Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Encosto para cabeça no centro do banco traseiro
29/09/2011, 09:14
Resposta: #1
Encosto para cabeça no centro do banco traseiro
Meu modelo (Expression 2008) não tem o encosto de cabeça central no banco traseiro. Esse item é essencial para a segurança do passageiro que ocupa este posto, uma vez que previne o efeito "chicote", ou seja, em uma colisão frontal ou traseira, há o risco do passageiro ser lançado bruscamente para tras e sofrer desde um leve torcicolo até o rompimento da coluna vertebral na altura da nuca. Infelizmente conheço alguém de veio a falecer justamente por este motivo, sem outra lesão externa.
Em vista disto, gostaria de saber se alguém daqui já fez adaptação de encosto central em versões do Logan que não dispunham desse item de fábrica. Nas versões mais atuais vejo que já foi incorporado o modelo de encosto tipo concha, que se encaixa perfeitamente ao banco quando não está me uso, sem atrapalhar a visibilidade.

2008 1.6 8v
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
01/10/2011, 12:04
Resposta: #2
Re:Encosto para cabeça no centro do banco traseiro
Já vi muitas adaptações neste sentido (não no Logan, mas em diversos outros carros), embora eu creia que a coisa fique mais como efeito estético, uma vez que a estrutura interna do encosto do banco deve permanecer a mesma, apenas fincam o apoio de cabeça nela, e pronto. No seu caso, visando a segurança, acho que é meio difícil, pois demandaria modificações na estrutura interna do encosto. Talvez fosse mais jogo, se faz questão mesmo disto, comprar em algum ferro-velho um encosto do banco traseiro que já tenha os três apoios de fábrica, e colocar no seu carro. Os encaixes são os mesmos para qualquer ano e versão de acabamento do Logan, só tem que ver se haverá compatibilidade na padronagem do tecido.

Meu carro atual: Renault Logan Privilège 1.6 8v 2008/2009* Meus carros anteriores: Chevrolet Monza GLS 2.0 EFi 1995/1995*Fiat Palio ELX 1.0 16v Fire 2001/2001*Asia Towner SDX 0.8 1997/1997*VW Gol GL 1.8 1991/1991*Alfa-Romeo 2300 1976/1977<br />Flanelinha bom, é flanelinha morto!
02/10/2011, 09:12
Resposta: #3
Re:Encosto para cabeça no centro do banco traseiro
Certa vez eu também pensei em adaptar os encostos de cabeça no banco traseiro de uma Quantum. O capoteiro me desaconselhou, inclusive falou que essa adaptação pode trazer é mais perigo a quem está sentado a frente, pois como a estrutura do banco não é preparada, em um acidente os ferros do encosto podem furar o banco e quem estiver sentado nele.

O melhor, no seu caso, é comprar o encosto completo de um Logan novo em um ferro velho, não sei onde você mora, mas aqui no Rio tem alguns desmanches de carro que só trabalham com veículos de seguradoras, assim você garante a origem, tem nota fiscal e o encosto completo.

Administrador e Fundador
Curta o Logan Clube do Brasil no Facebook e no Twitter!

Garagem do meu EX-Logan Expression Up 2011 1.0 16v Preto: http://www.loganclube.com.br/thread-1163.html
Garagem do meu EX-Logan Expression 2010/2011 1.0 16v Prata: http://www.loganclube.com.br/thread-1043.html

Hospedagem de sites é com a Essencial Host!
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes