Logan Clube do Brasil
Substituição do cabo negativo (massa) - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Substituição do cabo negativo (massa) (/thread-845.html)

Páginas: 1 2


RE: Substituição do cabo negativo (massa) - robson - 17/07/2013 05:30

aí é que tá.. a situação de andar pouco com o carro caracteriza regime severo, portanto previsto.
Assim a garantia tem que cobrir algum dano na valvula termostatica, como foi comentado.

E se isto é um problema recorrente em Logans em uso severo ( não sei, apenas comentando ), não por anda-e-para no trânsito pois a válvula atuaria, mas sim por baixa kilometragem diária e consequentemente o motor mal ou não esquentando, a válvula deveria ser um dos itens de verificação especial constante na relação das revisões, não acham ?

A qualidade da válvula termostática do Logan é ruim que isto possa afetar já em baixa kilometragem, como foi o caso do colega Wagner, ou também acontece com frequência nos demais fabricantes em situação semelhante ( 20mil km apenas ) ?


RE: Substituição do cabo negativo (massa) - logan2012 - 17/07/2013 12:18

como proprietario de GM e Fiat, posso dizer que eh absolutamente anormal defeitos em VT com tao baixa km. No caso do meu Brava, a VT deu problema aos 240 MIL kms (original da BEHR) e no meu GM apos 10 anos de uso (Wahler). Oq poderia prejudicar uma VT eh nao utiliza-la, carro parado. Se ligar o carro todo dia mesmo em uso severo sera bom pra ela ! (o motor com 5 minutos de uso ja atinge os cerca de 80 graus que a fazem abrir) Tb acho impossivel a Css testar a VT em revisao por nao ser muito comum esse tipo de defeito. Se nos Logan estiver ocorrendo isso, creio que a galera estaria chiando geral. Deve ser defeito pontual.


RE: Substituição do cabo negativo (massa) - wagner - 17/07/2013 13:06

a qualidade da válvula é ótima o problema é a forma de uso do carro ,tive o mesmo problema com um corsa e um Monza,no logan em movimento ele acusava 2 barras no painel quando parava no farol ou no transito parado o painel acusava as 4 barras quando saia em movimento baixava para 2 duas de novo , o chefe de oficina da concessionaria achava que se fosse defeito na válvula termostática o carro fervia ,na época trocaram cabo ,mexeram no painel , sensor de temperatura ,quando trocaram a válvula acabou o problema o carro andou 40.000 km depois de trocada a válvula sem ter problemas ,hoje esse carro anda no mínimo 40 km por dia,realmente é a forma de uso do carro !


RE: Substituição do cabo negativo (massa) - logan2012 - 17/07/2013 20:12

ou fervia ou fazia isso que vc mencionou: ao andar com o carro baixava pra 2 barras. No Logan aqui de casa, duas barras somente quando saio de casa, rapidinho atinge 4 barras e fica sem alterar, ja peguei estrada a 120 Km/h com frio de 5o.C e ficou sempre com 4 barras... Vc fez certo: trocou antes de danificar o motor, e nao teve mais problemas. Eh dificil dar defeito na VT, mas uma hora da!


RE: Substituição do cabo negativo (massa) - Admin - 28/12/2013 20:04

(15/07/2013 12:45)sandro.collina Escreveu:  OK, vou providênciar e postarei brevemente. Obrigado eu pelo SITE que nos ajuda muito com nosso Logan de cada dia.

Sei que o tópico é antigo, mas você conseguiu tirar a foto para compartilhar conosco? Ou algum outro membro do clube tirou a foto do cabo?


RE: Substituição do cabo negativo (massa) - SilvioCoelho - 11/08/2014 11:24

Matou minha charada, por algumas vezes, geralmente a noite, topava a temperatura, normalmente com o ar-condicionado desligado, topava a temperatura e não desparava a ventoinha, não grava avarias, nem gera nenhum problemas, agora lendo essa postagem matou o problema, vou mandar trocar o massa hoje mesmo!


(12/07/2013 14:45)sandro.collina Escreveu:  Observei que meu Logan 2008 quando deparava-se com simples engarrafamento o ponteiro da temperatura subia ao máximo assustando minha família que por duas vezes com a tal indicação acabei por encostar e verificar se realmente estava fervendo ou não.
Realizaei algumas pesquisas sobre o problema e acabei achando informações sobre o tal cabo negativo da bateria (cabo massa) que não suportava a carga gerando alteração do ponteiro ainda mais quando estava com o farol aceso.
Mãos a obra, fiz a substituição do tal cabo massa por outro cabo de 35mm e por conectores de latão, aqueles que parecem bronze que são ótimos condutores e foi o que fiz, troquei os cabos e conectores!
Ora de testar, fui pra rua e afirmo a vocês que depois da substituição não tive mais problema de alteração no ponteiro da temperatura, ele preenche até o quarto nível como indica o manual do proprietário.
Eu mesmo efetuei a substituição, foi tranquilo.
Agora sim enfrento o trânsito sem esta preocupação do carro estar fervendo. Espero poder ter ajudado!!! Abraço a todos.



RE: Substituição do cabo negativo (massa) - amarchetti - 30/08/2014 23:05

Poucas semanas atrás tive o desprazer de acender a luz de "go home" com o motor não passando de 2500 rpms....
Uma olhada rápida, nada de anormal..mas sempre tive o hábito de aumentar bitola do aterramento dos meus carros e no caso, mantive o original e mantive em paralelo um cabo elétrico de 6mm.

Essa dor de kbça se foi...então no dia seguinte aproveitei e passei mais um cabo de 6mm aterrando na carcaça do câmbio....de quebra ainda percebí o chicote da sonda rompido.....e já aproveitei para um reparo.

Outra coisa q parece piada, mas vimos muito na graduação: marchas lentas q n"ao se acertavam por causa da alcalinidade e condutividade da água do radiador..o sensor de temperatura não atua como um termômetro caseiro..aí o pessoal acha q a especificação de água desmineralizada é bobeira...usa a torneiral mesmo e isso interfere na precisão da leitura


RE: Substituição do cabo negativo (massa) - ialan - 20/02/2015 14:10

Ressuscitando o tópico.

Meu Logan ontem em transito pesado ficou assim com 4 barras e depois oito parecia em equalizador de som não parava subia descia. Procurei informações a respeito e vi aqui os comentários a respeito.

Vi os cabos da bateria são dois um vai pra carcaça ou lata do carro e outro pro alternador, são finos porem externamente estão ótimos. Minha duvida é:

Posso fazer um outro cabo de 25mm que tenho em casa, e fixalo junto com o cabo da lateria onde já e fixado o terra original ou tenho que fazer outro ponto de fixação.

Meu carro esta com 43 mil km.


RE: Substituição do cabo negativo (massa) - Admin - 20/02/2015 14:18

Tem um outro tópico onde eu e outro membro mostramos fotos e o local onde colocamos o novo cabo, inclusive tenho fotos do meu cabo feito, tudo mais detalhado. Dê uma procurada que você vai achar o tópico!


RE: Substituição do cabo negativo (massa) - Admin - 20/02/2015 14:22

O tópico é esse aqui: http://www.loganclube.com.br/thread-1807.html Eu e o usuário japaxande mostramos fotos e fizemos relatos detalhados.