Logan Clube do Brasil
Ao pisar na embreagem o logan acelera sozinho em movimento - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Ao pisar na embreagem o logan acelera sozinho em movimento (/thread-1020.html)

Páginas: 1 2

Ao pisar na embreagem o logan acelera sozinho em movimento - malkcerd - 16/10/2013 19:42

Boa noite,tenho um logan 1.6 8v hi-flex 2011 ,e quando piso na embreagem com o carro em movimento o giro do motor sobe ate 3mil e volta para 2mil como se eu estivesse pisando no acelerador junto com a embreagem isso acontece normalmente entre a 2° e 3° marcha.

RE: Ao pisar na embreagem o logan acelera sozinho em movimento - zelopez - 10/01/2014 22:42

Cara, tenho o mesmo modelo que o seu e tive serios e constantes problemas com aceleração oscilante, principalmente quando desejava sair da lenta ou pisava na embreagem para a saída parado parecendo que o logan cavalgava.

O carro passou 6 meses indo e voltando na concessionaria, paguei limpeza de bico, troca de vela etc, ate que nao suportei mais e falei que só pegaria o carro quando resolvessem e claro, resolveram, mas o carro ficou 1 semana toda la pra resolver.

Diz que resetaram tudo que é modulo relacionado a injeção e leitor de aceleração e foi com ajuste na altura da embreagem (me disseram que a embreagem do logan além do cabo, tb é hidraulica) juntamente com o reset de um modulo de leitura de aceleração da marcha lenta (esqueci a sigla que tem esse leitor, mas sei que não é o modulo de injeção) foi quando tudo ficou resolvido e ja faz mais de 1 ano sem problemas.

Solicite essa análise, discuta essa situação com o mecânico e se souber o nome/sigla desse leitor q mencionei, por fv retorne, pra que eu possa falar pro mecanico (nao mais da concessionaria) caso eu tenha o problema novamente no futuro hehe

RE: Ao pisar na embreagem o logan acelera sozinho em movimento - tsvca - 05/03/2014 22:39

Galera que pavor..
Hoje meu Logan 1.6 8v 2010/11 acelerou sozinho! Pqp (desculpem) que susto!
Se fosse minha mulher que estivesse dirigindo não sei se ela teria percebido a tempo e nem quero pensar no que poderia ocorrer pois me pegou desprevenido..

Bem, antes disso ocorrer, o carro vinha apresentando uma variação na temperatura do motor de exatos 2 pauzinhos.. ele ficava em 2 pauzinhos, dai pulava para 4 e depois voltava para 2 e ficava nessa alternância.. mas, até aí, nada de errado pois eu pego pouquíssimo transito no meu trajeto, resultando em baixas temperaturas.. mas, o indicador do sensor realmente só subia 2 e/ou descia 2.. nunca mais, nunca menos. Pois bem;

Estávamos voltando para casa, em uma avenida sem transito, a uns 80km/h.. daí, ao tocar no freio com o pé direiro e, deixando o carro perder velocidade engrenado até uns 60km/h(em 5a.), a luz vermelha de água acendeu (tinha apenas 2 pauzinhos de temperatura no painel).. na hora estranhei, com susto.. coloquei o pé no acelerador, de leve e o carro não respondeu como deveria (pois ouve um longo retardo na resposta do motor).. ao retirar o pé do acelerador novamente, ainda engrenado, percebí que ele começou a ganhar velocidade! Dei umas bombadas no freio, na hora, pensando se tratar de um daqueles casos dos Sonatas da Hyundai que aceleravam feitos louco e "sozinhos"... mas ainda possuía freios. Deixando em ponto morto (embalado pois não havia acostamento ou lugares para eu "fugir" da avenida), as rotações iam sozinhas até 2000RPM e ficavam lá..
Quando consegui entrar numa rua parei o carro e ele realmente acelerava sozinho.. ao pisar no freio ele até voltava aos 1000rpm, mas era só soltar o freio que o motor voltava a ganhar giro..

O que será isso??? O que devo fazer? Teve recal disso?

Estou sem confiança com o carro agora..

RE: Ao pisar na embreagem o logan acelera sozinho em movimento - Admin - 05/03/2014 23:23

Acendeu a luz de superaquecimento do motor e você continuou andando com o carro?

