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Pastilha de freio.
28/09/2009, 14:01 (Resposta editada pela última vez em: 20/10/2009 12:25 por cluiz.)
Resposta: #1
Pastilha de freio.
Tenho um Logan 1.6 8V, 07/08 com 23.000 km. Na última revisão, a concessionária informou que necessitava trocar as pastilhas do freio dianteiro. Devido à km rodada e meu modo de dirigir, como também minha experiência com carros anteriores, não autorizei a troca por considerar cedo demais para uma troca de pastilha e que estavam tentando "empurrar" venda desnecessária de peças.
Entretanto, permaneceu a dúvida.
O freio do carro está normal e não ouço chiados quando freio.
Algum dos senhores já teve que trocar as pastilhas? Se sim, trocou em que km?

Fui ao mecânico semana passada e ele informou que a pastilha dura, no mínimo, mais 15.000 km.
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28/09/2009, 18:10
Resposta: #2
Re: Pastilha de freio.
Esta é uma reclamação muito comum ao Logan, a alegação da concessionária de que precisa trocar as pastilhas. Tem quem, então, exija a troca sem cobrança, devido à baixa quilometragem. Como rodo muito pouco (devo enfrentar a revisão de um ano com o carro tendo por volta de 4000Km), já de cara vou lhes dizer que não quero que troque, nem que eles digam que é necessário, ainda mais por não estar notando nada de errado com elas. Se você não está sentindo nada de errado, é provável que seja "empurroterapia" mesmo. Eu não me preocuparia.

Meu carro atual: Renault Logan Privilège 1.6 8v 2008/2009* Meus carros anteriores: Chevrolet Monza GLS 2.0 EFi 1995/1995*Fiat Palio ELX 1.0 16v Fire 2001/2001*Asia Towner SDX 0.8 1997/1997*VW Gol GL 1.8 1991/1991*Alfa-Romeo 2300 1976/1977<br />Flanelinha bom, é flanelinha morto!
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28/09/2009, 20:48
Resposta: #3
Re: Pastilha de freio.
A durabilidade da pastilha depende de vários fatores e 23 mil km é normal necessitar a troca. No meu carro troquei com 20 mil km e estava praticamente no ferro, por mais 1 mil km eu teria perdido os discos de freio junto.

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28/09/2009, 22:33
Resposta: #4
Re: Pastilha de freio.
Também tem isso que o Horatio falou. No meu caso, rodo 90% em estrada, nada do pára e anda do trânsito urbano, além de uma condução bastante suave.

Meu carro atual: Renault Logan Privilège 1.6 8v 2008/2009* Meus carros anteriores: Chevrolet Monza GLS 2.0 EFi 1995/1995*Fiat Palio ELX 1.0 16v Fire 2001/2001*Asia Towner SDX 0.8 1997/1997*VW Gol GL 1.8 1991/1991*Alfa-Romeo 2300 1976/1977<br />Flanelinha bom, é flanelinha morto!
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29/09/2009, 07:12
Resposta: #5
Re: Pastilha de freio.
Rodando só em estrada pode passar de 50 mil km, ainda mais se souber usar bem o freio motor.

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07/10/2009, 15:14
Resposta: #6
Re: Pastilha de freio.
Fala pessoal, me chamo Fábio, nunca postei nada aqui no Fórum, mas acompanho com frequência os tópicos.

Com relação as pastilhas de freios, na revisão do 20.000 o rapaz me avisou de que precisaria de troca das pastilhas, como eu estava em outro local que não a concessionária eu não autorizei, até por quê nos outros carros que eu tive eu trocava pastilhas com mais de 50.000km.

Já na revisão dos 30.000km eu troquei!!!!! Simplesmente eu estava presente e fiz questão de ir até a oficina olhas as pastilhas e nem acreditei quando eu vi, elas estavam no osso! Mais 500km eu ia ferrar com os discos de freio. E olha que eu uso muito freio a motor.

