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Estabilidade do Logan
06/10/2012, 21:42 (Resposta editada pela última vez em: 06/10/2012 22:00 por tulio_f.)
Resposta: #1
Triste Estabilidade do Logan
Hoje tomei um "susto" com o Logan. "Susto", com aspas, porque foi um susto calculado. Estava em uma via conhecida, vazia, que tem um retão e uma curva aberta. Essa via não possui cruzamentos, então resolvi dar uma acelerada para testar o carro na curva. Ele deslizou lateralmente, nas 4, sem perder a trajetória, a aproximadamente 80km/h, uma manobra que eu faria normalmente em qualquer viagem, e eu achei que ele perdeu demais a estabilidade. O comportamento do carro foi previsível, sem sair de frente ou traseira, mas achei o limite de aderência baixo demais.

Em comparação, com o Mille eu já passei nesse mesmo lugar a 90km/h sem qualquer susto. Tudo bem que o Mille (Way) possuía pneus 175, era mais leve, e possuía suspensão mais dura. Será que o pneu 185 não é pouco para o Logan? Alguém mais teve alguma experiência desse tipo?

Ah, roda 15, pneu Goodyear GPS 3

(PS: Não achei exatamente qual área do fórum caberia esse tópico, era esse ou bate-papo, mas tem a ver mais com mecânica do que assuntos em geral. Se tiver errado, pode mudar!)
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06/10/2012, 23:07
Resposta: #2
RE: Estabilidade do Logan
Para mim, você deu o azar de uma pista escorregadia por algum motivo. Meu Logan tem o mesmo conjunto rodas/pneus e já cansei de fazer curvas abertas acima de 80km/h sem problemas.

Meu carro atual: Renault Logan Privilège 1.6 8v 2008/2009* Meus carros anteriores: Chevrolet Monza GLS 2.0 EFi 1995/1995*Fiat Palio ELX 1.0 16v Fire 2001/2001*Asia Towner SDX 0.8 1997/1997*VW Gol GL 1.8 1991/1991*Alfa-Romeo 2300 1976/1977<br />Flanelinha bom, é flanelinha morto!
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06/10/2012, 23:19
Resposta: #3
RE: Estabilidade do Logan
O meu tem rodas aro 14, então não dá para comparar muito, mas viajando com ele percebi que ele realmente desgarra mais facilmente nas curvas. Como meu carro anterior era uma Meriva, que praticamente tombava nas curvas se levada ao limite (e eu sempre a levei ao limites nas viagens), tenho uma certa sensibilidade para isso e no Logan me senti "menos confortável" que na Meriva.

Outro detalhe que atrapalha no Logan é a direção super leve quando acima de 80 km/h, acho isso MUITO perigoso, e demorei demais a me acostumar, e ainda levo sustos por causa disso. Eu sempre viajo acima de 100 km/h e esse detalhe me faz ficar segurando a não fazer as curvas igual fazia com a Meriva.

ps.: quanto a área acredito que essa possa ser a área correta, vamos ver como o tópico vai se encaminhar e se for preciso mudo de área.

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07/10/2012, 00:10
Resposta: #4
RE: Estabilidade do Logan
(06/10/2012 23:19)horatio Escreveu:  O meu tem rodas aro 14, então não dá para comparar muito, mas viajando com ele percebi que ele realmente desgarra mais facilmente nas curvas. Como meu carro anterior era uma Meriva, que praticamente tombava nas curvas se levada ao limite (e eu sempre a levei ao limites nas viagens), tenho uma certa sensibilidade para isso e no Logan me senti "menos confortável" que na Meriva.

Outro detalhe que atrapalha no Logan é a direção super leve quando acima de 80 km/h, acho isso MUITO perigoso, e demorei demais a me acostumar, e ainda levo sustos por causa disso. Eu sempre viajo acima de 100 km/h e esse detalhe me faz ficar segurando a não fazer as curvas igual fazia com a Meriva.

Então, quanto a tombar nas curvas, o Mille Way também faz, pela suspensão mais alta, mas como ela é dura e os pneus largos, ele agarra bem, sem sustos. O Logan parece que dá uma afundada maior e sai de lado.

