Logan Clube do Brasil
Qual o Kit GNV que você instalou em seu Logan? - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Qual o Kit GNV que você instalou em seu Logan? (/thread-892.html)

Páginas: 1 2


Qual o Kit GNV que você instalou em seu Logan? - Admin - 08/08/2013 08:31

Pessoal, meu projeto que me levou a adquirir um carro Hatch (Fiesta Hatch Rocam 1.6 Pulse + Class + Segurança) mudou, já que eu mesmo iria tocar uma construção e o carro hatch seria importante para carregar algumas coisas (leves mas de volume), mas resolvemos contratar uma construtora pois tocar pessoalmente uma obra a 150km de distância é complicado. Como terei que ir pelo menos 1 vez por semana para acompanhar a obra (pressãozinha na empresa), e é uma viagem de uns 350 km (total ida e volta) fiz as contas e vi que um Logan com GNV seria uma boa opção, já que se colocar GNV no Fiesta ficarei sem mala.

Gostaria que os usuários quem possuem GNV no Logan respondessem informando qual o kit de GNV foi instalado (geração e fabricante), quanto pagou e como está sendo o desempenho, consumo e manutenção do mesmo. Também seria interessante citar a loja e cidade/estado. Essas informações também serão úteis para qualquer pessoa que queira instalar GNV pois um único tópico conterá as principais informações de quem busca esse serviço.


RE: Qual o Kit GNV que você instalou em seu Logan? - dayvisonsathler - 11/08/2013 10:57

Eu tenho GNV no Logan há 1 ano.

Tenho kit de 3ª geração (simples), o fabricante? bom, minhas peças são AGS (componentes eletrônicos), o cilindro é requalificado. Ando sem problemas. Super satisfeito!

- Quanto ao consumo, está fazendo 15km/m³;
- Meu cilindro é de 18m³;
- Com ele cheio, pago R$ 30,00 e ando 270km.
- O kit saiu para mim por 1600,00 a vista (na época);

EU ando muito com este carro, quase 3.000km/mês e não tenho nada a reclamar. Manutenção? Só faço a troca das peças regularmente conforme manual e já no filtro de ar, eu tenho o cuidado de troca-lo na metade do tempo que recomenda o manual, pois filtro de ar é a alma do GNV (aprendizado próprio com outros carros GNV).

A loja que instalou meu kit foi a DEL GÁS de Campo Grande (RJ), mas NÃO RECOMENDO, o serviço é péssimo, o pós venda é péssimo, você tem que implorar se der pane, o conhecimento dos técnicos não é bom. FUJA DESTA LOJA!

Quanto a economia, eu SÓ TENHO CARRO A GÁS! Porque é muuuuiiiiiita economia, não ligo para o que as pessoas falam sobre GNV porque a caneta e os números valem mais a pena, GNV é para pessoas inteligentes. Vou te explicar:

Eu gastaria 800,00 por mês para andar os meus 3.000km aqui no rio de janeiro, mas botei GNV e estou gastando 300,00. Os 500,00 que economizo por mês, me dão uma economia de 6000,00 por ano! Hora, com uma economia destas, eu faço até o motor do carro (nunca precisei passar por isto, se for o caso). O máximo que passei com problemas mecânicos (no meu ultimo carro com GNV) foi de trocar a bomba dágua, que não passou por R$ 200,00 peça + mão de obra, e isto não garantiu que foi o GNV que provocou. Pode vir qualquer problema, que dá para pagar rindo. Fora o IPVA aqui no rio que tem desconto, pagava 1000,00, agora pago 400,00. Portanto, só tenho economia.

Pessoal fala que estraga o motor, blablablabla, deixa eles falarem, eu só estou ganhando, já é o segundo carro com GNV que tenho e não tenho o que reclamar. Já economizei tanto que se eu tivesse um problema sério, já tava pago tudo e ainda dava para tirar férias. kkkk

Se GNV fosse ruim, não teria um posto em cada esquina no RJ e os taxistas do Rio em praticamente sua maioria não usariam...

Grande abraço!


RE: Qual o Kit GNV que você instalou em seu Logan? - Admin - 12/08/2013 01:21

Obrigado pela sua experiência, com certeza foi bem completa e vai ajudar bastante gente. Fiquei com uma dúvida: como é esse negócio de cilindro requalificado?


RE: Qual o Kit GNV que você instalou em seu Logan? - dayvisonsathler - 12/08/2013 17:26

Os cilindros GNV possuem vida útil de 20 anos. O novo código regulamenta que a cada 4 ou 5 (não me lembro exatamente) anos o cilindro deve ser submetido a testes de pressão novamente por empresas certificadas pelo imetro. Este teste é feito e se o cilindro passar nos testes, ele ganha um selo do imetro estampado nele na car roxa e um certificado de requalificação dizendo que ele ainda está em condições de ser usado.

No caso das instaladoras GNV, algumas trabalham além do cilindro novo (vindo da fábrica e nunca usado), com cilindros requalificados, ou seja, eles já foram usados aos 4 ou 5 anos e e foram submetidos a requalificação (teste de pressão). Isto torna o cilindro bem mais barato, tendo em vista que já foi usado.

O meu eu comprei de primeira requalificação, ou seja, tem 4 ou 5 anos de uso. Então ainda restam no mínimo 15 anos de vida útil.

