![]() |
|
Temperatura do Motor Alta - Versão para Impressão +- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-4.html) +--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html) +--- Tópico: Temperatura do Motor Alta (/thread-493.html) Páginas: 1 2 |
Temperatura do Motor Alta - murilow - 18/09/2012 07:11 Bom dia Galera, é o seguinte, quando eu pego um transito aqui na minha cidade e nao consigo desenvolver o carro, o medidor de temperatura aumenta e fica la em cima mesmo.... Ja aconteceu de ele morre e nao ligar logo em seguida, tive que esperar um pouco. Alguem sabe oque pode ser ou se ja aconteceu com alguem? Re:Temperatura do Motor Alta - Admin - 18/09/2012 07:54 Não sei se no Logan o sistema é o mesmo de outros carros, onde existe uma válvula termostática que é responsável por fechar/abrir a passagem de água para o radiador. Quando a temperatura da água atinge tal temperatura ela abre e a água do motor é refrigerada. Pode isso ou algo relacionado a isso (se o sistema for eletrônico). Ou, também, uma simples troca da água do sistema de arrefecimento (sempre colocando aditivo). RE: Temperatura do Motor Alta - murilow - 18/09/2012 11:43 Vou checar esses itens mesmo porque o cara aqui falou que podia ser a configuraçao do ventilador que resfria ou algo assim. RE: Temperatura do Motor Alta - robson - 18/09/2012 13:26 desse jeito o ventilador deverá estar ligado direto mesmo um bom tempo após o desligamento do veículo... isto está acontecendo ? Pode ser algum fusível ? Viu o nível do reservatório de água ? E o nível de óleo lubrificante ? Trocou quando ? RE: Temperatura do Motor Alta - murilow - 18/09/2012 14:07 (18/09/2012 13:26)robson Escreveu: desse jeito o ventilador deverá estar ligado direto mesmo um bom tempo após o desligamento do veículo... isto está acontecendo ? Pode ser algum fusível ? Viu o nível do reservatório de água ? E o nível de óleo lubrificante ? Trocou quando ? Aparentemente o nivel do reservatorio esta ok , pois toda a vez que vou abastecer o carro o frentista checa tudo. O nivel do Oleo Esta ok pois foi feita revisao geral nele tem 1 mes. Fusivel eu nao sei , mas sei que o ventilador aciona normalmente , só nao sei se gira corretamente e tambem nao fica ligado apos o desligamento do carro. RE: Temperatura do Motor Alta - Admin - 18/09/2012 17:36 No radiador não tem que ter apenas água, tem que ter aditivo especial, pode ser aí o seu problema pois certamente o frentista só coloca água no reservatório do radiador... aprendam: frentista não é mecãnico e 99,999999999999999% não sabe a diferença entre os tipos de óleo de motor! RE: Temperatura do Motor Alta - japaxande - 18/09/2012 20:54 Outra coisa, não se completa com agua de torneira, pois contém cloro q danifica o sistema, tem q usar agua desmineralizada, ou agua de bateria, se for pouca coisa, caso for trocar tudo ou muito tem que adicionar liquido próprio para o radiador, no caso do logan, GLACELF SUPRA ou outro similar de boa procedencia, cuja composição seja monoetilenoglicol, respeitando a proporção de agua e liquido refrigerante. RE: Temperatura do Motor Alta - Admin - 18/09/2012 21:55 Eu recomendo a compra do líquido já diluído, assim você já o tem pronto para uso e para ir completando conforme for necessário. RE: Temperatura do Motor Alta - murilow - 18/09/2012 22:04 Então porfavor me explique como deve ser feito. Devo Esvaziar o liquido que atualmente esta no veiculo e encher com o certo? COmo faço para esvaziar e onde eu consigo comprar esse liquido pronto(internet). RE: Temperatura do Motor Alta - robson - 19/09/2012 06:29 olha, se seu óleo lubrificante está na especificação então talvez o que o Horatio falou esteja lhe causando o problema ( frentista ) então como está a coloração da água no reservatório ? Há algum lodo visível ? Se sim, e está ocorrendo o superaquecimento constantemente, então pode estar ocorrendo problemas no sistema inteiro de arrefecimento, ou somente na válvula termostática sujeita a travamentos quando a ferrugem começa a contaminar a circulação, ferrugem esta desprendida pelo efeito da água de torneira em excesso e por muito tempo no sistema... Então se isto estiver ocorrendo, acredito ( apesar de vários tutos na internet ensinando a trocar a água e adicionando o aditivo corretamente, eliminando bolhas de ar etc.. ) que você deve levar seu carro a um mecânico de confiança ou Css se estiver na garantia, não sei sua situação, porque pra ter chegado a esta situação é melhor o acompanhamento de um profissional. Assim é feito a revisão do sistema inteiro ( válvula termostática, termostato da ventoinha e a própria, sensor de temperatura do motor, limpeza interna dos dutos do sistema de arrefecimento com água + óleo dispersante e posterior enchimento com água e aditivo corretos ). Vi alguns links na internet mencionando vida útil ou revisão completa do sistema de arrefecimento a cada 30.000 km, e pelo seu caso, dá uma olhada nesse link, e um texto recortado: http://www.plusimport.com.br/site/index.php?mod=mat&id_materia=32 "Estes componentes possuem uma vida útil de 30.000 km. Geralmente os sintomas mais leves que indicam a necessidade de levar os veículo até uma oficina por falta de cuidados com o sistema de arrefecimento são: nível do líquido de arrefecimento baixando constantemente e com cor de ferrugem, temperatura de trabalho inadequada (tanto alta, quanto baixa), consumo excessivo de combustível, rotação do motor alterada e queda de potência. " O manual de manutenção do Logan por exemplo é curioso, em cada revisão 10.000 é controlado o nível de água e na revisão de 80.000 é substituído o líquido inteiro do sistema, sendo que só na minha revisão de 20.000 o mecânico completou o nível ( e com pouca água ainda ) e mencionou que não é preciso complementar com o aditivo durante essas revisões se as perdas estiverem normais até a revisão dos 80.000. Este manual não menciona nada de vida útil dos componentes do sistema de arrefecimento e ainda menciona que se o líquido baixar ( quanto ? ) deve-se completar com 40% de Collant e 60% de água ou 50/50 em regiões bem frias. É meu amigo, são muitas informações... |