Logan Clube do Brasil
sensores de estacionamento - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Acessórios e Personalização (/forum-12.html)
+--- Tópico: sensores de estacionamento (/thread-275.html)

Páginas: 1 2 3 4 5

Re:sensores de estacionamento - alvarobraz - 05/05/2012 18:41

Salve povo do Logan sou novo aqui e novo de logan
Comprei o meu a uma semana 0km.

Re:sensores de estacionamento - bsilva - 09/05/2012 14:19

Coloquei as fotos no outro tópico.
Segue link: http://loganclube.com.br/index.php/topic,362.0.html

RE: sensores de estacionamento - tulio_f - 20/09/2012 15:29

(27/12/2011 15:25)Leonardo Formiga Escreveu:  u quero mesmo colocar o sensor de ré (a visibilidade traseira em manobras é praticamente zero). Vocês poderiam me indicar alguma marca que tenha dado certo ou que voces recomendem para o Logan? Eu gostaria de pegar aquele com câmera de Ré no retrovisor, é bom? Enfim, não quero "avacalhar" com a originalidade do carro, mas acho o item obrigatório.

Cara, também sou novato aqui (peguei meu Logan 1.6 completasso tem 15 dias). Senti também uma dificuldade em estacionar ele, por isso optei por colocar o sensor de ré. Como eu sou meio desconfiado pelo serviço realizado por concessionárias/instaladores, pesquisei sobre o assunto. Resolvi instalar eu mesmo um modelo simples (queria somente o bipe, sem display). Achei esse no ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438732155-sensor-estacionamento-re-4-sensores-sem-display-_JM por 32 reais (+ frete)! Sorrisão

Primeiramente, não iria instalar um sensor de 32 reais sem testá-lo (sei lá, vai que é mais Paraguaio do que eu imaginava!). A ligação é simples, só puxar da ré (desmontei o soquete, para não cortar o fio). Testei, funcionou. O bipe é baixo, mas dentro da cabine, no banco de trás, dá pra escutar tranquilo.

Após testá-lo, e ver que funcionava, fui para a instalação. Se tiver o coração forte, para furar o parachoque, é bem tranquilo. Pra quem já furou madeira com serra copo, é até mais fácil. No Logan 2012 não precisa desmontar o parachoque, é só furar no local (tatear atrás para ver se não tem interferência, porque o fio da luz da placa passa lá) e puxar os fios do sensor.

As únicas coisas que eu fiz, que "avacalham a originalidade" foi furar o parachoque, fazer dois furos em tampões de borracha (que devem ser baratos e podem ser substituídos). No mais, a ligação no positivo foi feita desmontando o soquete, o negativo é parafusado, os fios foram puxados por baixo do forro de carpete, a central é presa com fita dupla face e o buzzer também. Depois, se tiver interesse, posto as fotos do "depois" (não bati fotos antes e durante...)

Mas ficou fino demais!!!

RE: sensores de estacionamento - Admin - 20/09/2012 17:09

(20/09/2012 15:29)tulio_f Escreveu:  Depois, se tiver interesse, posto as fotos do "depois" (não bati fotos antes e durante...)

Mas ficou fino demais!!!

Coloca umas fotos para que possamos ver como ficou! Estou tomando coragem até hoje para eu mesmo fazer a instalação de um sensor desses no meu Logan, mas cadê a coragem de furar o pára-choque? O meu grande medo é furar onde atrás seja ferrou ou não haja espaço para encaixar o sensor. Tirando isso o restante é "sopa no mel" para mim.

RE: sensores de estacionamento - tulio_f - 24/09/2012 22:34

(20/09/2012 17:09)horatio Escreveu:  O meu grande medo é furar onde atrás seja ferrou ou não haja espaço para encaixar o sensor. Tirando isso o restante é "sopa no mel" para mim.

Bati as fotos no fds, seguem em anexo. Pelo menos, no Logan modelo novo (2010/11 pra frente) tem bastante espaço para os sensores. Só tem que tomar cuidado com a fiação da luz da placa. Seguem as fotos:

[Imagem: 53362592.jpg]
Resultado final: posição dos sensores no parachoques. Como o meu é preto, não precisou pintar. Tem modelo em cinza também.

[Imagem: 37478445.jpg]
Lado direito do parachoques, embaixo. Dá pra ver o sensor, os fios eu puxei dentro de uma "placa" que o parachoques possui por baixo, essa base que é aparafusada (da pra ver um pedaço no canto direito da foto). É por onde passa o fio da placa. É só olhar que vc entende. Os fios são puxados todos para a esquerda, em cima do escapamento.

[Imagem: 11204034.jpg]
Lado esquerdo do parachoques, em cima do escapamento. Há um caminho na lataria, até o porta malas, com um tampão de borracha.

[Imagem: 26018526.jpg]
Caixa de controle e fios. Deixei todos do tamanho original, só enrolei e coloquei presilhas. O fio da ré (alimentação da controladora) foi preso junto do original, sem descascar ou emendar. Dá pra abrir o soquete, ele abre lateralmente.

[Imagem: 91366648.jpg]
Foto da campainha que dá o bipe (buzzer), instalado no banco de trás. No detalhe, a fiação puxada pela campainha.

Do jeito que eu fiz a instalação não foi cortado nenhum fio, nem furado nada além do parachoques.