Pesquisei então o motivo de as pastilhas terem acabado tão cedo e o que achei faz sentido. Ocorre que antigamente todas as pastilhas tinhas em sua composição o amianto que é um composto mais duro e resistente e que já é a algum tempo proibido o seu uso (caixas de água e inclusive pastilhas de freio) por ser altamente cancerígeno.

Dessa forma o amianto foi substituído por outro composto (que não me recordo o nome) este sim nocivo a saúde, porém menos resistente e por isso o motivo de as pastilhas terem acabado antes do costume.

Então é isso, espero que meu comentário seja útil. Abraços.
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07/10/2009, 18:22
Resposta: #7
Re: Pastilha de freio.
Isso que o Fábio falou é verdade mas existe uma forma fácil de saber se precisa ou não trocar as pastilhas de freio: simplesmente levem o carro a qualquer oficina de confiança e peçam para levantarem o carro no elevador e examinem vocês mesmos as pastilhas. Caso ela esteja realmente no osso, troquem fora já que o preço fora da concessionária é mais em conta.
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08/10/2009, 06:14
Resposta: #8
Re: Pastilha de freio.
Fábio nas verdade os novos compostos não são nocivos a saúde, pelo menos a ponto de causar câncer.

E o amianto foi banido no uso nas pastilhas de freio no meio da década de 90! Vejam: no meio da década de 90, ou seja, nunca acreditem nessa historinha que antigamente... pois faz tanto tempo que esse antigamente não existe a mais de 15 anos! Portanto quem teve carro de 96 para cá já não teve mais pastilha de freio com amianto.

A durabilidade da pastilha de freio depende muito do modo de dirigir da pessoa, na minha opinião depois do consumo de combustível a pastilha é o que mais sente a forma de dirigir do motorista. Além disso existem carros que gastam mais pastilha que outros. Quem sempre anda dentro da cidade nos horários de trânsito intenso ou engarrafamentos certamente a pastilha irá durar por volta de 20 mil ou até menos.

Mas uma pastilha durar 10 mil km apenas é sinal de problema.

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16/10/2009, 01:04
Resposta: #9
Re: Pastilha de freio.
Citar:Tenho um Logan 1.6 8V, 07/08 com 23.000 km. Na última revisão, a concessionária informou que necessitava trocar as pastilhas do freio dianteiro. Devido à km rodada e meu modo de dirigir, como também minha experiência com carros anteriores, não autorizei a troca por considerar cedo demais para uma troca de pastilha e que estavam tentando \"empurrar\" venda desnecessária de peças.
Entretanto, permaneceu a dúvida.
O freio do carro está normal e não ouço chiados quando freio.
Algum dos senhores já teve que trocar as pastilhas? Se sim, trocou em que km?


Vou te dar meu relato.... mas não com o logan pq nem cheguei em 5mil ainda... mas meu uno q é meu chodó... cheguei a rodar quase 30mil km com as pastilhas de freio... e eu piso forte, mas não freio td hora, so se preciso, não como as tiazinhas q na subida quando ve uma sombra para o carro. :lol: :lol::lol: Mas eu acabei sozinho ptando a trocar , e para minha susrpresa segundo meu mecanico, falou q aguentava mais tempo ainda.... O negocio é fica de olho não no barulho, mas atenção no momento de frear o carro, se ele faz ruido diferente e se vc sente pedras no pedal do freio, e principalmente ,se demora para o carro parar.

espero ter ajudado

[img]http://img194.imageshack.us/img194/8940/unoxxxtreme.gif[/img]<br />[img]http://img31.imageshack.us/img31/4797/6411xp7.gif[/img]
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22/10/2009, 00:07
Resposta: #10
Re: Pastilha de freio
Conversei com um taxista, dono de um Logan, e ele disse que as pastilhas de freio do Clio são mais baratas e servem no Logan sem problemas. Acho que essa é uma alternativa interessante pra quem faz questão de usar peças originais. Só não sei se a concessionaria Renault "aceita" fazer o serviço de tal forma.
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