Logan Clube do Brasil
Como instalar, trocar ou dar manutenção na barra estabilizadora do Logan - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Tutoriais (/forum-16.html)
+--- Tópico: Como instalar, trocar ou dar manutenção na barra estabilizadora do Logan (/thread-1863.html)

Páginas: 1 2

Como instalar, trocar ou dar manutenção na barra estabilizadora do Logan - jdonadel - 09/08/2014 20:31

E ae povo, no meu Logan 1.0 16v não veio a tal barra estabilizadora, acho que veio nos primeiros 1.0 de 2011 e depois parou, vindo somente nos 1.6, e como eu achava que o carro rolava demais a carroceira resolvi instalar, comprei no ferro velho ela completa, com todas as borrachas e suporte para o agregado, paguei R$ 100,00.

Para quem quiser saber pra que serve, veja o video: http://youtu.be/Uc4qZ84Whn4

Vamos lá.

1. Eu ergui o carro com o macaco e coloquei um toco de madeira de 20cm de altura por 12 de diametro, na frente, pouco atras do lugar onde engata o macaco.

2. Tirei as calotas e as rodas e coloquei embaixo do protetor de carter, segurança em primeiro lugar.

3. Coloquei a barra embaixo do carro, conforme essa imagem que mostra onde ela deve ficar no carro:
[Imagem: ReZvxq4.png]

4. Para facilitar o trabalho, prendi primeiro as bieletas nas bandejas:
[Imagem: LHrTvvN.jpg]
Vejam o pneu embaixo do protetor de carter.

5. Depois preendi os suportes do meio que são presos no agregado, esse é o ponto mais perigoso na minha opinião de mecânico fuçador. O agregado segura toda a suspensão do carro na carroceria, tipo, toda ela. Então soltei com cuidado para ela não cair.
[Imagem: huAzrP5.jpg]
Pela imagem da pra ver que no lado oposto o suporte é apenas encaixado no agregado, tipo metal com metal.
No lado do parafuso do agregado têm um segundo parafuso, muito dificil de colocar a porca, pois o espaço para minha mão de colono é pequeno.
Nessa foto da pra ver como o suporte se encaixa no agregado e o parafuso auxiliar:
[Imagem: jGKa80m.jpg]

6. Depois de tudo no lugar, apertei primeiro os parafusos do agregado, e depois as bieletas, como não tenho torquimetro o ideal é apertar o parafuso do agregado com força mas com cuidado para não estourar o parafuso.

Outra imagem de como fica na ligação com a bandeja:
[Imagem: BwbCc3z.jpg]

E o meu ajudante:
[Imagem: twYLY6e.jpg]

Instalar a barra não altera a geometria, só melhora a estabilidade.
Para trocar as borrachinhas é só fazer o processo ao contrário.

Os parafusos do agregado são 18, as bieletas usam torx T40 em cima e 13 na porca, e o parafuso auxiliar usa porca 10.

RE: Como instalar, trocar ou dar manutenção na barra estabilizadora do Logan - Admin - 09/08/2014 22:24

jdonadel, parabéns pelo tutorial, aliás, movi ele para a área de tutorial que é o lugar certo para este excelente passo-a-passo! O meu é 2011 e não possui barra estabilizadora e agora entendi por que existiam alguns furos nas bandejas que não eram utilizados. No 2010/11 que eu tive se não me engano também não tinha a barra estabilizadora. Ambos são 1.0 16v.

Você conseguiu anotar o código dela? Acho meio difícil achar essa barra que esteja em bom estado e aqui no Rio o pessoal de desmanche mete a mão nesse tipo de peça, muitas vezes chega a custar mais caro que na concessionária. Mas gostei muito da ideia de colocar elas no meu Black Jack, vai ajudar bastante na estabilidade nas curvas (e vou poder andar mais rápido ainda nas mesmas).

RE: Como instalar, trocar ou dar manutenção na barra estabilizadora do Logan - jdonadel - 10/08/2014 09:02

Não peguei o código, mas para logan e sandero só têm no 1.6 é bem especifico.

Onde eu comprei têm mais 1 completa mas com as bucha ressecada, e outra só a barra.

RE: Como instalar, trocar ou dar manutenção na barra estabilizadora do Logan - fcrosa - 10/08/2014 17:37

Parabens pelo tutorial, bem explicativo.

RE: Como instalar, trocar ou dar manutenção na barra estabilizadora do Logan - Admin - 10/08/2014 22:01

Com o código poderíamos tentar ver o preço no Peças Online. Na próxima vez que for mexer na suspensão vou pesquisar isso a fundo para ver se coloco. Você sentiu o quanto de melhora em curvas fechadas em rodovias?

RE: Como instalar, trocar ou dar manutenção na barra estabilizadora do Logan - jdonadel - 11/08/2014 17:28

Em curvas fechadas em alta ou baixa velocidade o carro já não joga mais a traseira como antes.
Parece que ficou mais silencioso lá dianteira.

RE: Como instalar, trocar ou dar manutenção na barra estabilizadora do Logan - Rodrigo Saab - 12/08/2014 22:49

Tava vendo isso agora...o meu também não veio... no mercado livre tem uns vendendo o agregado todo com a barra...mas devem vender só a barra... o ideal é comprar só a barra e as buchas e bieletas novas ai fica zero....

RE: Como instalar, trocar ou dar manutenção na barra estabilizadora do Logan - jdonadel - 13/08/2014 07:33

é... na realidade eu comprei completa, claro que as bieletas não estão 100%, mas ficou legal.

agora o que precisa mesmo e que não vende por ae é a barra e os suporte dela que prende no agregado, o resto têm em autopeças.

RE: Como instalar, trocar ou dar manutenção na barra estabilizadora do Logan - amarchetti - 30/08/2014 22:41

Se vc nâo tinha anti-rolagem e a coloca, além da menor rolagem, qto a a dirigibilidade, teu carro começa a "sair mais" no eixo q vc adicionou a anti-rolagem. Por essa razâo vc sente q a traseira nâo joga tanto qto antes. Outra vantagem é numa saída de farol em curva vc perceber um grip pouco melhor e redução das qtdade de vezes q sai cantando pneu numa situação dessas

RE: Como instalar, trocar ou dar manutenção na barra estabilizadora do Logan - GrégoryS - 27/09/2015 21:01

eu comprei também a minha barra estabilizadora e mandei instalar, paguei 100 reais na barra com o agregado, e comprei as buchas e bieletas separado, tudo deu 75 reais, mandei instalar quando troquei a embreagem do meu carro, ai paguei 290 na embreagem, mais 175 da barra mais o conjunto e 180 de mão de obra.