Logan Clube do Brasil
Freios - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Freios (/thread-1054.html)

Freios - Paulo Nascimento - 04/11/2013 17:37

Boa noite, pessoal...

Estou com meu Logan há 20 dias. No início, era só tocar no pedal do freio e a frenagem acontecia.

Desde sábado último, percebi que apareceu uma "folga" ou "descanso" no pedal. Não é só tocar nele e o carro frear, e sim vencer este descanso para os freios sejam acionados...

Isto é normal ou será que tem algum problema no sistema de freios?

Me disseram que com os freios ABS, não é necessário ficar dando bombadinhas no freio e sim exercer força no pedal continuamente, até parar... é isso mesmo?

Saudações,

Paulo Nascimento
Renault Logan Expression 1.6 2013
Rio de Janeiro - RJ

RE: Freios - kleo - 04/11/2013 18:00

Dê nos mais informações sobre o seu carro, é ABS ?

A minha experiência com o meu que NÃO É ABS, peguei ZERO, é que após alguns dias de uso ocorre um pequeno desgaste das pastilhas e traz essa sensação e "folga",, inclusive você vai perceber que quando as pastilhas estiverem no fim, o primeiro sintoma, e que o pé afunda no pedal, justamente, pela folga do desgaste das pastilhas.

Sobre a forma de frear com ABS é afundar o pé mesmo se dó nem piedade, quem ele faz o serviço de não travar as rodas.

RE: Freios - Paulo Nascimento - 04/11/2013 18:06

Kleo,

O carro é novinho, não tem nem 800 km rodados, é 2013/2013 e tem ABS e AirBag.

Bem, se for desgaste natural da pastilha, não estaria muito cedo, não? Tem 20 dias que o tirei da concessionária...

Sobre a forma de frear, então, vou ter que me acostumar... no meu carro antigo, eu ia pisando aos poucos, para ele parar...

RE: Freios - kleo - 04/11/2013 19:56

Sobre o fato do carro ser novo, realmente, está muito cedo para ter um desgaste, melhor levar na ccs, (já que está na garantia)

Sobre a forma de frear, vai depender da sua necessidade de parar mais rápido ou não, é questão de habituar com funcionamento. Mas o abs, vc pode "maltratar" o pedal sem risco.... tem um amigo meu que tem um ágile, que até sempre brinco com ele, ele freia com tudo ate´mesmo dentro de curvas nas estradas, e o carro fica firme.

RE: Freios - Guga9900 - 08/12/2013 00:19

A forma correta de usar o freio com ABS é pisar de modo continuo, e não pisando aos poucos. em dias de chuva é normal ouvir tipo barulho de ferro, estralos quando pisa, pois o ABS está atuando.

RE: Freios - Marcelo Dias - 26/08/2016 13:25

Vamos la, trofeu Pá de Ouro pra mim novamente, rs

Resolvi ressuscitar este assunto de freios ABS, pois não sei se todo mundo tem o conhecimento.

Até hoje, meus carros sempre foram SEM ABS, até que surge o Logan 16/17 em minha vida COM ABS
Resolvi dar uma estudada, pois já sabia que a diferença seria muito grande.

Então achei este vídeo, onde a Renault, isto mesmo você nao leu errado, a Renault explica a diferença entre o sistema SEM ABS e COM ABS.

Assista o video e deixem suas opiniões de uso nas mais diversas opiniões...

Rnault explica na prática o Sistema SEM ABS e COM ABS

RE: Freios - Eric Mota Trindade - 26/08/2016 22:56

Realmente é um video muito bem explicado Sorrisão. Bem util

RE: Freios - jricardo12 - 21/11/2016 08:38

(26/08/2016 13:25)Marcelo Dias Escreveu:  Vamos la, trofeu Pá de Ouro pra mim novamente, rs

Resolvi ressuscitar este assunto de freios ABS, pois não sei se todo mundo tem o conhecimento.

Até hoje, meus carros sempre foram SEM ABS, até que surge o Logan 16/17 em minha vida COM ABS
Resolvi dar uma estudada, pois já sabia que a diferença seria muito grande.

Então achei este vídeo, onde a Renault, isto mesmo você nao leu errado, a Renault explica a diferença entre o sistema SEM ABS e COM ABS.

Assista o video e deixem suas opiniões de uso nas mais diversas opiniões...

Rnault explica na prática o Sistema SEM ABS e COM ABS

Bom dia pessoal, estou com problemas no meu logan tambem, a cabei de comprar um 2015 1.6 8v e está com 22000Km, e pelo que percebi o barulho das pastilhas com o disco está muito grande, gostaria de saber se o desgaste é natural ou com o sistema ABS é mais comum

RE: Freios - alanjunio - 21/11/2016 09:23

A durabilidade dos discos e pastilhas está ligado diretamente ao modo de condução do motorista e os terrenos dos quais ele trafega, por exemplo alguém que usa o carro a maior parte do tempo em rodovias um conjunto e discos e pastilhas pode chegar aos 100k facilmente, ao contrario o anda e para dos grandes centros faz com que este conjunto se desgaste de forma mais rápida, com esta km é pra ser o conjunto original, o ideal é verificar se o disco está dentro da espessura mínima e se as pastilhas não estão vitrificadas, um conjunto muito bom que utilizo são pastilhas cobreq e discos fremax, estes forma uma dupla incrível e não causam ruídos ou barulhos.

RE: Freios - jricardo12 - 21/11/2016 10:17

Muito Obrigado pelo ajuda alanjunior, vou proceder a substituição das peças