam de forma que faça o compressor diminuir muito o trabalho ou até desligar caso não esteja sendo requerido.

Se for o mesmo ar condicionado que temos nos Logans atuais, mas com um controle automático de força de vento e aquela temperatura que já tinha antes, não deixa se controlar a temperatura automaticamente, mas o compressor ao invés de consumir menos, vai só continuar misturando um pouco do quente do motor com o ar frio que vem do compressor. E daí vai ser possível instalar nos Logans antigos também!

Se for como estou dizendo, temos a mesma diferença que vemos entre câmbios automáticos e automatizados.

Abs.

Pessoal, não levem a mal! Não estou dizendo que o Novo Logan é um carro ruim!

Estou dizendo que com o modelo anterior pela metade do preço (e vc ainda acha com km baixa), pode ser bem mais compensador que o modelo novo... Isto agora, que acabou de sair o modelo novo. Quando começar a aparecer Logan 2014 semi-novo, isto talvez mude.

RE: Logan 2014 VS Anteriores - Admin - 26/02/2014 19:06

Vou responder apenas três itens que acho interessante responder (o restante já disse antes).

(26/02/2014 08:56)respindola Escreveu:  2. Vc está me dizendo que na versão top de linha vc rebate o banco e não fica a estrutura de ferro? Isto só acontece no 1.0? Hmmm... O rebatimento eu olhei no carro do showroom q era 1.0 mesmo... O 1.6 q dirigi eu não olhei. Aí ganha um pontinho.

No Authentique tenho certeza que não tem o rebatimento, mas na Expression (independente se é 1.0 ou 1.6) não tenho certeza se tem o rebatimento igual a Dynamique, mas na Dynamique posso afirmar que sim.

(26/02/2014 08:56)respindola Escreveu:  4. Retiraram a cobertura plástica dos trilhos (isso não é crítico pra mim)... Mas no meu Logan tem! Antigamente não vinha mesmo, depois colocaram... Nas últimas versões tinha.

Como já disse antes, volto a frisar para você ler o tópico a respeito do assunto aqui no fórum e verá que tem gente com modelo 2012 e 2013 reclamando que não vem o trilho. A sua versão é o automático que é bem diferente em alguns itens de acabamento.

(26/02/2014 08:56)respindola Escreveu:  6. Não sei se é apenas o controle que deveria mudar... Este "ar automático" tem como obrigação desligar o compressor caso não seja mais necessário, bem como medir a temperatura no interior e externa...

Isso de ficar desligando o compressor todo ar faz, independente se for automático ou manual. Você nunca precisou ligar o ar condicionado em dias frios para desembaçar e não ficou percebendo que o compressor fica desligando?

RE: Logan 2014 VS Anteriores - respindola - 26/02/2014 21:08

Não... meu carro gela demais nos dias frios... daí tenho que ficar desligando o botão Piscada

RE: Logan 2014 VS Anteriores - Admin - 26/02/2014 22:00

(26/02/2014 21:08)respindola Escreveu:  Não... meu carro gela demais nos dias frios... daí tenho que ficar desligando o botão Piscada

Você não consegue regular ele com o ar quente? E deixando a ventilação na velocidade 1?

RE: Logan 2014 VS Anteriores - respindola - 27/02/2014 08:34

Consigo sim! Mas este funcionamento não diminui o quanto o compressor funciona... Na verdade ele mistura com o ar quente que vem do motor!

Já o ar condicionado automático, faz o compressor trabalhar conforme a temperatura desejada Alegre

Abs.

RE: Logan 2014 VS Anteriores - Admin - 27/02/2014 15:05

(27/02/2014 08:34)respindola Escreveu:  Consigo sim! Mas este funcionamento não diminui o quanto o compressor funciona... Na verdade ele mistura com o ar quente que vem do motor!

Já o ar condicionado automático, faz o compressor trabalhar conforme a temperatura desejada Alegre

Abs.

Onde eu disse que o ar quente diminuir o quanto o compressor trabalha?!!!