Como referência, utilizei esse manual: http://pt.scribd.com/doc/73955583/Tutorial-Instalacao-Sensor-Estacionamento-Logan
e esse (principalmente para a marcação): http://www.slideshare.net/ibertec/como-instalar-seu-sensor-de-estacionamenrto-guia-de-instalao PS: quando fala de 9 a 15 cm (achei também a medida de 15 a 20 em outro) da extremidade do parachoques, deve-se tirar a medida da seguinte forma: coloque uma fita crepe paralela ao pneu e depois meça a distância dessa fita. Isso porque o parachoque é curvo, e não dá pra medir da ponta dele.

Importante: não coloque o sensor muito para fora no parachoques, de forma que ele fique extremamente inclinado para fora. Todos devem estar praticamente paralelos, para não dar falso alarme. Os meus, nessa posição, estão excelentes (depois eu tiro as medidas). É isso aí! Furar é a parte mais fácil, e tem espaço suficiente para trabalhar no parachoque.

Abração e boa sorte!Demais

Ah, não repara a colinha da fita crepe que ficou no parachoque! PS: embora eu tenha utilizado esse manual para referência, eu não desmontei o parachoques, nem coloquei a espuma para enrolar os fios. Se está batendo os fios e fazendo barulho ou não, de dentro do carro não dá pra ouvir.

RE: sensores de estacionamento - Admin - 25/09/2012 00:37

tulio_f, as fotos estão excelentes, depois nos passe as medidas dos furos pois aí praticamente será um tutorial! Uma dúvida que ficou: o fio do buzzer não chega na frente? Eu gostaria de colocá-lo na frente para não incomodar quem vai atrás.

Amanhã vou comprar o meu! Alegre

RE: sensores de estacionamento - tulio_f - 25/09/2012 23:05

(25/09/2012 00:37)horatio Escreveu:  tulio_f, as fotos estão excelentes, depois nos passe as medidas dos furos pois aí praticamente será um tutorial! Uma dúvida que ficou: o fio do buzzer não chega na frente? Eu gostaria de colocá-lo na frente para não incomodar quem vai atrás.
As medidas são: a partir do centro, 58 cm pra cada lado, para marcar os sensores externos. Utilize uma fita métrica de costureira, aquela de pano, para fazer a curva do parachoque.

Os internos, ficam a 34,8cm dos externos (à 23,2cm do centro). Coloquei à 23cm exatos do centro. Quanto à altura no parachoques, coloquei exatamente no meio daquela barrinha acima da placa. Tem só que colocar uma fita crepe de fora à fora no parachoque, e medir a altura em relação ao chão. Isso porque, nas pontas do parachoque, o desenho faz uma curva para cima. Assim, se medir só no desenho do parachoque, sem medir a altura em relação ao solo dos 4, os das pontas pode ficar mais alto.

Nessa medida, pelo menos no meu, não deu qualquer interferência (o ponto que os sensores não enxergam é exatamente onde já dá visão pelo retrovisor).

Quanto ao buzzer, o fio é beeem grande, acho que chega facilmente na frente. Mas ligue a central (antes de instalar) e teste. Eu achei o som bem baixo, acho que não incomoda quem vai lá atrás não... deve é dar um susto Sorrisão ! Dá uma olhada também em modelos com display, já que vai instalar lá na frente. As vezes fica mais interessante (e é uns 7 reais mais caro). Eu coloquei o beep porque dá pra manobrar bem, e fica mais "original".

E lembre-se: meça uma vez... ficou bom? mede de novo. Tá perfeito? mede de novo. Agora sim: confira as medidas... depois disso tudo, e de medir de novo, é só furar!!! Sorrisão Furar, você faz uma vez só, então medir pode fazer 10!
Dica para furar: coloque fita crepe em todo lugar que vai pegar a serra copo, para não lascar a tinta. Depois, no ponto onde vai a guia da serra copo, pressione com uma chave philips para afundar no parachoque o local onde será furado. Fure com a broca guia (eu abri com uma broca de metal, que passou que nem faca na manteiga). Depois, com a serra copo, inicie o furo devagar. Se sua furadeira não tiver como ajustar a velocidade (a minha não tem) aperte para ligar e, quando estiver quase encostando, você solta. Vai apenas marcar no parachoque. Tire a serra copo e limpe. Depois vai dosando devagar e furando, sempre paralelo com o chão. É tranquilo, depois do 1o sua mão nem treme mais!

Abração e boa sorte!

RE: sensores de estacionamento - Admin - 26/09/2012 08:01

tulio_f, obrigado pelas dicas, sem dúvida foram as melhores que já li por aí na internet.

Eu quero comprar o sem visor pois acho aquele visor tosco demais, acho coisa bem brega, e só com o buzzer realmente parece original. Estava pensando em colocar o buzzer bem no meio da tampa traseira, atrás de onde fica o break light.

RE: sensores de estacionamento - Marcelo Dias - 27/09/2012 03:56

Pessoal,
Estava eu navegando pela net e vi que já tem em várias cores. Tentei colocar o site com cores, mas deu como SPAM, rs.
Mas alguem tem ideia de marca confiavel pra me indicar e se perde a garantia ou não?!
Penso em colocar no meu logan branco.

RE: sensores de estacionamento - Admin - 27/09/2012 08:29

Marcelo, garantia só perde se houver cortes na fiação elétrica ou danos nos demais equipamentos. Como não é preciso cortar fio para instalar o sensor, a única coisa que vai perder garantia são os pára-choques, afinal vai ter que ser feito 4 furos nele... Piscada