RE: Ao pisar na embreagem o logan acelera sozinho em movimento - tsvca - 05/03/2014 23:57

(05/03/2014 23:23)horatio Escreveu:  Acendeu a luz de superaquecimento do motor e você continuou andando com o carro?
Sim continuei por mais uns 800 metros por 3 motivos;
Eu estava em uma via de 80km/h que não possui lugares para parar (como se fosse uma Marginal Pinheiros, na altura da raia da USP, onde não tem lugar para parar sem arriscar a vida).. além do que eu já estava dirigindo na casquinha a uns 8km, sem forçar motor nem nada.. nem o AC estava ligado..
E, por fim, o indicador do sensor estava com 2 pauzinhos apenas..

Quando consegui parar o carro, verifiquei q ele estava realmente acelerando sozinho até as 2k RPM, mesmo em ponto morto e daí então desliguei o motor.
Aguardei e liguei apenas a parte elétrica e a luz de aquecimento não estava mais acesa.. liguei novamente, parado.. 1000RPM.. andei mais 1,5km até em casa e tudo normal.. temperatura nos 4 pauzinhos.

Mas que o carro do nada saiu acelerando, isso sim ele fez.
Igual este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=r63RZS2KqrU

RE: Ao pisar na embreagem o logan acelera sozinho em movimento - Admin - 06/03/2014 06:53

O Logan/Sandero tem um sério problema no marcador de temperatura que não é preciso e vive marcando errado, mas o único item do sistema que realmente funciona corretamente é a luz que indica o super aquecimento.

RE: Ao pisar na embreagem o logan acelera sozinho em movimento - tsvca - 08/03/2014 18:22

Percebi como fazer o erro do meu carro, em acelerar sozinho..

Na ocasião que contei acima, eu usei o pé esquerdo no freio, levemente, junto com o direito que estava no acelerador..
Daí repeti isso esses dias e notei praticamente o mesmo comportamento (mas sem a luz d aquecimento).. ao pisar com o pé esquerdo no freio e o direito no acelerador, em movimento e engrenado, o meu carro meio que "se perde" nas informações, rs.. ele corta o motor e depois coloca ele em 2000rpm, como disse acima..

Que será isso né?

Alguém já leu a respeito?

RE: Ao pisar na embreagem o logan acelera sozinho em movimento - respindola - 08/03/2014 22:44

TSVCA, seu carro é manual. VC NÃO DEVE EM HIPÓTESE ALGUMA usar o pé esquerdo no freio.

O seu carro controla a aceleração fazendo ele ficar acelerado o mínimo possível, o suficiente para o motor não morrer. Se vc engatar seu carro e não acelerar, vai ver que ele roda em uma velocidade mínima (que é o mínimo de aceleração naquela marcha, antes que o motor morra). Isto é o funcionamento normal de um carro, ele tenta acelerar para o motor não morrer (claro que vai morrer se precisar de muita aceleração).

Quando vc freiou com o pé esquerdo, certamente seu carro estava engatado em alguma marcha, e o procedimento normal dele vai ser "acelerar" para que o motor não morra (sem contar que seu pé também estava acelerando). Então não foi nada estranho o que aconteceu com o seu carro.

Vc também pode ter se confundido, e ao freiar com o pé esquerdo, ter pisado no acelerador ao mesmo tempo assim como vc pisaria no freio com o pé direito.

Quanto ao fato dele ter superaquecido, pode ter sido coincidência ou vc conseguiu superaquecer usando essa técnica incorreta de freiar com o pé esquerdo. Nunca mais faça isso, por sua própria segurança (e dos demais em sua volta).

Abs.

RE: Ao pisar na embreagem o logan acelera sozinho em movimento - tsvca - 03/05/2014 11:01

Olá Respindola..
Só lí hoje que o tópico foi respondido..

O que acho que está ocorrendo é um erro na central eletrônica do Logan.
Por algum motivo o controlador de passo do motor (que inclui borboletas, injeção, etc) não interpreta de forma correta o uso simultâneo de acelerador e freio (independente de carga em cada um deles) e isso deve gerar um erro que, na Função Transferência do próprio controlador, fez com que o carro elevasse o motor a 2000rpm independente de marcha, bem acima da faixa em que você cita.

Seria algo como colocar a CPU em um modo emergência até a parada (isso ocorre também quando a gasolina é muito batizada e o carro não consegue achar o ponto correto de ignição da mistura, atrasando o ponto ao máximo (15º) e permanecendo assim).

Mas eu nem vou me preocupar com isso pois nunca sairia um recall de uma central eletrônica.
É mais fácil dizer que é proibido acelerar e freiar junto, mesmo que por acaso.

RE: Ao pisar na embreagem o logan acelera sozinho em movimento - Vinicius Barragan - 07/12/2018 14:33

Ja tive problema parecido, era uma mangueira fininha de uns 15cm do motor desconectada, escondidinha na lateral do motor pro lado da bateria.