Não acho que era a via, pois é caminho meu diário, estava de dia e com visibilidade boa, daria para ver se tivesse uma mancha de óleo ou algo assim. E do jeito que ele saiu, teria que ser uma mancha grande e uniforme o suficiente para ele sair com as 4 juntas, se não ele rodaria.

Quanto à direção, achei ela excessivamente leve em altas velocidades também. Estou acostumado, a da D20 também é, mas é muuuito chato viajar assim, você tem que ficar tomando conta do carro na reta.

Acho que é mais acostumar o estilo de andar. Vamos ver...
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07/10/2012, 07:59
Resposta: #5
RE: Estabilidade do Logan
A direção do Logan tem esse problema de ser muito leve acima de determinada velocidade, porque o sistema usado é MUITO ANTIGO e arcaico, para se ter ideia o Santana usava o mesmo sistema. Se fosse um sistema uma geração acima (não precisava ser moderno) ela seria progressiva e ela iria pesando de acordo com a velocidade.

Acho que essa característica da direção do Logan atrapalha na estabilidade, já que ao menor toque o carro muda a trajetória e em uma curva pode fazer o carro derrapar.

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07/10/2012, 22:09
Resposta: #6
RE: Estabilidade do Logan
Eu estou com um logan 1.0 16v com os pneus originais aro 14. Eu viajei hoje (07/10) e fiz um teste com ele na BR (tanto em reta quanto em curva). Nas retas acima de 135 Km/h ele começava a ficar bem mais leve. Não com relação a direção, ela foi sempre leve. Quando tinha qualquer área aberta com vento ele puxava para o lado. Nas curvas acima de 100 km/h se a curva não for daquele tipo feito o das corridas nascar (curvas onde a pista inclina) ele perdia em muito a estabilidade. Outra coisa que ocorreu é que uma moto bateu no carro (porta do lado do passageiro) e depois dessa batida o carro perdia a estabilidade bem mais facil. Coisa de 100 km/h. Não sei se era por que eu tinha um carro mais preparado para Estrada (Vectra 2.0). Depois de ver isso eu não vou andar com o Logan acima de 110 km/h.
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08/10/2012, 10:27
Resposta: #7
RE: Estabilidade do Logan
Eu subo e desço serra com o 2008 do meu sogro e nunca tive esse tipo de problema não. O pneu é 14 mesmo.
O meu 0 deve chegar essa semana e vem com 15 de fabrica, e advinha qual será o primeiro trajeto? Serra na certa, rs

Abs
Marcelo Dias


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08/10/2012, 12:54
Resposta: #8
RE: Estabilidade do Logan
(08/10/2012 10:27)Marcelo Dias Escreveu:  Eu subo e desço serra com o 2008 do meu sogro e nunca tive esse tipo de problema não. O pneu é 14 mesmo.
O meu 0 deve chegar essa semana e vem com 15 de fabrica, e advinha qual será o primeiro trajeto? Serra na certa, rs

Nós estamos falando de velocidades acima de 100 km/h.

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08/10/2012, 19:46
Resposta: #9
RE: Estabilidade do Logan
No meu cheguei a fazer curvas por volta de 110 KM , com o Goodyea GPS3 , aro 15 , e não deslizou ou algo parecido , na minha opnião o carro tem uma ótima estabilidade , o carro mal balança nas curvas , nem é daquele tipo que ameaça escapar da pista , quanto a direção , não senti tanta diferença para a do meu ultimo carro.

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08/10/2012, 20:14
Resposta: #10
RE: Estabilidade do Logan
(08/10/2012 12:54)horatio Escreveu:  
(08/10/2012 10:27)Marcelo Dias Escreveu:  Eu subo e desço serra com o 2008 do meu sogro e nunca tive esse tipo de problema não. O pneu é 14 mesmo.
O meu 0 deve chegar essa semana e vem com 15 de fabrica, e advinha qual será o primeiro trajeto? Serra na certa, rs

Nós estamos falando de velocidades acima de 100 km/h.

Eu sei. Serra das Araras e Teresopolis, eu subo sempre acima de 110.

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