Grande abraço!


RE: Qual o Kit GNV que você instalou em seu Logan? - logan2012 - 12/08/2013 20:29

fico imaginando que tipo de desgaste pode ter um cilindro de GNV, pra existir uma Lei que verifique o cilindro (se nao me engano de aco bem reforcado) a cada 4 ou 5 anos, imagino oq deve causar no motor nesse mesmo periodo.

Gostaria de saber qual maximo de kilometros que rodou com um carro no gas antes de vende-lo ou retifica-lo ?


RE: Qual o Kit GNV que você instalou em seu Logan? - dayvisonsathler - 13/08/2013 17:49

(12/08/2013 20:29)logan2012 Escreveu:  fico imaginando que tipo de desgaste pode ter um cilindro de GNV, pra existir uma Lei que verifique o cilindro (se nao me engano de aco bem reforcado) a cada 4 ou 5 anos, imagino oq deve causar no motor nesse mesmo periodo.




Antes de colocar um kit GNV pesquisei muito seu funcionamento, por isto, hoje não tenho dúvidas como essa acima.

A pressão existente no cilindro GNV é diferente da pressão que chega no motor. Isto ao fato de que ele passa por uma peça chamada redutor antes de chegar no motor, o redutor tem a finalidade de reduzir (e muito) a pressão que chega no tubo de saida de gás que vai para o motor, e ainda por cima, quando o kit é de terceira geração igual ao meu, ele é misturado com o ar. Esta mistura de ar + gnv vai direto para o motor. Portanto, se é pressão que você "acha" que vai estragar o motor, fique tranquilo. E se você está preocupado em estragar o motor, não fique, afinal, a economia que citei, se for próxima a sua, dará para pagar vários motores.


(12/08/2013 20:29)logan2012 Escreveu:  Gostaria de saber qual maximo de kilometros que rodou com um carro no gas antes de vende-lo ou retifica-lo ?

O meu carro anterior, rodei 104.000km. Nunca tive problemas com motor por causa de GNV. Fiquei 2 anos com o carro e só troquei porque ele estava antigo e queria pegar um mais novo e maior. Hoje em dia, nem ligo mais para quilometragem, principalmente com custo de ter que refazer motores.

Grande abraço!


RE: Qual o Kit GNV que você instalou em seu Logan? - logan2012 - 13/08/2013 23:32

Legal! Obrigado pelos esclarecimentos ! Eu rodo aqui cerca de 2500 Km/mes, mas o alcool ainda nao ta tao caro quanto no RJ, pelo que pude ver, parece que no Rio esta por volta de 2,50 e aqui eu pago 1,60, fazendo cerca de 12 Km/l de alcool, gasto por mes uma media de 330 reais, e costumo ficar com carro uns 10 anos, ate por volta dos 300 mil km. Segundo seus calculos, no gas eu gastaria algo em torno de 280/mes. Entao seria economia de 50/mes, 600/ano, 6000/10anos. Porem descontando a instalacao de 1600 seriam 4400 pra custear toda manutencao especifica do gas + eventual desgaste prematuro do motor. Se o motor no GNV nao durar ao menos 300 mil kms ja ficaria no prejuizo, pois qquer boa retifica vai cobrar ao menos 3 mil, fora qquer manutencao no carro que por ser GNV, as oficinas cobram o dobro de MO e com certeza em 10 anos gastaria mais de 1400 reais. No meu caso, nao vale a pena colocar GNV. Teria que montar uma formula pra calcular a partir de quantos Kms/mes comecaria valer a pena usar o GNV, considerando todas as variaveis.


RE: Qual o Kit GNV que você instalou em seu Logan? - dayvisonsathler - 14/08/2013 17:11

No seu caso, o GNV realmente não vale a pena.

Eu usei este simulador e recomendo fortemente para quem quer saber se vale a apena.

http://usegnv.com.br/simulador2.aspx

Abraço a todos!


RE: Qual o Kit GNV que você instalou em seu Logan? - logan2012 - 14/08/2013 19:19

Dayvison legal este link, excelente dica ! Merece destaque !

obs.: na verdade, este link deveria conter campos p/ se preencher custo de manutencao ou ser comparacao anual ao inves de mensal, pois no ano se tem uma visao mais correta e se pode acrescentar ao custo da instalacao o custo de manutencao tanto em alcool/gasolina quanto em GNV, dai sim esse link traria uma comparacao mais proximo da realidade. Mas pra ter uma nocao esta bom!


RE: Qual o Kit GNV que você instalou em seu Logan? - Admin - 14/08/2013 22:38

Mas no link http://usegnv.com.br/simulador2.aspx já tem o campo para colocar o custo da instalação, você acrescentar ao custo da instalação o custo para colocar o gás no documento do carro (que na verdade faz parte do custo da instalação). Quanto a manutenção, dependendo do kit a única coisa extra é o filtro de ar do motor, o restante segue o recomendado pela fábrica do carro. Acho que 16 reais a mais por ano não seja problema.

ps.: com álcool a 1,60 eu nunca iria pensar que GNV fosse combustível para carro! Aqui no Rio tem dois postos perto de casa com álcool a 1,99 (um Forza, que usa combustível da Ipiranga, e outro sem bandeira).